Ataque dos Cães vs. No Ritmo do Coração: Entenda a disputa que deve decidir o Oscar

Ataque dos Cães vs. No Ritmo do Coração: Entenda a disputa que deve decidir o Oscar

Netflix vs. Apple. Jane Campion vs. Siân Heder. Quem leva Melhor Filme?

Guilherme Jacobs
22 de março de 2022 - 6 min leitura
Notícias

Há um mês, o Oscar parecia decidido. Ataque dos Cães, havia acabado de dominar as indicações da Academia e parecia ser o inevitável favorito ao prêmio de Melhor Filme. A Netflix - graças ao trabalho de Jane Campion, Benedict Cumberbatch, Kodi Smit-McPhee e cia - finalmente ia alcançar a terra prometida. Agora, após resultados surpreendentes nas premiações de sindicatos de Hollywood, outra gigante de tecnologia pode roubar a estatueta de Ted Sarandos: a Apple, que em janeiro de 2021 quebrou o recorde do festival de Sundance ao pagar US$ 25 milhões por um pequeno filme chamado No Ritmo do Coração, dirigido por Siân Heder e estrelado por Emilia Jones e Troy Kotsur.


A simples história de uma garota apaixonada por música numa família surda nesta adaptação norte-americana do francês La Famille Bélier agora está posicionado como segundo favorito ao prêmio de Melhor Filme. Qualquer certeza em relação à vitória do faroeste de Campion foi pela janela. A pergunta é: como chegamos aqui? E, mais importante, quem vencerá o Oscar?


De onde veio No Ritmo do Coração?


Sucesso no Festival de Sundance, de onde já vieram outros indicados como Minari e Whiplash, No Ritmo do Coração entrou na temporada de premiações combinando tanto o status de “queridinho indie” por conta de suas origens humildes quanto equipado com o poderio da Apple na sua busca - ainda não muito grande - pelo Oscar. No Brasil, ele foi lançado pela Diamond Films e agora está exclusivamente no Prime Video, mas nos EUA sua casa é o Apple TV+. Como acontece com diversos lançamentos atuais, sua chegada ao serviço de streaming da Maçã trouxe uma atenção renovada. Combine isso com a boa recepção crítica e o boca-a-boca favorável, e do nada ele estava concorrendo a prêmios. Uma história bonita, de um filme pequeno, marcando presença. Nada mais.


Tudo mudou no fim de fevereiro quando o SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores, elegeu No Ritmo do Coração em sua principal categoria (Melhor Elenco). Esse, às vezes, é o sinal de uma surpresa. Foi aí que o movimento pró-Parasita começou em 2020, por exemplo. A justificativa era que Ataque dos Cães - que depois viu seus quatro atores principais indicados ao Oscar - não havia sido indicado. Talvez esse tenha sido o primeiro sinal.


Ou, talvez, isso tenha sido só uma aberração. Essa teoria teria crédito se No Ritmo do Coração, depois, não tivesse vencido no WGA (Sindicato dos Roteiristas) e, mais importante, o PGA (Sindicato dos Produtores), um dos principais indicadores do vencedor de Melhor Filme (dos últimos 15 vencedores do PGA, 11 levaram o Oscar).


Quem é o favorito agora?


Como isso aconteceu? Como ninguém previu isso? Há algumas possibilidades. Entre jornalistas que cobrem premiações, circula a ideia de que, por ser um filme pequeno, No Ritmo do Coração não tinha sido assistido por muitos votantes dos sindicatos (ou da Academia) até começar a ser indicado. Quando ele começou a ser visto, os votos vieram. Outra possibilidade é o sentimento anti-Netflix, presente especialmente em membros que ainda vêem o streaming como ameaça aos cinemas, o que criou uma certa' antipatia em direção às suas produções. Muito se fala sobre a dificuldade de garantir atores para filmes e séries atualmente. A maioria acaba sendo praticamente reservada pela Netflix, que paga bem e tem um calendário lotado.


Ataque dos Cães não está fora da corrida. Quem acompanha o cenário ainda aponta para o filme da Netflix como favorito. a Academia se tornou mais internacional nos últimos anos (¼ dos membros é de fora dos EUA), o que pode favorecer a neozelandesa Campion (há, também, um sentimento de "enfim chegou a hora dela" em relação à diretora). Além disso, nenhum filme venceu mais prêmios que este na temporada, e ele tem coletado vitórias importantes - BAFTA (“Oscar britânico”), Critics Choice Awards e DGA (Sindicato dos Diretores), por exemplo. Este último previu o vencedor do Oscar em 10 dos últimos 15 anos. O jogo dos números, porém, está mais a favor de No Ritmo do Coração. Como aponta a Variety, desde que o SAG começou, apenas 10 filmes ganharam tanto o prêmio dos atores quanto o dos produtores no PGA. Destes, só dois (Pequena Miss Sunshine e Apollo 13) perderam o Oscar.


Ataque dos Cães foi franco-favorito durante meses, mas as últimas semanas apontam No Ritmo do Coração como aposta mais segura. Quem vencerá? Só descobriremos domingo, 27 de março.

oscar
artigo
no-ritmo-do-coração
ataque-dos-cães

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Megalopolis: Por que Hollywood tem medo de lançar o filme mais importante do ano?

Projeto dos sonhos do diretor Francis Ford Coppola enfrenta resistência em Hollywood

Guilherme Jacobs
24 de abril de 2024 - 8 min leitura
titleMarvel

X-Men 97 faz revelação importante no episódio 6; entenda

Após devastação do quinto capítulo, série traz mais surpresas para os fãs

Guilherme Jacobs
17 de abril de 2024 - 6 min leitura
titleFilmes e Cinema

Guerra Civil Explicado: Por que os EUA estão em guerra no filme?

Entenda o que causou a nova guerra civil americana no filme da A24 com Wagner Moura

Alexandre Almeida
15 de abril de 2024 - 9 min leitura
titlePrime Video

Fallout Explicado: Como o final da 1ª temporada conecta a série com os jogos

Entenda por que a 2ª temporada da série deve ter ligação com um dos games da franquia

Guilherme Jacobs
15 de abril de 2024 - 6 min leitura