What If: Episódio 7 - Crítica do Chippu

What If: Episódio 7 - Crítica do Chippu

A série (e Thor) só quer se divertir

Guilherme Jacobs
22 de setembro de 2021 - 5 min leitura
Notícias

Este texto contém spoilers de "E Se... o Thor fosse filho único?", sétimo episódio de What If...?


Se What If...? permite episódios de suspense ou terror, por que não também comédia? O penúltimo capítulo desta primeira temporada, batizado de "E Se... o Thor fosse filho único?" mostra uma versão do Thor (Chris Hemsworth) criada sem seu irmão adotivo Loki (Tom Hiddleston) ao lado. Descobrimos, então, como o deus da trapaça era a fonte de grande parte da diversão (e limites) do deus do trovão, e como em sua ausência, o dono do Mjolnir precisou encontrar outras formas de se divertir. Que tal festas intergalácticas?


A mais nova delas é na Terra, e todos estão convidados. Yondu (Michael Rooker), Nebulosa (Karen Gillen), Grandmaster (Jeff Goldblum) e Korg (Taika Waititi) são algumas das figuras espaciais cujo destino se torna Las Vegas ao serem convidadas para perder o controle e curtir a vida. Entretanto, quando as pessoas perdendo este controle são superpoderosas, num planeta de humanos normais, a situação fica perigosa. Alertada pelas Dras. Jane Foster (Natalie Portman) e Darcy Lewis (Kat Dennnings), Maria Hill (Cobie Smulders) traz a SHIELD para a cidade do pecado numa tentativa de conter a situação, eventualmente pedindo ajuda à Capitã Marvel (Alexandra Daniels).


Em termos de enredo, é basicamente isso. Mais coisas acontecem e revelações sobre este mundo diferente são feitas - Loki é mesmo um gigante de gelo e é grande amigo de Thor - mas boa parte do episódio consiste de uma série de piadas criativas e engraçadas com a situação absurda na qual esses personagens se encontram. Talvez a melhor seja quando Howard, o Pato (Seth Green) começa a dar em cima de Darcy, resultando numa cena cômica. A personagem de Dennings, sempre um ponto alto de produções do MCU como Thor: O Mundo Sombrio e WandaVision, aliás, se torna um par inesperado e perfeito para comédia quando está ao lado de Carol Danvers.


Falando na Capitã Marvel, é no mínimo curioso ver este episódio de What If a posicionando como a chata do rolê, ou a mela festa, como Thor coloca numa piada. Não é incomum ver fãs criticando a abordagem da personagem no MCU como cansativa e enfadonha, sempre séria e com uma atitude de superioridade desmerecida aos olhos de quem assistiu os filmes (mas não fale isso para Léo Botelho, coapresentador do nosso podcast). Quando a SHIELD traz a heroína para a Terra literalmente para estragar a farra, os roteiristas da série parecem estar fazendo um comentário metalinguístico sobre a natureza dela.


Seu arco de desenvolvimento, inclusive, é concluído quando a heroína relaxa e decide quebrar as regras depois do fim da festa, preferindo ganhar um aliado a continuar sendo rigorosa. Paralelamente, ela (com socos) e Jane Foster (com planos) conseguem abrir os olhos do Thor para sua responsabilidade e capacidade para liderar, além de deixar claro o poder do deus do trovão. São arcos de personagem básicos e, honestamente, não há muito para conversar aqui. What If, assim como a festa central desta narrativa, foi simplesmente divertido.


O formato de antologia, animação e universos alternativos permite coisas assim. Em uma série live-action, capítulos inteiramente dedicados à comédia, piadas e diversão poderiam ser criticados por fãs cuja atitude é semelhante à da Capitã Marvel, mas aqui, em meio a centenas de conceitos e ideias diferentes apresentados ao longo de uma temporada em grande parte sombria, com vários episódios centrados na morte de Vingadores, o momento de parar e curtir foi bem-vindo e merecido.


Agora, What If caminha para seus últimos dois episódios e o final deste capítulo parece apontar para quem será o último adversário dos Guardiões do Multiverso; uma versão do Visão com armadura do Ultron, um exército de robôs e as Joias do Infinito. Ele já apareceu em pôsteres e cartazes. Se eu tivesse que chutar, diria que próxima semana veremos sua história, e depois, para concluir a temporada, seu confronto contra Capitã Carter, T'Challa, Doutores Estranhos e mais.

guilherme-jacobs
marvel
marvel-studios
disney
disney+
disney-plus

Você pode gostar

titleCríticas

Godzilla e Kong: O Novo Império abraça a loucura psicodélica e, infelizmente, os humanos

Novo filme dos monstros parece ansioso para deixar os humanos de lado, mas seu roteiro insiste em atrapalhar.

Guilherme Jacobs
28 de março de 2024 - 7 min leitura
titleDisney

Fusão Disney+ e Star+ ganha data; saiba como serão os planos

Apps serão combinados em junho deste ano

Guilherme Jacobs
28 de março de 2024 - 3 min leitura
titleMarvel

Thunderbolts: Florence Pugh revela novo visual de Yelena em vídeo do set

Filmagens do novo filme da Marvel já estão em andamento

Guilherme Jacobs
28 de março de 2024 - 2 min leitura
titleDisney

Star+ será integrado ao Disney+ em junho na América Latina, confirma Disney

O serviço deixará de existir no Brasil

Bruna Nobrega
27 de março de 2024 - 3 min leitura