The Mandalorian: Entenda o significado profético da criatura vista no final do Capítulo 18

The Mandalorian: Entenda o significado profético da criatura vista no final do Capítulo 18

Novo episódio da terceira temporada de The Mandalorian transforma lenda de Star Wars em realidade

Guilherme Jacobs
8 de março de 2023 - 3 min leitura
Notícias

O texto abaixo contém spoilers de "As Minas de Mandalore," Capítulo 18 de The Mandalorian. Cuidado.

A temporada atual de The Mandalorian parece estar investindo nas maiores criaturas de Star Wars. Depois dos purrgil no episódio anterior, agora foi a vez de um mitossauro. Se as baleias especiais apontavam para uma conexão com Star Wars Rebels, este traz à tona uma lenda sobre o futuro de Mandalore.

O mitossauro surge depois que Mando (Pedro Pascal), aliado de Grogu e Bo-Katan, consegue se banhar nas águas das minas de Mandalore, e é puxado para as profundezas por algo. Ao resgatá-lo, a lanterna de Bo-Katan ilumina parte deste ser misterioso, e fãs rapidamente identificarão a espécie em questão.

mythosaur-olho

Mitossauros eram criaturas gigantes nativas do planeta de Mandalore. No auge dos mandalorianos, os maiores guerreiros do povo conseguiam inclusive montar esses titãs e usá-los em batalhas. No folclore do planeta, Mandalore o Grande (lembrete: mandalore é o nome do planeta, e de seu líder, clique abaixo para saber mais) domou a besta mítica e a levou para batalhas contra, inclusive, os Jedi.

Com o tempo, porém, os mitossauros passaram a ser apenas isso. Folclore. Tenham eles sido extintos ou jamais existido, estes seres passaram a ser o símbolo dos mandalorianos. Sua caveira pode ser vista, por exemplo, na cena abaixo Como parte dessa mitologia, os mitossauros passaram a ser foco de profecias e canções, e uma delas pode ser importantíssima no decorrer desta temporada

Em O Livro de Boba Fett, no episódio que serve ponto entre a segunda e terceira temporada de Mandalorian, Din encontra a Armeira (Emily Swallow), e ela lhe conta detalhes da história, crenças e cultura de Mandalore, incluindo as águas das minas do planeta como único modo de redenção para quem remove o capacete. Legalista ao extremo, a Armeira também fala de uma profecia.

Uma antiga canção, ela diz, profetiza o surgimento de um mitossauro que inicia uma nova era para Mandalore. Infelizmente, continuou a Armeira, a criatura só existe em lendas.

mythosaur-caveira

Bom, lendas tem a mania de tornar realidade, e um mitossauro (provavelmente aquele um dia montado por Mandalore o Grande) apareceu. A questão, agora, é como será a nova era. Seria este um momento de paz e prosperidade, como quando Tarre Viszla comandava o planeta? Ou teríamos mais uma guerra civil, outro conflito aparentemente sem sentido que, como tantos outros lutados entre diferentes facções de mandalorianos, impede o povo de realmente crescer? Considerando a animosidade entre a Armeira e Bo-Katan (Katee Sachkoff), não é difícil imaginar mais sangue sendo derramado.

Quem sabe, porém, usando o Darksaber (e montando o mitossauro?), Din Djarin possa unir os mandalorianos pela primeira vez em um longo, longo tempo.

the-mandalorian
star-wars

Você pode gostar

titleSéries e TV

The Office: Nova série do universo terá atores de Star Wars e The White Lotus

A produção ainda está nos estágios iniciais e detalhes são mantidos em segredo

Alexandre Almeida
19 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleStar Wars

George Lucas receberá Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

Criador de Star Wars será homenageado no maior festival de cinema do mundo

Guilherme Jacobs
9 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleStar Wars

Star Wars: Filme de James Mangold contrata roteirista de Andor

Projeto é descrito como um "épico bíblico" que trata das origens dos Jedi

Guilherme Jacobs
5 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleStar Wars

The Mandalorian & Grogu: Novo filme de Star Wars ganha data de estreia

Longa que continua a história da série estreia em 2026

Guilherme Jacobs
5 de abril de 2024 - 2 min leitura