Rivais Final Explicado: Tashi Duncan fica com Art ou Patrick?

Rivais Final Explicado: Tashi Duncan fica com Art ou Patrick?

Saiba as possíveis interpretações para o final de Rivais

Bruna Nobrega
26 de abril de 2024 - 4 min leitura
Notícias

[Atenção: este post contém spoilers de Rivais]

A cena final de Rivais, novo filme de Luca Guadagnino, é tão intensa por dois motivos: Patrick (Josh O’Connor) e Art (Mike Faist) estão competindo não só pelo título do campeonato Challengers, como também, de certa forma, também continuam disputando o coração de Tashi Duncan (Zendaya).

É isso que os protagonistas masculinos fizeram por grande parte de sua vida mostrada no filme, aliás. No jogo final, no entanto, as coisas parecem mais definitivas. Principalmente pelos momentos que levaram até ali.

Em primeiro lugar, Art pede para que ela (sua treinadora e esposa, vale reforçar) diga que “não importa” se ele perdesse ou ganhasse, que ela continuaria amando-o mesmo assim. “O que eu sou, Jesus?”, responde Tashi, com certo desdém. Para ela, a vitória importa, sim. A relação profissional entre eles já não parece boa desde o início. A pessoal, então, pior ainda.

A sensação que fica é a de que a personagem de Zendaya, na verdade, nunca amou Art. Ela amava a sensação de que podia controlá-lo para que ele realizasse os sonhos que ela nunca pôde realizar no tênis após sofrer um acidente. Quando ele diz que pretende se aposentar depois do US Open, então, ela perde o último interesse que ainda poderia ter nele.

Na sequência, após Art dormir, Tashi sai do hotel ao encontro do rival. Lá, ela pede para que Patrick deixe seu marido vencer o campeonato. Em troca, ela aceita passar a noite com ele e deixa em aberto a possibilidade de passar a treiná-lo depois. Uma traição dupla. Mas, assim, ela consegue voltar a se sentir em controle da situação.



E aí que, enfim, chegamos ao último set da final do Challengers. Com uma pontuação acirradíssima entre os dois, é difícil saber se Patrick realmente está cumprindo sua promessa de deixar o rival ganhar (sem deixar óbvio) ou se ele simplesmente quis se vingar de Tashi.

Até que, no final do quarto set, ele finalmente toma uma decisão. Depois de um bom tempo pensando (que até o rende uma penalidade), Patrick decide que não vai mais cumprir as ordens da amante e vai jogar para vencer. Aqui, o filme de Guadagnino recupera uma cena inicial, em que Art pedia para Patrick sacar como ele, caso tivesse ficado com Tashi. Patrick faz o movimento naquela época, e repete novamente agora. Na hora, Art sabe exatamente o que aconteceu.

Inicialmente, o personagem de Mike Faist fica abalado, mas depois volta com uma força e determinação que nunca havia tido até então. A partir daí, a gente quer tanto para que ele vença, que parece que estamos torcendo para um jogo de verdade. Os dois não deixam a bola cair por longos minutos até que, finalmente, o filme parece indicar que Art fez o primeiro ponto, dando a entender que vai ganhar o jogo.

rivais-tashi-art-patricl

O grito de Tashi neste momento é o mesmo da primeira partida que os meninos a assistem jogar, 13 anos antes. É um grito de vitória que até chama a atenção de Art na época. A felicidade dela pela vitória do marido deixa claro: é com ele que ela pretende ficar. Assim como o primeiro jogo que ela assistiu entre os dois, ela vai ficar com o vencedor. E, claro, mesmo que sinta mais atração por Patrick, ela também prefere o controle de alguém que sempre escuta o que ela diz.

Resta saber, no entanto, se depois de saber de sua traição, e já prestes a se aposentar, Art vai aceitá-la.

rivais
zendaya
mike-faist
luca-guadagnino
josh-o-connor

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Rivais Final Explicado: Tashi Duncan fica com Art ou Patrick?

Saiba as possíveis interpretações para o final de Rivais

Bruna Nobrega
26 de abril de 2024 - 4 min leitura
titleFilmes e Cinema

Zendaya: 6 melhores atuações da atriz de Duna e Euphoria

A atriz de 27 anos, que acabou de lançar mais um trabalho nos cinemas com Rivais, tem papéis marcantes na sua carreira.

Isabella Russo
25 de abril de 2024 - 9 min leitura
titleCríticas

Rivais é pulsante triângulo amoroso sobre esporte, desejo e Zendaya

Auxiliada por Mike Faist e Josh O'Connor, atriz completa sua emancipação num dos melhores filmes de 2024

Guilherme Jacobs
23 de abril de 2024 - 9 min leitura
titleFilmes e Cinema

Zendaya fala sobre cenas quentes de Rivais: "não há cenas de sexo"

Novo filme de Luca Guadagnino vai mostrar triângulo amoroso com a personagem de Zendaya, Mike Faist e Josh O'Connor

Alexandre Almeida
17 de abril de 2024 - 4 min leitura