O Problema dos 3 Corpos Explicado: Quem são os alienígenas San-Ti?

O Problema dos 3 Corpos Explicado: Quem são os alienígenas San-Ti?

Entenda tudo sobre os alienígenas da misteriosa série da Netflix

Guilherme Jacobs
22 de março de 2024 - 8 min leitura
Notícias

Já batizada por muitos de "a nova Dark" da Netflix, O Problema dos 3 Corpos trata do primeiro contato da humanidade com uma misteriosa raça de alienígenas. A primeira temporada da série, que estreou como a #1 no serviço de streaming, traz algumas respostas sobre a identidade e intenção deles, e outras são reveladas nos livros do escritor Cixin Liu, que servem de base para a adaptação.

Aqui, vamos tirar as principais dúvidas sobre esses alienígenas. Quem eles são? O que eles querem? Para isso, teremos que entrar em spoilers da série, e mencionar alguns spoilers de histórias do universo expandido de O Problema dos 3 Corpos. Não falaremos sobre o final dos outros livros, que devem ser adaptados nas próximas temporadas.

Para um texto totalmente sem spoilers, clique no link acima e leia nossa crítica. Agora, é hora de falarmos sobre ETs! Mas antes de tratar dos extraterrestres, precisamos falar sobre o título da série. O que é o Problema dos 3 Corpos?

O que é o Problema dos 3 Corpos?

O título da série, do primeiro livro da trilogia de Liu, faz referência a um problema de física e mecânica que surge ao tentar entender o movimento e velocidade de três corpos gravitacionais de acordo com as leis de Newton e a lei de gravitação do universo. Essencialmente, não há resposta "normal." É comum ver as pessoas associando esse problema ao caos porque não é possível prever um número finito de soluções possíveis.

Em resumo, diferente de equações que conseguem prever com precisão o movimento de dois corpos gravitacionais, não se pode escrever uma fórmula que explique 100% o movimento de três (ou mais) corpos gravitacionais no espaço. Há variáveis demais nesse problema para que ele seja previsto.

E como isso se manifesta na série? Justamente com o planeta dos alienígenas. Este é exatamente o problema que o jogo de realidade virtual visto na série apresenta para os jogadores, e essa impossibilidade é o que os impede de encontrar uma resposta definitiva.

Você pode ver mais sobre isso no vídeo abaixo (ative as legendas em português clicando na engrenagem e selecionado a opção correspondente):

Quem são os alienígenas de Os Problemas dos 3 Corpos?

Chamado no livro de Trissolarianos, e na série de San-Ti ("três corpos" em chinês simplificado), os alienígenas habitam num planeta que faz parte de um sistema solar com três estrelas. Esses corpos gravitacionais, então, deixam a órbita do planeta imprevisível, e a sobrevivência deles é, portanto, dificílima. Eles tem tecnologia mais avançada que os seres humanos porque existem há mais tempo, mas demoram muito mais para progredir do que nós porque suas sociedades frequentemente entram em extinção.

Em algumas eras, o planeta gira em torno de um sol com tranquilidade. Então, a força gravitacional de outro sol o puxa, e ele fica perto demais da estrela, sofrendo com temperaturas altíssimas. Em outros cenários, o planeta fica distante de todas as três estrelas, e cai num frio insuportável. Essencialmente, a vida ali beira o impossível, e os San-Ti só sobrevivem por causa de algumas características especiais.

problema-3-corpos-explicado2

Como são os alienígenas de O Problema dos 3 Corpos?

Os San-Ti não aparecem na primeira temporada de O Problema dos 3 Corpos. Eles estão a caminho da Terra, e viajando na velocidade da luz, mas só chegarão aqui em 400 anos. Ainda assim, recebemos algumas pistas sobre suas características, e alguns materiais extras revelam até como deve ser sua aparência.

Alguns dos cenários vistos no jogo de realidade virtual realmente aconteceram com os San-Ti. Assim, sabemos que eles são capazes de se desidratar totalmente e entrar num estado de suspensão para sobreviver os períodos de calor extremo. Quando os San-Ti falam que "se um deles sobrevive, todos sobrevivem", eles estão fazendo referência a isso. Além disso, eles não tem contexto para a mentira, ou sarcasmo. Isso acaba beneficiando os humanos. Se algo for perguntado para os San-Ti, você pode ter certeza que a resposta foi honesta.

Além disso, os San-Ti tem uma espécie de super consciência. A espécie inteira compartilha pensamentos. Isso afeta a reprodução deles. Machos e fêmeas se fundem num só corpo, que depois é dividido entre vários filhos, todos com as memórias de ambos San-Ti pais.


Como é a aparência dos alienígenas de O Problema dos 3 Corpos?

Quanto a aparência dos aliens... bom, aí temos menos certezas. Os livros nunca os descrevem explicitamente. Temos apenas pistas. Sabemos que seus corpos são refletivos, e eles não são nada parecidos com humanos. Num livro derivado chamado Redemption of Time, não escrito por Liu, e cujo status como cânone não é garantido, os San-Ti, ou Trissolarianos, são descritos como criaturas semelhantes a insetos, do tamanho de um grão de arroz.

Isso faria a forma como eles "xingam" os humanos de insetos ser, no mínimo, irônica. Mas novamente, o livro não é cânone. Cixin Liu prefere deixar isso em nossa imaginação. A teoria de que eles são do tamanho de insetos é bem popular, contudo.


Por que os os alienígenas de O Problema dos 3 Corpos estão vindo para a Terra?

A resposta, claro, é porque a Terra é um ambiente muito mais amigável à vida do que seu planeta. Os Trissolarianos, ou San-Ti, querem tomar nosso planeta para eles mesmos e parar de viver nesta imprevisibilidade fatal. Para fazer isso, eles enviaram à sua frente duas unidades de Sophon, supercomputadores que podem ficar do tamanho de prótons mas também capazes de expandir.

problema-3-corpos-explicado3

Os Sophon são os responsáveis por impedir a capacidade dos humanos de continuar estudando ciência, física, química e qualquer outro elemento de exatidão. Num nível molecular, eles atrapalham o funcionamento de todo acelerador de partículas, mas estes supercomputadores também podem vigiar toda a humanidade e realizar feitos como o apagar das estrelas no episódio 1 da série (essencialmente, uma grande ilusão).

Os Sophon são importantes porque, por mais que os San-Ti sejam mais avançados que os humanos, nossa tecnologia e ciência supera a deles na velocidade de desenvolvimento. Nos impedindo de observar o universo ou ter certezas na ciência, e matando cientistas geniais, eles esperam nos manter no estado que estamos. Do contrário, a Terra teria a vantagem na guerra 400 anos no futuro.

E como isso se resolve? Aí, meu caro leitor, você lê os livros, ou espera por mais temporadas.

explicado
o-problema-dos-3-corpos
netflix
db-weiss
david-benioff
alexander-woo
chippu-originals

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Parthenope reflete e se perde na beleza de sua protagonista

Celeste Dalla Porta está apaixonante no novo filme de Paolo Sorrentino

Guilherme Jacobs
22 de maio de 2024 - 7 min leitura
titleNetflix

Stranger Things: The First Shadow mostra origem de Vecna em primeiro trailer

A peça teatral se passa alguns anos antes dos eventos de Stranger Things

Bruna Nobrega
22 de maio de 2024 - 3 min leitura
titleFilmes e Cinema

Marcello Mio brinca com metalinguagem em família

O filme é estrelado por Chiara Mastroianni em homenagem ao pai, Marcello Mastroianni

Guilherme Jacobs
22 de maio de 2024 - 4 min leitura
titleFilmes e Cinema

Anora combina Cinderela e Joias Brutas para gerar risadas e muita ansiedade

Filme de Sean Baker encontra em Mikey Madison a protagonista perfeita

Guilherme Jacobs
21 de maio de 2024 - 8 min leitura