Pieces of a Woman - Crítica do Chippu

Pieces of a Woman - Crítica do Chippu

Drama estrelado por Vanessa Kirby tem uma das aberturas mais impactantes de filmes nos últimos anos

Guilherme Jacobs
9 de janeiro de 2021 - 7 min leitura
Notícias

Capturar fisicalidade em filmes é um desafio. O sentimento de que algo tem peso ou requer esforço é algo totalmente associado ao tato, um sentido impossível de se comunicar perfeitamente através de áudio e vídeo. As vezes, porém, você encontra uma produção que chega perto o suficiente para causar reações quase físicas. Pense em filmes de ação violentos do cinema indonésio, como Operação Invasão, que frequentemente nos dão vontade de fechar os olhos. É uma sensação parecida que acontece nos primeiros 30 minutos de Pieces of a Woman.


Para falar desse filme, precisamos falar do grande evento que define da história de Martha (Vanessa Kirby) e Sean (Shia LaBeouf). Ele acontece antes mesmo do título do longa aparecer na tela e nunca é tratado como spoiler, mas se você quer ter uma experiência totalmente pura, guarde esse texto para depois. O evento em si é uma tragédia. Uma noite que devia ter sido motivo de alegria se torna um pesadelo que acompanhará esse casal como uma tornozeleira por um longo tempo.


É hora do parto caseiro da filha de Martha e Sean. São 30 minutos sem cortes passeando pela casa do casal enquanto eles, aos poucos, percebem que chegou a hora de parir a menina que eles tanto aguardam. O roteiro de Kata Wéber e a direção de Kornél Mundruczó - um casal na vida real que já passou por uma perda enorme - alcançam seu ápice nesta abertura, combinando movimentos de câmera dinâmicos e cativantes com diálogos e mudanças de clima que tornam esses preciosos momentos algo verdadeiramente memorável e cheio de emoções. Tensão, alívio, preocupação, incerteza, alegria e, por fim, tristeza.


A bebê de Martha vive apenas alguns momentos. O suficiente para algumas fotos após o parto até que sua respiração para e o impensável acontece. Imediatamente, sabemos que a vida das três pessoas no quarto nunca mais será a mesma. Isso inclui o casal principal e a parteira Eve (Molly Parker), cujas decisões na noite serão levantadas contra ela em casos judiciais ao longo do filme. Eu namoro uma recém-formada em medicina. Ela está interessada em se especializar na área de gineco-obstetrícia mas uma das razões pelas quais sente ansiedade em entrar neste campo é por médicas dessa categoria serem constantemente processadas. Nunca compreendi 100% essa preocupação, e acho que nunca irei (afinal não serei eu lá), mas Pieces of a Woman certamente me ajudou a entender.


O começo do longa é pura arte. É a combinação perfeita de direção, fotografia, roteiro, atuação e história para gerar na audiência uma sensação singular e intensa. O tipo de coisa que te deixa animado para ver se o resto de Pieces of a Woman consegue manter essa excelência dramática. Infelizmente, a resposta é não.


Apesar de não se desfazer completamente, o roteiro de Wéber cai em melodrama familiar e previsibilidade constantemente, e a direção de Mundruczó perde muito do dinamismo - a não ser em outro plano-sequência que acontece durante um almoço em família dramático - e muito da energia que me deixou esvaziado emocionalmente após a abertura se dissipa.


Ao invés, por exemplo, de investigar o estado interior de Martha e o de Eve, Pieces of a Woman escolhe seguir linhas narrativas cansativas como a forma como Sean lida com a perda de sua filha. LaBeouf se entrega completamente ao papel e mostra sua capacidade de atuação novamente, mas seu personagem trilha um caminho muito previsível que inclui seu retorno ao álcool, perda de intimidade e infidelidade. Suas cenas nunca deixam de ter uma qualidade “B”. É com ele, também, que o filme trabalha dois enredos que podiam ter sido removidos do roteiro, uma tensão econômica entre ele e a mãe de Martha, Elizabeth, (Ellen Burstyn, deliciosamente detestável) e seu caso com a advogada Suzanne (Sarah Snook), responsável por processar a parteira.


Martha ainda é a dona do filme. A atuação de Kirby adiciona à personagem uma profundidade que não existe no papel. O roteiro parece mais interessado em explorar dramas não resolvidos entre ela e Elizabeth com cenas que não mostram a mesma nuance emocional que a atriz principal, uma das favoritas ao Oscar, traz com si. Kirby expressa mil coisas com seu andar. Com seus olhos. Seu silêncio. É uma pena que Mundruczó e Wéber não nos deixam ver mais do tumulto interior que a protagonista está vivendo, escolhendo mostrar da maneira mais óbvia para a audiência que ela sente falta de sua filha (Martha constantemente se pega observando outras meninas com seus pais, e sua estranha obsessão com maçãs é explicada de maneira apelativa) e não dando a Kirby a oportunidade de flexionar mais seus músculos.


Também é frustrante ver a história de Eve completamente abandonada até o fim do terceiro ato de Pieces of a Woman. A conexão entre a parteira e a mãe, em seus poucos momentos juntas, é fascinante e cheia de potencial, mas ela não é explorada até a conclusão do filme, que para ser justo, é bem satisfatória, dando à Martha e à audiência uma catarse necessária.


Pieces of a Woman é importante. Poucos filmes tratam da perda de uma criança. Apesar de não explorar bem a conexão direta entre essa tragédia e o estado emocional da mãe que passou fisicamente pela experiência, as atuações principais, com destaque para Vanessa Kirby, temperam a história com mais profundidade do que o roteiro apresenta, resultando em duas horas que, no mínimo, vão marcar você. Particularmente em seus 30 minutos iniciais. Esses, você jamais esquecerá.


Nota: 3/5

guilherme-jacobs
netflix
oscar
premiados
crítica
review

Você pode gostar

titleCríticas

Steve Martin: Documentário grandioso da Apple mostra lenda da comédia com bem-vinda vulnerabilidade

Com duas partes e mais de três horas, filme sobre a vida de Steve Martin foi lançado no Apple TV+

Guilherme Jacobs
29 de março de 2024 - 8 min leitura
titleCríticas

Godzilla e Kong: O Novo Império abraça a loucura psicodélica e, infelizmente, os humanos

Novo filme dos monstros parece ansioso para deixar os humanos de lado, mas seu roteiro insiste em atrapalhar.

Guilherme Jacobs
28 de março de 2024 - 7 min leitura
titleNetflix

Rua Do Medo: Netflix revela elenco de novo filme da franquia, Prom Queen

Em 2021, Rua do Medo ganhou três longas interligados no streaming

Bruna Nobrega
27 de março de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Anatomia de Uma Queda tem Sandra Hüller numa das melhores atuações do ano - Crítica do Chippu

Anatomia de Uma Queda faz paralelos dentro de paralelos para confundir seu espectador sem nunca deixar de apresentar sua história com clareza

Guilherme Jacobs
25 de março de 2024 - 6 min leitura