
Explicado: Quem são os Observadores do filme de Ishana Night Shyamalan?
Produção tem outros mistérios além da identidade dos personagens do título

Notícias
Os Shyamalan, M. Night, o pai, e Ishana, a filha, gostam de um mistério. Se o primeiro moldou sua carreira em torno dos dramas com toques de suspense de O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Sinais, A Visita e o mais recente Batem à Porta, a segunda já sentiu um gostinho na TV com Servant e agora estreia na telona com Os Observadores.
Ishana mostra que tem o DNA da família e coloca uma jovem traumatizada no meio de uma situação tensa: ela se vê presa em uma floresta misteriosa em que precisa passar a noite em um abrigo que tem uma grande janela espelhada. Do outro lado: Os Observadores.
Crítica: Os Observadores tem DNA dos Shyamalan, para o bem e para o mal
Qual o mistério de Os Observadores?
Desde o início vemos que a floresta é habitada por algum tipo de criatura, que ataca um homem enquanto ele tenta escapar. Passamos então a acompanhar a jovem Mina, interpretada por Dakota Fanning, que carrega um trauma e não consegue ter proximidade com ninguém. Ela inclusive se veste como outra pessoa para poder sair durante a noite e não precisar revelar seu verdadeiro nome.
Quando precisa levar um papagaio até outra cidade, Mina fica presa na floresta. Antes de seu carro parar, vemos interferências no rádio e celular, inclusive com imagens de runas antigas aparecendo no visor.
Ela então encontra um grupo formado por outras três pessoas: Madeline (Olwen Fouéré), Ciara (Georgina Campbell) e Daniel (Oliver Finnegan), que vivem escondidos em um abrigo no meio da mata. Lá ela descobre que após o pôr-do-sol, todos devem ficar dentro do abrigo e se mostrar através da gigante janela espelhada para aqueles que estão lá fora. Nenhum deles - aparentemente - sabe como Os Observadores são.
Cada vez que alguém tenta quebrar uma das regras - ficar no abrigo durante a noite, não virar as costas para a janela ou se aproximar das tocas que existem no chão da floresta - os Observadores ficam mais violentos.
Quem são Os Observadores?
Ao contrário do que é esperado em um filme de seu pai, Ishana revela a identidade dos Observadores pouco depois da metade do filme. Eles vão aparecendo aos poucos no filme, mas quando Madeline explica para Mina quem são as criaturas, elas enfim são mostradas.
Os Observadores são changelings e fadas, criaturas centenárias que possuíam asas e magia. Eles viviam em paz com os humanos, até que um conflito os baniu e eles foram aprisionados nas tocas da floresta. Isso tornou os Observadores criaturas mais violentas, se vingando daqueles que encontram por ali. Esse isolamento fez com que eles perdessem suas asas e magia, e passassem a estudar mais os humanos.
Qual a revelação no final de Os Observadores?
A grande revelação final do filme não é o que são Os Observadores, mas sim que um dos humanos do filme é uma das criaturas. Mina, Ciara e Madeline retornam para a cidade após fugir com um barco - Daniel é morto pelos Observadores.
Mina visita o escritório do Professor Kilmartin - o homem que construiu o abrigo na floresta como parte de um estudo - para acabar com todas as informações sobre as criaturas. E é aí que vem a grande descoberta: Madeline está morta há anos, mostrando que aquela que estava no abrigo é uma das criaturas. Ela foi aprisionada por Kilmartin e se vingou dele, transformando-se na imagem da esposa morta.
A reviravolta explica como ela sabia tanto sobre os Observadores, sua história com as pessoas, suas tocas e as regras para permanecer vivo na floresta. Entretanto, Mina descobre que os humanos e as criaturas tiveram filhos juntos e Madeline é de uma linhagem de mestiços e por isso ela pode andar normalmente à luz do dia. Essa proximidade dela também a faz poupar a vida de Mina e Ciara no final, quando finalmente consegue suas asas de volta.
Madeline então passa a viver nas redondezas da cidade, disfarçada e vigiando a vida de Mina.
os-observadores
the-watchers
final-explicado
chippu-originals
ishana-night-shayamalan
Você pode gostar
O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante
Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney
Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Pinguim abraça lado cartunesco - no melhor sentido - em episódio que marca de vez a guerra entre Oz e Sofia - Crítica e Resumo
Série se afasta do drama de máfia para se jogar de vez nos quadrinhos
