Shang-Chi e Eternos correm risco de não serem lançados na China

Shang-Chi e Eternos correm risco de não serem lançados na China

Entenda as polêmicas que podem tirar os filmes de um dos principais mercados cinematográficos do mundo

Irwin Fiuza
12 de maio de 2021 - 3 min leitura
Notícias

Shang-Chi e Eternos, filmes que sucedem Viúva Negra no calendário do Marvel Studios neste ano, correm o risco de não serem lançados na China, segundo a Variety.

De acordo com a publicação, ambos os filmes não fazem parte do relatório divulgado pela CCTV6 China Movie Channel que promoveu os longas da fase quatro do universo cinematográfico do estúdio. Em Shang-Chi, a presença de Fu Manchu, que foi remodelado para Wenwu, o Mandarim, é apontada como o principal motivo, já que o personagem apresenta era uma versão estereotipada e racista do povo chinês. “Embora 'o mandarim' não seja a mesma pessoa que Fu Manchu, ainda está sob a sombra de 'Fu Manchu'”, apontou o jornal oficial da Liga da Juventude Comunista China Youth Daily, ainda em 2019.

Outro ponto levantado, nas redes sociais chinesas, é a representatividade não correspondida por parte de Simu Liu e Awkwafina, artistas que supostamente não atendem aos padrões típicos de beleza do país. A apuração da Variety detalha que as críticas se dão pela ausência de características como queixo fino, nariz alto, pele clara, pálpebras duplas e que a Marvel os escolheu para os papéis principais porque o estúdio "discrimina a aparência do povo chinês".

Já Eternos, a questão é justamente com Chloé Zhao, pois a vencedora do Oscar é vista como uma "pessão não agradável" na China. A cobertura de todas as suas realizações e conquistas recentes foi severamente amenizada e até mesmo apagada da mídia chinesa. Nomadland, filme que a colocou na história como a segunda mulher a vencer a categoria de Melhor Direção na grande premiação do cinema, teve sua exibição cancelada no país, sem nenhuma explicação ou nova data definida.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneis chega aos cinemas em 3 de setembro de 2021. A história do filme será baseada em Shang-Chi, conhecido como Mestre do Kung Fu e antigo personagem dos quadrinhos da Marvel. Ele já foi membro dos Vingadores e tem como principais habilidades o alto controle do próprio chi, que o permite ter super-força, velocidade e até capacidade de regeneração. O protagonista do filme será Simu Liu, que ainda terá a companhia de Awkwafina, Michelle Yeoh, Ronny Chieng, Meng'er Zhang, Florian Munteanu e Tony Leung, o Mandarim. Destin Daniel Cretton é o diretor.

Com estreia marcada para de 5 de novembro, Eternos vai explorar um grupo de super-humanos criados pelos Celestiais pelos Celestiais formado por Sersi (Gemma Chan), Dane Whitman/Cavaleiro Negro (Kit Harrington), Ikaris (Richard Madden), Ajak (Selma Hayek), Thena (Angelina Jolie), Gilgamesh (Ma Dong-seok "Don Lee"), Phastos (Brian Tyree Henry), Makkari (Lauren Ridloff), Kingo (Kumail Nanjiani), Druig (Barry Keoghan), Sprite (Lia McHugh).

marvel

Você pode gostar

titleMarvel

Capitão América 4 revela Harrison Ford como Presidente Ross em primeiras imagens

Anthony Mackie também ressurge com o escudo clássico

Guilherme Jacobs
12 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleMarvel

Deadpool & Wolverine: Assistimos 9 minutos do filme, saiba o que acontece

Deadpool 3 estrelado por Ryan Reynolds e Hugh Jackman ganha cena inédita na CinemaCon 2024

Isabella Russo
11 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleMarvel

Thunderbolts revela novo logo na CinemaCon

O novo filme da Marvel ganhou um asterisco no título

Bruna Nobrega
11 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleMarvel

Robert Downey Jr diz que adoraria voltar a interpretar o Homem de Ferro

O astro contou o carinho que sente pelo herói da Marvel

Bruna Nobrega
8 de abril de 2024 - 1 min leitura