The Mandalorian: The Marshall - Crítica do Chippu

The Mandalorian: The Marshall - Crítica do Chippu

Como foi o começo da nova temporada da série da Disney+?

Guilherme Jacobs
30 de outubro de 2020 - 5 min leitura
Notícias

Toda semana, o Chippu vai publicar uma crítica e recap do episódio novo de The Mandalorian. Por se tratar de um texto que vai recapitular o episódio além de analisá-lo, teremos spoilers.

Dave Filoni e Jon Favreau sabem o que fazem. Isso já estava claro com o excelente trabalho da dupla na primeira temporada de The Mandalorian, mas a estreia do segundo ano da série que nos deu o Baby Yoda - com o episódio "The Marshall" - só reforçou o fato. Com o capítulo mais longo do programa até aqui, The Mandalorian volta ao clima de faroeste para que avançar a história ao mesmo tempo que dá aos fãs o que eles querem - mais dos Mandalorianos.

A primeira temporada se encerrou com o gancho de que o Mandaloriano iria procurar pelo universo outros de sua crença para descobrir, através deles, o paradeiro dos Jedi. Após uma rápida introdução num ringue de lutas, somos levados à Tatooine novamente com informações de alguém usando uma armadura de Mandalore lá. Não é preciso ser nenhum expert de Star Wars para entender que isso está nos levando para Boba Fett, cujas botas fizeram uma rápida aparição em um dos episódios anteriores.

Mas Filoni, que também criou Star Wars: The Clone Wars e Rebels, sabe que melhor do que fanservice é uma boa história. Ao chegar em Tatooine, o Mandaloriano rapidamente localiza a cidadezinha onde a outra armadura foi vista - sua chegada lá é uma cena que podia se encaixar em milhares de faroestes, só que com naves e não cavalos. E sim, é a armadura usada por Boba Fett, e vê-la pela primeira vez me fez prender a respiração. Em uma franquia com tantos visuais icônicos, essa armadura ainda detém um poder especial.

Só que ela não está sendo usada por Boba Fett, mas por Cobb Vanth (Timothy Olyphant), um xerife local que a comprou de alguns Jawas e usa-a para defender a cidade do Povo da Areia. As tensões entre Cobb e o Mandaloriano estão prestes a aumentar quando o local é atacado por um dragão krayt. A brilhantia do episódio começa a ficar clara a partir daí. Para obter a armadura sem derramar sangue, nosso protagonista resolve ajudar Cobb a derrotar o dragão. Mas para conseguir, eles terão que se aliar ao Povo da Areia.

É uma típica ideia de westerns. O estrangeiro (Mandaloriano) juntando o povo da cidade (Cobb e seus protegidos) com os nativos (Povo da Areia) em uma aliança incerta mas necessária. Nesse processo, Filoni e Favreau, que dirigiu o episódio, conseguem avançar todas as histórias, dar aos fãs algumas piscadelas e aprofundar os mistérios da série ao mesmo tempo. Ver os inimigos se ajudando para derrotar o dragão poderia ter rendido mais cenas onde os grupos diferentes se entendem mais, mas a recompensa de vê-los trabalhando juntos na luta final é enorme, particularmente quando as duas armaduras de Mandalore presentes entram em ação com seus jetpacks.

E assim, de forma não forçada e natural, entendemos mais do que aconteceu com Boba Fett - se ele está definitivamente morto ou não ainda não sabemos, mas sua armadura foi encontrada - avançamos a busca do Mandaloriano pelos seus próximos e temos uma bela história local de Star Wars, em Tatooine. Essa é a fórmula que tanto funciona para a série. Ela está preocupada com a mitologia, mas sabe dosá-la sem comprometer o roteiro da semana. Torçamos para que continue assim.

Especulação da semana: Ao final desse episódio, vimos a primeira pista do personagem Temuera Morrison, que interpretou Jango Fett em Ataque dos Clones. Jango está morto, então quem é ele? Boba Fett? Comandante Rex? Outro clone? Aguardemos.

guilherme-jacobs
disney+
disney-plus
disney
star-wars
the-mandalorian

Você pode gostar

titleStar Wars

George Lucas receberá Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

Criador de Star Wars será homenageado no maior festival de cinema do mundo

Guilherme Jacobs
9 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleStar Wars

Star Wars: Filme de James Mangold contrata roteirista de Andor

Projeto é descrito como um "épico bíblico" que trata das origens dos Jedi

Guilherme Jacobs
5 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleDisney

Toy Story 5 ganha data de estreia e live-action de Moana é adiado

Os dois filmes da Disney chegam em 2026 aos cinemas

Bruna Nobrega
5 de abril de 2024 - 4 min leitura
titleStar Wars

The Mandalorian & Grogu: Novo filme de Star Wars ganha data de estreia

Longa que continua a história da série estreia em 2026

Guilherme Jacobs
5 de abril de 2024 - 2 min leitura