Quiet on Set: Entenda as polêmicas dos bastidores da Nickelodeon

Quiet on Set: Entenda as polêmicas dos bastidores da Nickelodeon

Novo documentário expõe as problemáticas nos sets de filmagem de séries como Zoey 101 e Drake e Josh

Isabella Russo
19 de abril de 2024 - 9 min leitura
Notícias

No dia 13 de abril, chegou à Max o documentário Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil, sobre os bastidores conturbados das séries infantis da Nickelodeon. Com depoimento de atores e roteiristas, a série documental revive os dias dentro do set de gravações de All That, O Show da Amanda, Drake e Josh e outros seriados icônicos do canal.

Todas essas séries tem uma coisa em comum: Dan Schneider. O criador dos fenômenos infanto-juvenil foi acusado por membros da equipe que trabalhavam ao seu lado na época de comportamentos impróprios e desigualdade salarial.

Final dos anos 90 e o surgimento de Dan Schneider



Após anos de desenvolvimento pelas diretoras Mary Robertson e Emma Schwartz, Quiet on Set trouxe a história desde o momento em que Schneider conquista seu lugar na Nick até seu último trabalho antes do afastamento.

O produtor das séries começou como parte do time de produtores em All That, um show infantil que trouxe nomes como Amanda Bynes para o estrelato. Foi inclusive com o descobrimento do talento de Bynes que as coisas nos sets da Nick começaram a desandar.

Na série documental, Mary e Emma apresentam ao público a obsessão de Dan Schneider com a jovem prodígio. Após descobrir Amanda em uma casa de talentos infantil em Los Angeles, o produtor convidou a menina, que ainda tinha 13 anos, para se juntar ao elenco de All That.



O colega de elenco dela na série, Leon Frierson, contou um pouco da rotina que as crianças tinham no set e disse que, em diversos momentos, Bynes e Schneider sumiam dentro do estúdio para “passar o texto”. Existem diversas teorias de que, nestes momentos, o produtor abusou sexualmente de Amanda. No entanto, isso não foi diretamente abordado no documentário. As diretoras optaram por deixar apenas um questionamento do que se passava nesses sumiços.

O que foi realmente abordado na série é o fato de Schneider adicionar temas adultos em seus roteiros de forma camuflada. As piadas eram algo que apenas adultos entenderiam, porém eram reproduzidas por crianças.

Um dos exemplos citados foi a conotação sexual em cenas envolvendo jatos de líquidos nos rosto das atrizes. A atriz mirim Jamie Lynn Spears protagonizou uma cena assim em sua série Zoey 101. Alexa Nilokas, que atuava com ela na produção, comentou sobre: “Não gosto dessa cena e não acho que deveria existir. Nunca deveria ter sido criada.”

A história de Drake Bell



O documentário também trouxe a história de um dos protagonistas mais icônicos da Nickelodeon. O ator Drake Bellse juntou ao elenco de O Show da Amanda com 14 anos e ficou por 2 temporadas até receber a proposta para estrelar seu próprio seriado.

Em 2003, saiu uma acusação legal contra o diretor de diálogos Brian Peck, que estava na produção de O Show da Amanda por abuso sexual de menores e perseguição. O diretor foi condenado e ficou 16 meses preso.

oladosombriodatv-max2

Até então, a identidade do ator mirim que sofreu os abusos na mão de Brian Peck não havia sido revelada. Mas, pela primeira vez, em quase 10 anos, Drake Bell contou sua história. Bell afirma que a criança que levou o diretor da Nick ao julgamento foi ele.

O ator de Drake e Josh relatou que Brian muitas vezes o tocava de forma inapropriada e se aproximava dele de forma indiscreta. Em uma das noites que passou na casa de Peck, para ensaiar e trabalhar, Bell acordou com o diretor de diálogo em cima dele, o molestando. Os relatos do ator são intensos e parte do documento da acusação também aparece.

Pouco antes de começar as filmagens para seu próprio seriado, Drake e Josh, ele teve um surto de pânico ao saber da possibilidade de Brian interpretar o pai de seu personagem. Bell contou que ligou para a mãe desesperado e se abriu sobre seus abusos sofridos. Apesar de ser condenado, Peck teve muito apoio no tribunal de ex-colegas de trabalho que ajudaram a reduzir a pena dele.

O episódio bônus do documentário trouxe uma conversa entre Drake Bell e o ator Shane Lyons, que testemunhou a favor de Peck no tribunal. O ator mirim era parte do elenco de All That e disse que não fazia ideia do que acontecia na época.

Lyons relatou que Peck uma vez perguntou se ele sabia o que eram “bolas azuis”, e na época ele pensou que eram bolas de raquete. “Ao pensar agora, aos 36 anos, será que algum dia eu teria uma conversa com um garoto de 13 anos como ele teve comigo? Não."

rs-1024x759-160606082205-1024-The-Amanda-Show-JR-060616

O que a Nickelodeon diz sobre tudo isso



Em uma nota oficial, o porta-voz da Nickelodeon disse à CBS News que a rede não pode “corroborar ou negar alegações de produções de décadas atrás”. A declaração continuou: “A Nickelodeon, por uma questão de política, investiga todas as reclamações formais como parte de nosso compromisso de promover um ambiente de trabalho seguro e profissional, livre de assédio ou outros tipos de conduta inadequada. Nossas maiores prioridades são o bem-estar e os melhores interesses, não apenas de nossos funcionários, elenco e equipe, mas de todas as crianças, e adotamos inúmeras salvaguardas ao longo dos anos para ajudar a garantir que estamos cumprindo nossos próprios padrões elevados e as expectativas do nosso público.”

Por sua vez, o produtor Dan Schneider deu uma recente entrevista ao ex-colega de trabalho BooG!e, intérprete do Costela na série iCarly, e disse que foi “muito difícil” assistir ao documentário. “Enfrentar meus comportamentos passados, alguns dos quais são constrangedores e dos quais me arrependo, foi doloroso. Definitivamente, devo a algumas pessoas um forte pedido de desculpas”, disse Dan.

A série ajudou a trazer a questão da segurança das crianças para o primeiro plano da indústria do entretenimento. De acordo com o The Wrap, desde os anos cobertos por Quiet on Set, a Nickelodeon e a Disney instituíram verificações de antecedentes para qualquer pessoa que trabalhe com menores.

A série documental Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil conta com 4 episódios e uma parte bônus com entrevista aos atores mirins da Nickelodeon. Ao longo do documentário são apresentados relatos, que narram uma série de acontecimentos ocorridos durante anos, revelando um ambiente repleto de alegações de abuso, racismo, sexismo, e comportamentos inapropriados, além de histórias exclusivas sobre a presença de predadores infantis nos sets de filmagem.

As entrevistas, complementadas com imagens de arquivo (algumas das quais nunca foram transmitidas), cenas dos programas de TV e comentários das redes sociais, buscam contextualizar e ressignificar muitos momentos dentro dessas séries. A série está disponível na Max.

drake-bell
drake-e-josh
nickelodeon
quiet-on-set
amanda-bynes
chippu-originals

Você pode gostar

titleNetflix

Barbarian: Onde assistir ao melhor filme de terror recente

Com título brasileiro de Noites Brutais, filme de Zach Creeger está de casa nova no streaming

Guilherme Jacobs
2 de maio de 2024 - 2 min leitura
titleSéries e TV

Doctor Who: Guia definitivo para assistir a nova temporada

Veja tudo sobre a série chega em 10 de maio ao Disney+

Matheus Rodrigues
1 de maio de 2024 - 7 min leitura
titleDisney

Timão, Pumba, Scar e Lin-Manuel Miranda: Tudo o que sabemos sobre Mufasa: O Rei Leão

Filme estreia em 19 de dezembro nos cinemas

Alexandre Almeida
29 de abril de 2024 - 4 min leitura
titleFilmes e Cinema

12 melhores filmes no Globoplay para assistir agora

Dos mais casuais aos perfeitos para cinéfilos, esses são os melhores filmes em streaming no Globoplay

Equipe do Chippu
28 de abril de 2024 - 12 min leitura