10 referências que Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes faz à Katniss e à saga original

10 referências que Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes faz à Katniss e à saga original

O novo filme de Jogos Vorazes chegou aos cinemas nesta quarta-feira (15)

Bruna Nobrega
16 de novembro de 2023 - 9 min leitura
Notícias

[Atenção: este post contém spoilers de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes; leia por sua conta e risco]

Katniss (Jennifer Lawrence) aparece em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes? Talvez essa tenha sido a pergunta mais feita pelo espectador comum desde que o novo filme da saga começou a ser divulgado este ano. A resposta precisa ser reforçada a todo o momento: não, a história se passa 64 anos antes do primeiro Jogos Vorazes, nem os pais de Katniss haviam nascido na época.

No entanto, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é um poço de referências aos filmes originais. Há momentos na história que explicam a aversão do presidente Snow a tordos, por exemplo, ou pequenos detalhes colocados pela produção do longa como homenagem.

Neste texto, o Chippu reuniu 10 referências que o longa faz à Katniss e à saga original.

1- As rosas de Snow



Entre Jogos Vorazes e A Esperança, descobrimos que o presidente Snow (Donald Sutherland) tem as rosas como sua marca registrada. Ele tem seu próprio jardim de flores, usa sempre uma no paletó e até as usa para ameaçar Katniss. No último filme, ainda descobrimos que o presidente usa o cheiro das rosas para disfarçar o seu hálito de veneno.

Em A Cantiga, o público aprende de onde surgiu a fascinação de Snow pela flor: além de sua avó ter uma plantação delas em casa e usá-las como acessório em ocasiões especiais, ele associa as rosas a sua falecida mãe, que usava um pó compacto com o cheiro delas, que Coriolanus (Tom Blyth) guardou após sua morte.

jv-snow

2- A relação de Snow com veneno



A relação do presidente com veneno também é algo abordado. Na história original, descobrimos que Snow tinha o costume de envenenar qualquer um que ele visse como uma ameaça a seu poder. Ele, inclusive, chegou a beber da mesma taça envenenada uma vez para remover as suspeitas de envolvimento.

Ele tomou um antídoto depois, mas o veneno deixou marcas na sua boca, que ele escondia com o cheiro das rosas. No filme, descobrimos que seu primeiro contato com veneno acontece quando ele sugere a “arma” para Lucy Gray usar na arena contra os outros tributos.

No final, ele também usa a mesma tática para matar Casca Highbottom (Peter Dinklage), colocando veneno de rato no morfináceo que o reitor era viciado.



Um dos momentos mais simbólicos do filme e que já começou a viralizar desde o primeiro trailer lançado é a reverência que Lucy Gray (Rachel Zegler) faz logo após ser chamada como tributo do Distrito 12. O movimento é exatamente igual ao que Katniss faz após atirar uma flecha na maçã que estava na boca do porco que os idealizadores dos Jogos estavam comendo durante o teste dela.

Curiosamente, o momento não está no livro, nem estava no roteiro. Foi algo que Rachel Zegler e o diretor Francis Lawrence decidiram colocar na hora em que estavam gravando.

4- Vestido de Lucy Gray



Além de ser importante para a personagem, por ser um antigo pertence de sua mãe, o vestido usado por Lucy Gray na Colheita e nos Jogos Vorazes traz uma referência sutil à família Everdeen. No corset, as flores costuradas são das plantas katniss e primrose.



A planta, aliás, é mencionada por Lucy Gray durante o filme. Quando ela e Snow estão no lago com o Bando, Clerk Carmine traz a ela uma raiz para eles comerem. Lucy Gray, então, diz que elas ainda não estão maduras e revela que são uma espécie de batata, mas que prefere chamá-las de katniss.

Na cena final, a garota também foge de Snow com a desculpa de que vai colher katniss, já como um indício da aproximação entre elas que assombrará o presidente no futuro.

jv-personagens

6- Arco e flecha na arena



Essa é para os olhos atentos! Assim que Coriolanus Snow entra na arena dos Jogos Vorazes para resgatar Sejanus (Josh Andrés Rivera), a câmera faz questão de mostrar um arco e flechas abandonado, fazendo referência à arma de preferência de Katniss.



Uma das músicas mais marcantes da saga, The Hanging Tree é cantada por Katniss em A Esperança - Parte 1. Em A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, no entanto, a gente descobre que a canção foi composta por Lucy Gray baseada em um acontecimento real: o enforcamento de um homem, acusado de matar três pessoas, cuja amada apareceu para tentar salvá-lo.

A música teria sido passada entre gerações de famílias dentro do Distrito 12.

8- Mostra como o Snow conheceu o Distrito 12



Falando no Distrito 12, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes finalmente mostra como Snow conheceu a comunidade. Em uma conversa com Seneca Crane em Jogos Vorazes, o presidente revela que já havia estado lá, mas agora descobrimos como: ele foi enviado para treinar e trabalhar como Pacificador no Distrito, onde viveu vários meses.



É também no Distrito 12 que Snow conhece os tordos, pássaros que surgiram através da união entre aves comuns com as criaturas geneticamente modificadas da Capital. Por isso, eles são capazes de repetir falas.

Isso não agrada Snow. Primeiro, por representar a falta de controle, já que as criaturas geneticamente modificadas da Capital conseguiram encontrar um jeito de sobreviver e se espalhar. Segundo, por conta dos momentos que ele presenciou e que se tornaram ainda mais sombrios pela presença dos tordos.

Houve o enforcamento do homem que pediu para a amada correr. Depois, o de Sejanus, em que as aves continuaram a repetir o grito dele por sua “mãezinha”. E, no fim, foram os tordos que o confundiram em sua busca por Lucy Gray após começarem a repetir a música dela.

Desde aquela época, o presidente já criou uma grande antipatia por eles. Mal sabia ele que, no futuro, sua maior rival seria representada justamente pelo tordo.

10- O começo da separação de Tigris e Snow



Um momento extra que nem estava nos livros, mas faz uma ótima associação com os filmes é a cena final entre Snow e Tigris (Hunter Schafer). Em uma das últimas cenas de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, Coriolanus pergunta à prima como ele está. Ela, então, responde: “Igualzinho ao seu pai”, fazendo uma referência aos “olhos cheios de ódio”, que ela se lembrava do tio.

Isso simboliza a separação que os dois vão sofrer no futuro para que Tigris se torne a mulher que ajuda Katniss a invadir a Capital durante a rebelião.

jogos-vorazes
a-cantiga-dos-passaros-e-das-serpentes
tom-blyth
rachel-zegler
jennifer-lawrence
donald-sutherland
hunter-schafer
chippu-originals

Você pode gostar

titlePrime Video

Blade Runner 2099 | Série com Michelle Yeoh e Hunter Schafer encerra filmagens

Show baseado no universo criado por Ridley Scott ainda não tem data de estreia no Prime Video

Caio Sandin e Matheus Ramos
30 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleDisney

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney

Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Matheus Rodrigues
21 de outubro de 2024 - 4 min leitura