Estúdios de cinema e empresas manipulam notas do Rotten Tomatoes, diz reportagem

Estúdios de cinema e empresas manipulam notas do Rotten Tomatoes, diz reportagem

Texto revela práticas para moldar notas de acordo com estratégias das distribuidoras

Bruno Silva
7 de setembro de 2023 - 3 min leitura
Notícias

Uma reportagem do site Vulture revelou práticas de estúdios e empresas para manipular notas no site agregador de críticas de filmes Rotten Tomatoes, que se tornou ao longo dos anos um dos maiores influenciadores de bilheteria e aprovação de projetos em Hollywood.

A matéria conta como a empresa de publicidade em cinema Bunker 15 conseguiu alavancar a nota de Ophelia, um drama de 2018 baseado em Hamlet e estrelado por Daisy Ridley. O longa estreou no Festival de Sundance daquele ano com uma nota 46, no agregado das primeiras críticas, abaixo da média de 60 que o site define para dar o certificado de "tomate fresco", principal marca de qualidade a um filme.

De acordo com a apuração do Vulture, o Bunker 15 teria feito lobby com diversos críticos de sites menos conhecidos, mas que ainda são monitorados pelo Rotten Tomatoes, a escrever críticas mais favoráveis ao longa, o que teria sido crucial para aumentar sua nota para 62, o que o colocou acima da nota de corte do Rottean Tomatoes.

O texto também diz que a Bunker 15 paga críticos para fazerem textos mais favoráveis. A reportagem procurou o Rotten Tomatoes, que teria tirado vários dos filmes representados pela agência da plataforma em resposta. Em comunicado, o RT afirmou que "leva a integridade das notas a sério e não tolera tentativas de manipulação".

A reportagem também discorre sobre como as notas do agregador têm ditado movimentações comerciais em Hollywood, com notas baixas geralmente condenando um filme a baixas bilheterias e determinando quais produções independentes são adquiridas por distribuidoras em festivais.

Isso teria levado grandes estúdios a tomar práticas para manter notas altas o suficiente até a semana de estreia do filme, como no caso de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que teria estreado com uma nota 79 graças a uma estratégia da Disney de exibir o filme primeiro a sites de fãs e críticos mais favoráveis a filmes de super-herói. Depois que mais críticas chegaram ao agregador, a nota caiu para a casa dos 40, mas o filme já havia sido lançado nos cinemas com uma arrecadação de US$ 106 milhões.

Da mesma forma, marqueteiros da indústria ouvidos pela reportagem afirmam que a Disney teria errado ao lançar Indiana Jones e a Relíquia do Destino no Festival de Cannes, o que teria contribuído para as notas baixas do filme por cerca de um mês e meio até a sua estreia, quando mais críticos assistiram o longa, levando sua nota para a casa dos 69. A estratégia teria contribuído para o desempenho abaixo da média do filme na bilheteria.

rotten-tomatoes

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Rotten Tomatoes apresenta novo selo Verified Hot para filmes de sucesso, entenda como funciona

Selo será dado a partir das avaliações do público

Alexandre Almeida
21 de agosto de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Estúdios de cinema e empresas manipulam notas do Rotten Tomatoes, diz reportagem

Texto revela práticas para moldar notas de acordo com estratégias das distribuidoras

Bruno Silva
7 de setembro de 2023 - 3 min leitura
titleDC Studios

Bruna Marquezine tem MELHOR reação à nota de Besouro Azul no Rotten Tomatoes

O filme teve a melhor aprovação de um live-action de herói em 2023

Bruna Nobrega
17 de agosto de 2023 - 3 min leitura
titleFilmes e Cinema

Besouro Azul estreia com 88% no RottenTomatoes, melhor aprovação de um live-action de herói em 2023

Filme ficou à frente até de Guardiões da Galáxia Vol. 3

Mariana Uchôa
16 de agosto de 2023 - 1 min leitura