Pacificador é o cúmulo do absurdo, mas falta a magia de O Esquadrão Suicida

Pacificador é o cúmulo do absurdo, mas falta a magia de O Esquadrão Suicida

Série captura apenas parte do que tornou o personagem divertido

Guilherme Jacobs
14 de janeiro de 2022 - 4 min leitura
Notícias

O humor ácido, afiado e perturbado de James Gunn combinou perfeitamente com O Esquadrão Suicida. Mas, mais especificamente, ele combinou com a interpretação absurda, hilária, detestável e imprevisível do Pacificador de John Cena. O provável vencedor de uma enquete "qual personagem você mais detestou no filme", ele foi odiado por todas as razões certas: seus posicionamentos e falas inacreditáveis, sua caracterização exagerada, e sua eventual virada contra os protagonistas. Ao longo de todo esse tempo, ele providenciou momentos engraçados, mas sempre ficou claro como ele estava alguns degraus abaixo de, por exemplo, o Sanguinário (Idris Elba) em termos morais.


Logo, a escolha do Pacificador como protagonista de uma série própria no HBO Max foi no mínimo ousada e, no máximo, maluca.


Mas, três episódios depois, Gunn e a equipe por trás da série parecem ter concebido um ato de magia. A ideia do Pacificador como alguém capaz de segurar a narrativa como alguém com o qual devemos ter pelo menos um pouco de empatia parecia um absurdo ainda maior do que as crenças do próprio anti-herói. Agora? Eu quero passar mais tempo com ele. A questão é o que será sacrificado para obter isso.


Para conquistar essa difícil missão, o nível do inaceitável na criação do personagem de Cena precisou ser diminuído. Pelo menos uns 10%. Ele não pode parecer mais apenas uma caricatura, uma expressão artística do extremismo cômico, mas sim uma pessoa tridimensional, com interesses, passado, medos e desejos. Em alguns momentos, isso enaltece o tipo de humor visto inicialmente no filme, em outros, a proposta acaba deixando a ideia do Pacificador, como um todo, menos perigosa e interessante.


Quando, por exemplo, vemos mais sobre suas inseguranças, o personagem se torna mais ridículo e o humor é engrandecido. A revelação do quão, francamente, patético, Christopher Smith - nome civil do personagem - é se encaixa muito bem com a abordagem de Gunn. Ver o Pacificador chorando sozinho e tentando esconder isso, incapaz de falar com mulheres sem se mostrar um palhaço ou brincando na floresta com o Vigilante serve para tornar a imagem do ex-Suicida ainda mais engraçada, como piadas que se completam.


Mas quando Pacificador tenta deixar o Pacificador mais compreensível? O resultado é diferente. Não é que essas cenas ou ideias sejam mal desenvolvidas. Cena se mostra surpreendentemente versátil na atuação, entregando um trabalho genuíno quando emoções mais vulneráveis são necessárias, mas elas inevitavelmente tiram um pouco da magia inicial do personagem.


A realidade é que Pacificador, por natureza, se encontrou num beco sem saída. De fato, o personagem como visto em O Esquadrão Suicida jamais sustentaria 10 horas de televisão. A mudança em sua representação era obrigatória para tornar a série aceitável e divertida, mas ver Smith sofrendo porque a Emilia Harcourt da excelente Jennifer Holland não o dá bola instantaneamente retira um pouco do impacto do personagem.


Gunn e equipe merecem crédito por fazerem tudo isso de ótima maneira. Pacificador é a melhor versão possível dessa história, e as cenas de ação seguem com o mesmo nível de criatividade e humor visto no filme do ano passado. O que nos resta saber é: ao fim dessa temporada, ainda será divertido acompanhar esse personagem? Se seu desenvolvimento dramático nunca alcançar os ápices de suas risadas, como olharemos para a série?


Mas uma coisa é certa. A abertura é brilhante.

pacificador
hbo-max
hbo
dc-comics
james-gunn
john-cena

Você pode gostar

titleHarry Potter

Harry Potter | John Lithgow será Dumbledore na nova série

Ator será o responsável por interpretar o diretor de Hogwarts

Igor Pontes e Matheus Ramos
12 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleHBO

Cidade de Deus: A Luta Não Para encerra filmagens da segunda temporada

Matheus Nachtergaele compartilhou a novidade nas redes sociais

Igor Pontes e Matheus Ramos
11 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleHBO

Euphoria | 3ª temporada ganha primeira imagem com Zendaya

Série ainda não tem data para estrear novos episódios

Matheus Fiore e Matheus Ramos
10 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleHBO

The Last of Us | Série da HBO deve durar mais de três temporadas

Criador da série revelou que a série deve continuar por bastante tempo

Igor Pontes e Matheus Ramos
4 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura