.
Chippu - A dica do momento

Disponível nas lojas


.
.
.

The Mandalorian: The Believer - Crítica do Chippu

O terreno está pronto para a conclusão da série.

Toda semana, o Chippu vai publicar uma crítica e recap do episódio novo de The Mandalorian. Por se tratar de um texto que vai recapitular o episódio além de analisá-lo, teremos spoilers.


Todo mundo respirou?


O episódio desta semana de The Mandalorian - The Believer - foi o que eu achei que veríamos após a estreia de Ahsoka Tano na série; o momento de respirar. A pausa. A série preparou o caminho para o confronto final entre os protagonistas e as forças imperiais de Moff Gideon (Giancarlo Esposito) com uma aventura da semana que, apesar de ser bem menos lotada do que os últimos dois capítulos, desenvolveu muito bem o crescimento pessoal do nosso herói.


O episódio começa com Mando (Pedro Pascal) e Cara Dune (Gina Carano) encontrando Mayfield (Bill Burr), criminoso ex-imperial que apareceu em um episódio da última temporada. Ele é capaz de rastrear a nave de Gideon, onde Grogu está aprisionado, mas o grupo precisa infiltrar uma base do Império para conseguir.


A infiltração e fuga depois são muito bem dirigidas por Rick Famuyiwa, que retorna à cadeira de diretor após a primeira temporada, mostrando a ação com clareza e retirando dos protagonistas as soluções fáceis para a solução ao tirar a armadura e armas do Mandaloriano (mais sobre isso já já). Famuyiwa filma tudo com muita certeza e dinamismo, particularmente numa cena de perseguição que está entre as mais legais da série até agora.


Mas é o que acontece no meio das cenas de ação que torna The Believer tão interessante. Primeiro, Mando tira sua armadura e se veste como um Stormtrooper para entrar na base Imperial. Mayfield o questiona - "sua regra é não tirar o capacete Mandaloriano ou não mostrar sua face?" - e depois se surpreende ao ver o protagonista a mostrar sua face para conseguir acessar um computador. É um momento chocante mas que revela um enorme crescimento do personagem, que mostra ter novas prioridades (talvez a conversa com Bo-Katan esteja rendendo frutos?). Agora, Grogu é mais valioso que o credo.


Além do crescimento de Mando, Mayfield serve como uma voz muito interessante ao comparar as atitudes do Império e da Nova República de tomar controle de mundos e povos, mas ele também cresce ao confrontar um oficial que o comandou numa missão de destruir um planeta e acaba iniciando o combate que culmina na fuga dos personagens. É um bom momento para vê-lo crescendo. Notem que suas ações - e seu belo trabalho de sniper - chamam a atenção de Cara Dune. Talvez Bill Burr vá se juntar à Gina Carano na série derivada Rangers of the New Republic?


Agora o tabuleiro está pronto. Mando, Fennec, Cara e Boba Fett estão a caminho da nave de Moff Gideon, com seus Deathtroopers, para tentar resgatar Grogu. The Believer foi mais curto e simples, mas ainda desenvolveu bem os personagens da série e preparou o terreno para um grande confronto no último episódio.


Especulação da semana:
Mando vai conseguir salvar Grogu ou teremos uma terceira temporada em busca do Baby Yoda?