X-Men 97 faz revelação importante no episódio 6; entenda

X-Men 97 faz revelação importante no episódio 6; entenda

Após devastação do quinto capítulo, série traz mais surpresas para os fãs

Guilherme Jacobs
17 de abril de 2024 - 6 min leitura
Notícias

O texto abaixo contém spoilers dos seis episódios de X-Men 97 até aqui.

A devastação de Genosha e a subsequente morte de Gambit transformaram o quinto episódio de X-Men 97, "Lembre-se Disso", no mais marcante da primeira temporada. A tragédia dupla, que ainda deixou Noturno em estado grave e também colocou a vida de Magneto em risco, serviu para a animação acabar de vez com qualquer clima de inocência: os X-Men estão no mundo adulto: imperdoável e imprevisível. Eles não são mais alunos. E como a série escolheu continuar a história? Trazendo de volta o Professor.

Como falamos em nosso guia antes da série estrear, X-Men: A Série Animada não termina com Charles Xavier morto. Sim, o Professor X estava à beira da morte quando foi levado pela Imperatriz Lilandra, do poderoso império Shi'ar, para o espaço em busca de salvação. Quando 97 começa, é dito que o líder dos X-Men faleceu, mas nós nunca vemos isso acontecendo. E adivinhem?

A abertura da semana, que inclui vislumbres do romance de Xavier e Lilandra, é uma pista do que é confirmado logo nos primeiros minutos do episódio: "Morte em Vida - Parte 2". O Professor X está vivo, morando no espaço com Lilandra, e os dois pretendem se casar. A decisão não é bem-recebida por outros membros do Império, como a irmã de Lilandra, Rapina, que inicia o capítulo derrubando Ronan, o Acusador, numa batalha espacial.chrome-2024-04-17-09-34-16

O confronto faz parte da guerra entre os Shi'ar e os Kree, e apesar do Império estar próximo da vitória, o timing do casamento não é bem recebido, especialmente entre membros mais puristas do conselho de Lilandra, que consideram terráqueos como inferiores, e mutantes ainda piores. Charles Xavier pode estar em outra galáxia, mas ele ainda não escapou da luta contra a discriminação.

"Morte em Vida - Parte 2" divide seu tempo entre o espaço e a Terra, onde acompanhamos Tempestade finalmente recuperando seus poderes, derrotando O Adversário e salvando a vida de seu amado Forge. Essa metade do episódio conta com visuais incríveis, e uma sequência apoteótica de redescoberta quando Ororo retoma o controle dos elementos e voa num misto de heroísmo e puro deleite. Em termos de narrativa, porém, o material com Charles é o mais interessante da semana, especialmente quando Rapina e os outros Shi'ar impõem um teste para o mutante: se ele quer casar com Lilandra, terá que renunciar todas as suas memórias sobre a Terra — e os X-Men.

Que Xavier está vivo não chega, de forma alguma, a ser uma surpresa. Até mesmo a regra de "se você não viu o corpo, o personagem não morreu" fica aquém da realidade de adaptações de quadrinhos, onde heróis morrem e voltam à vida mais rápido do que você pode dizer bamf!O que faz de seu ressurgimento tão interessante é como ele se redescobre na função de educador. Xavier passa todo o capítulo guardando seus poderes, e só usa as habilidades psíquicas quando Rapina declara seu fracasso (ele não consegue renunciar as memórias dos X-Men) e usa isso como desculpa para iniciar um golpe de estado.

Num momento de cair o queixo, Xavier coloca todos na sala do trono Shi'ar — incluindo Lilandra, Rapina e Gladiador, um dos "Superman da Marvel" — no plano astral e começa a lecionar sobre poder, manipulação e controle. É mais um exemplo de como X-Men 97 entende a essência de seus personagens; Xavier resolve seus conflitos ensinando, não impondo, a solução.

Infelizmente para o Professor, a aula é interrompida pelas visões do ataque a Genosha e da morte de Gambit. Parece que usar seus poderes de forma tão abrangente o transformou num satélite, captando os principais pensamentos de seus antigos alunos. Ele acorda desesperado, e imediatamente decide abandonar Lilandra e os Shi'ar, mesmo que isso abale de vez a relação do império com a Terra, para ajudar os X-Men na luta contra o Sr. Sinistro, revelado na última cena do episódio como o arquiteto por trás do ataque a Genosha.

Em suma, então, os X-Men recebem de volta dois poderosos aliados em "Morte em Vida:" Xavier e Tempestade. Será interessante ver como a série aborda o retorno do Professor, já que a premissa de X-Men 97 é que os heróis agora não contam mais com sua figura paterna, e precisam encontrar as respostas sozinhos. Especialmente depois de um episódio que comunica esses temas de forma tão intensa e sangrenta como "Lembre-se Disso," o retorno de um guia pode ser visto como um passo para trás.

Ainda assim, "Morte em Vida" também mostrou que Xavier não é perfeito. Talvez ele tenha tanto para aprender com os X-Men quanto para ensiná-los.

x-men
x-men-97
marvel
disney-plus
artigo
chippu-originals
guilherme-jacobs

Você pode gostar

titleCríticas

Miyazaki: Spirit of Nature não passa do superficial ao analisar a filmografia de uma lenda

Documentário de Leo Favier desperdiça potencial de observar a relação de Hayao Miyazaki com a natureza

Guilherme Jacobs
4 de outubro de 2024 - 6 min leitura
titleNetflix

O Poço 2 Explicado: Referências, história e cena pós-créditos

Primeiro filme foi sucesso na Netflix durante a época da pandemia

Alexandre Almeida
4 de outubro de 2024 - 12 min leitura
titleFilmes e Cinema

O Quarto ao Lado usa talento de Julianne Moore para contar uma história sobre amizade e perda, mas sem novidades

Pedro Almodóvar passeia por terrenos conhecidos e parece só ter olhos para sua dupla principal

Alexandre Almeida
3 de outubro de 2024 - 6 min leitura
titleDC Studios

Coringa 2 Final Explicado: Arthur Fleck não é mais o Coringa?

Entenda o significado da cena final do filme com Joaquin Phoenix e Lady Gaga

Guilherme Jacobs
3 de outubro de 2024 - 4 min leitura