
Taylor Swift escreveu Argylle? Entenda o caso e saiba quem realmente está por trás da história
Uma teoria na internet especula que a cantora seria a responsável pelo livro que inspirou o filme

Notícias
Argylle - O Superespião é baseado em um livro escrito por Taylor Swift? A teoria surgiu recentemente entre os fãs devido ao mistério que envolve todo o marketing da história desde que ela foi anunciada.
Inicialmente, ainda em 2021, o filme que chegou aos cinemas nesta quinta-feira (1) com Henry Cavill e Bryce Dallas Howard no elenco foi anunciado como uma adaptação do livro de mesmo nome.
O mistério? O livro ainda não havia sido publicado e era o primeiro escrito por uma autora até então desconhecida, Elly Conway, que só tinha um perfil bem genérico no Twitter e no Instagram.
A história ganhou uma nova peça no quebra-cabeças em setembro, quando o primeiro trailer do longa foi lançado e revelou que Elly Conway era uma das personagens da produção, interpretada por Bryce Dallas Howard.
Toda a trama acontece porque seu livro, Argylle, começa a ficar parecido demais com a realidade e a autora começa a ser perseguida. Leia a nossa crítica aqui.
Ainda assim, a ideia de que uma verdadeira autora estaria por trás de tudo continuou na cabeça dos fãs. Em outubro, durante uma entrevista para o podcast Happy Sad Confused, o diretor Matthew Vaughn contou: "Eu li o livro, eles compraram o manuscrito, aí eu me encontrei com o roteirista, Jason Fuchs, e a gente bolou isso".
Em dezembro, em um dos primeiros posts de seu Instagram, a suposta Elly Conway escreveu: "Como agitar uma introvertida? Publique seu primeiro livro, coloque Matthew Vaughn pra comprar os direitos dele para um filme e diga a ela que ela precisa usar as redes sociais para 'visibilidade'".
E o que Taylor Swift tem a ver com tudo isso?
Apesar de tudo dar a entender que era de fato uma estratégia de marketing para misturar a realidade com a ficção assim como acontece no filme, algumas pessoas levantaram a possibilidade de uma autora realmente ter escrito o livro. Afinal, ele de fato foi lançado nas livrarias em janeiro deste ano.
Mas qual pessoa teria os meios e contatos para conseguir garantir a venda dos direitos de filme do seu primeiro livro que nem havia sido lançado? De acordo com os fãs, Taylor Swift.
A primeira coisa que chamou a atenção foi um detalhe na estética do pôster e do trailer de Argylle - O Superespião: o fato da autora ter um gato da raça Scottish Fold que anda dentro de uma mochilinha. A imagem remete a uma cena do documentário Miss Americana de Swift para a Netflix, em que ela aparece com uma de suas gatas, da mesma raça, em uma mochila do mesmo modelo.
Outro ponto que chamou atenção dos fãs foi a caracterização da personagem no filme. Bryce Dallas Howard é uma autora com cabelos ruivos que usa cardigans. Isso remeteu ao curta-metragem de All Too Well, dirigido por Swift baseado em sua própria música, em que ela aparece no final, como uma autora ruiva.
Ainda há detalhes como o fato do primeiro post no Instagram de Elly Conway ter sido feito no dia 13 de dezembro de 2022, que foi o aniversário de 33 anos de Taylor Swift; ou a aparição do ano 1989 no longa –ano de nascimento da cantora, e que também é o nome de um de seus álbuns.
Apesar de tudo isso, o diretor Matthew Vaughn desmentiu a conexão de Swift. Em entrevista para a Rolling Stone, ele contou que ficou sabendo sobre as coincidências através de sua filha. “Eu olhei para ela, pensando: ‘Do que você está falando? Taylor Swift escreveu o livro? Ela não escreveu o livro!’ E eu fiquei rindo, porque estava dizendo: ‘Não é verdade! Ela não escreveu o livro!’ Mas a minha filha estava convencida disso”, revelou.
Mas, então, quem realmente escreveu Argylle?
Afinal, o livro realmente está sendo vendido.
Bom, a repórter Sophia Nguyen, do The Washington Post, foi atrás da história e parece ter descoberto a verdadeira autora por trás desta história. Ela percebeu que, nos agradecimentos do livro, um astrônomo britânico chamado Robert Massey foi citado.
Ela entrou em contato com ele e foi aí que ele revelou que a autora com quem ele conversou não se chamava Elly Conway e, sim, Tammy Cohen.
Tammy nunca se pronunciou sobre ser, ou não, Elly Conway, mas ela se encaixa no perfil. Ela já escreveu vários romances de espionagem, como When She Was Bad (2016) e They All Fall Down (2017), e tem uma conexão com Matthew Vaughn. A agente dela, Felicity Blunt, é casada com o ator Stanley Tucci, que já trabalhou com o diretor em The King's Man.
A teoria sobre o que aconteceu é que Vaughn queria fazer um filme de espionagem metaficcional sobre uma autora que percebe que seus livros são parecidos demais com a realidade. Ele, então, criou Elly Conway e, assim, surgiu a ideia de lançar o livro pra fechar toda a metalinguagem.
Provavelmente, Matthew foi atrás de suas conexões em Hollywood para encontrar uma autora que conseguiria escrever um romance de espionagem sólido baseado em suas ideias e encontrou Tammy Cohen.
taylor-swift
argylle
matthew-vaughn
bryce-dallas-howard
chippu-originals
argylle-o-superespiao
elly-conway
Você pode gostar
Taylor Swift é confirmada como uma das apresentadoras do Grammy 2025
Cantora será uma das apresentadoras da premiação em 2025

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante
Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney
Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil
