.
Chippu - A dica do momento

Disponível nas lojas


.
.
.

Shang-Chi e Eternos correm risco de não serem lançados na China

Entenda as polêmicas que podem tirar os filmes de um dos principais mercados cinematográficos do mundo

Shang-Chi e Eternos, filmes que sucedem Viúva Negra no calendário do Marvel Studios neste ano, correm o risco de não serem lançados na China, segundo a Variety.

De acordo com a publicação, ambos os filmes não fazem parte do relatório divulgado pela CCTV6 China Movie Channel que promoveu os longas da fase quatro do universo cinematográfico do estúdio. Em Shang-Chi, a presença de Fu Manchu, que foi remodelado para Wenwu, o Mandarim, é apontada como o principal motivo, já que o personagem apresenta era uma versão estereotipada e racista do povo chinês. “Embora 'o mandarim' não seja a mesma pessoa que Fu Manchu, ainda está sob a sombra de 'Fu Manchu'”, apontou o jornal oficial da Liga da Juventude Comunista China Youth Daily, ainda em 2019.

Outro ponto levantado, nas redes sociais chinesas, é a representatividade não correspondida por parte de Simu Liu e Awkwafina, artistas que supostamente não atendem aos padrões típicos de beleza do país. A apuração da Variety detalha que as críticas se dão pela ausência de características como queixo fino, nariz alto, pele clara, pálpebras duplas e que a Marvel os escolheu para os papéis principais porque o estúdio "discrimina a aparência do povo chinês".

Já Eternos, a questão é justamente com Chloé Zhao, pois a vencedora do Oscar é vista como uma "pessão não agradável" na China. A cobertura de todas as suas realizações e conquistas recentes foi severamente amenizada e até mesmo apagada da mídia chinesa. Nomadland, filme que a colocou na história como a segunda mulher a vencer a categoria de Melhor Direção na grande premiação do cinema, teve sua exibição cancelada no país, sem nenhuma explicação ou nova data definida.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis chega aos cinemas em 3 de setembro de 2021. A história do filme será baseada em Shang-Chi, conhecido como Mestre do Kung Fu e antigo personagem dos quadrinhos da Marvel. Ele já foi membro dos Vingadores e tem como principais habilidades o alto controle do próprio chi, que o permite ter super-força, velocidade e até capacidade de regeneração. O protagonista do filme será Simu Liu, que ainda terá a companhia de Awkwafina, Michelle Yeoh, Ronny Chieng, Meng'er Zhang, Florian Munteanu e Tony Leung, o Mandarim. Destin Daniel Cretton é o diretor.

Com estreia marcada para de 5 de novembro, Eternos vai explorar um grupo de super-humanos criados pelos Celestiais pelos Celestiais formado por Sersi (Gemma Chan), Dane Whitman/Cavaleiro Negro (Kit Harrington), Ikaris (Richard Madden), Ajak (Selma Hayek), Thena (Angelina Jolie), Gilgamesh (Ma Dong-seok "Don Lee"), Phastos (Brian Tyree Henry), Makkari (Lauren Ridloff), Kingo (Kumail Nanjiani), Druig (Barry Keoghan), Sprite (Lia McHugh).