Top Gun 2 é alvo de processo que pode alterar direitos sobre o filme; entenda

Top Gun 2 é alvo de processo que pode alterar direitos sobre o filme; entenda

Atraso do filme a pandemia gera disputa legal entre Paramount e filhos do jornalista que escreveu material-base do primeiro longa

Bruno Silva
6 de junho de 2022 - 2 min leitura
Notícias

Depois de um enorme sucesso na bilheteria, Top Gun 2 é alvo de uma nova polêmica envolvendo a Justiça, em um processo registrado nesta segunda-feira (6) que pode fazer os direitos sobre a franquia trocarem de mãos (via Puck).

A ação é movida por Shosh e Yuval Yonay, filhos do jornalista e escritor Ehud Yonay (1940-2012), autor da reportagem "Top Guns", da revista California, que deu origem ao longa estrelado por Tom Cruise, em 1986.

A reportagem foi licenciada pela Paramount poucas semanas depois de sua publicação original, e adaptada como o roteiro do primeiro filme. No entanto, a família Yonay alega que os direitos de adaptação expiraram após 35 anos, em 24 de janeiro de 2020.

A questão maior da ação legal é justamente o timing, já que Top Gun: Maverick teve sua produção concluída em 2019 e tinha previsão de estreia para 2020, mas acabou adiado para 2022 por conta da pandemia de COVID-19.

Top: Gun: Maverick traz Cruise de volta ao seu icônico papel de Pete "Maverick" Mitchell, piloto de caças, e conta ainda com Val Kilmer, Glen Powell, Jennifer Connelly, Jon Hamm, Miles Teller, Ed Harris e Lewis Pullman. O roteiro teve a colaboração de Christopher McQuarrie, diretor dos últimos Missão Impossível, e a direção é de Joseph Kosinski (Oblivion).


"Depois de mais de trinta anos de serviço como um dos principais aviadores da Marinha, Pete 'Maverick' Mitchell (Cruise) está onde pertence: é um corajoso piloto de testes e continua evitando o seu avanço na patente, que o colocaria fora das aeronaves. Quando ele precisa treinar um destacamento de graduados Top Gun para uma missão especializada da qual nenhum piloto vivo jamais participou, Maverick conhece o tenente Bradley Bradshaw (Teller), conhecido como 'Galo', filho do falecido amigo de Maverick e Oficial de Interceptação de Radar, tenente Nick Bradshaw, também conhecido como 'Goose'".


Top Gun: Maverick está em cartaz nos cinemas brasileiros.


top-gun
top-gun-maverick

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Top Gun 3: História já está pronta, mas filme vai demorar devido à agenda de Tom Cruise

Produtor da franquia Top Gun atualizou a situação do filme

Guilherme Jacobs
27 de março de 2024 - 4 min leitura
titleFilmes e Cinema

Top Gun 3 está em desenvolvimento com Tom Cruise, Miles Teller e Glen Powell

Diretor Joseph Kosinski deve retornar para o novo filme

Guilherme Jacobs
12 de janeiro de 2024 - 3 min leitura
titleNetflix

Top Gun: Maverick, maior blockbuster de Tom Cruise, é lançado na Netflix

Do you feel the need for speed?

Guilherme Jacobs
22 de dezembro de 2023 - 2 min leitura
titleNetflix

Top Gun: Maverick chega ao catálogo da Netflix em dezembro

Longa será disponibilizado no dia 22

Bruno Silva
1 de dezembro de 2023 - 2 min leitura