Oscar 2023: 15 Prováveis Indicados e Quando Você Pode Vê-los

Oscar 2023: 15 Prováveis Indicados e Quando Você Pode Vê-los

Um guia para conferir os filmes que devem aparecer na maior premiação do cinema

Guilherme Jacobs
14 de setembro de 2022 - 11 min leitura
Notícias


Com o acontecimento dos Festivais de Toronto, Telluride e Veneza, estamos finalmente entendendo os favoritos da temporada de premiação. Está cada vez mais claro quais são os grandes candidatos ao Oscar, e teremos alguns pesos-pesados fortíssimos. Os Fabelmans de Steven Spielberg parece ser o filme a ser derrotado, mas talvez ninguém seja tão unânime como Brendan Fraser para Melhor Atorpor seu trabalho em The Whale, mas há outros grandes lançamentos a caminho, incluindo Babilônia de Damien Chazelle e Ela Disse de Maria Schrader.


Aqui, listamos 15 dos principais filmes que devem ser indicados ao Oscar 2023 nas principais categorias e quando você poderá conferí-los nos cinemas brasileiros ou no streaming.

Armageddon Time (10 de novembro)


armageddon-time


Onde assistir: Cinema

Direção: James Gray

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins), Melhor Ator Coadjuvante (Jeremy Strong), Melhor Atriz Coadjuvante (Anne Hathaway)

Armageddon Time é inspirado na juventude do próprio Gray crescendo no bairro de Queens em Nova York durante a década de 80. A história foca na sua família, a união entre eles, e a ideia do Sonho American. O jovem Banks Repeta interpretará o garoto equivalente a Gray. Anne Hathaway, Jeremy Strong, Anthony Hopkins, Jaylin Webb e Ryan Sell completam o elenco.

Bardo ou Falsa Crônica de Algumas Verdades (17 de novembro nos cinemas, 16 de dezembro na Netflix)


bardo


Onde assistir: Cinemas, depois Netfilx

Direção: Alejandro G. Iñárritu

Categorias Possíveis: Melhor Direção, Melhor Filme Internacional, Melhor Filme

Estrelado por Daniel Gimenez Cacho e Griselda Siciliani, Bardo é escrito por Iñárritu e Nicolás Giacobone, com quem o diretor colaborou em Biutiful e Birdman. Iñárritu - vencedor do Oscar de Melhor Direção duas vezes - descreve o projeto como uma "comédia nostálgica" acontecendo em meio à uma "jornada épica" de um jornalista e documentarista mexicano que retorna para seu país natal no meio de uma crise existencial.

Ela Disse (8 de dezembro)


she-said


Onde assistir: Cinema

Direção: Maria Schrader

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz (Carey Mulligan e Zoe Kazan)

Esta é a aguardada produção sobre o começo do movimento #MeToo e a investigação dos crimes sexuais cometidos pelo megaprodutor de Hollywood, Harvey Weinstein. Carey Mulligan (Bela Vingança) e Zoe Kazan (Doente de Amor) fazem as repórteres do New York Times responsáveis pela matéria que iniciou tudo. Mulligan interpreta Megan Twohey e Kazan faz Jodi Kantor, que juntas investigam o abuso sexual de Weinstein e de Hollywood com jovens mulheres.

Ruído Branco (8 de dezembro nos cinemas, 30 de dezembro na Netflix)


Onde assistir:
Cinemas, depois Netflix

Direção: Noah Baumbach

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator (Adam Driver), Melhor Atriz (Greta Gerwig)

Na história, baseada no aclamado livro de mesmo nome escrito por Don DeLilo, um casal Jack (Adam Driver) e Babette (Greta Gerwig), que lidam com seu medo da morte e seus quatro filhos, são algumas das vítimas de um vazamento químico que deixa nuvens escuras pairando sobre sua cabeça, uma representação física de suas ansiedades pessoais. No elenco também estão Don Cheadle, Jodie Turner-Smith e André 3000 completam o elenco.

Avatar: O Caminho da Água (15 de dezembro)


avatar-2


Onde assistir: Cinema

Direção: James Cameron

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Especiais, Melhor Design de Produção


A história começa 14 anos depois do filme original, lançado em 2009, e Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña) começaram uma família. O foco da narrativa será em seus filhos pré-adolescentes - Spider (Jack Shampion), Neteyam (Jamie Flatters), Lo’ak (Britain Dalton) e Tuktirey (Trinity Bliss). Tanta a continuação quanto Avatar 3 se passarão em grande parte no Oceano de Pandora, apresentando uma tribo de Na'vi que moram nos recifes do planeta, os Metkayina.

Babilônia (19 de janeiro de 2023)


babilonia

Onde assistir: Cinema

Direção: Damien Chazelle

Categorias possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz (Margot Robbie), Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt)


Explorando a transição de Hollywood dos filmes mudos para os talkies nos anos 1920, o filme mostra Diego Calva como um ator cuja carreira em Hollywood está começando a decolar e atuará ao lado de estrelas como os personagens Brad Pitt (Era Uma Vez em... Hollywood) e Margot Robbie (O Lobo de Wall Street). Tobey Maguire (Homem-Aranha), Jean Smart (Hacks), Olivia Wilde (House MD), Max Minghella (A Rede Social), Samara Weaving (Casamento Sangrento), Jovan Adepo (Um Limite Entre Nós) e Li Jun Li (O Exorcista) estão no elenco.

Tár (26 de Janeiro 2023)

Onde assistir: Cinema

Direção: Todd Field

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção, Melhor Atriz (Cate Blanchett)


A história mostra a trajetória de Lydia Tár, primeira regente-chefeu de uma grande orquestra alemã, vivida por Cate Blanchett. Além da atriz principal, o elenco conta com Mark Strong, Noémie Merlant, Nina Hoss, Julian Glover, Allan Corduner, Sophie Kauer e Sylvia Flote. O filme fez sua estreia no Festival de Veneza, que premiou Blanchett como Melhor Atriz.

Os Banshees de Inisherin (3 de fevereiro de 2023)


the-banshees-of-inisherin


Direção: Martin McDonagh

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator (Colin Farrell)


Situado em uma ilha remota na costa oeste da Irlanda, o longa segue os irmãos Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), que se veem em um impasse após este último decidir encerrar a amizade. Padráic não desiste do amigo, mas seus esforços para reatar o relacionamento têm consequências chocantes. Além de Farrell, que venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza e Gleeson, o elenco também conta com Kerry Condon, Barry Keoghan, Pat Shortt, Jon Kenny, Garry Lydon, Sheila Flitton e David Pearse.

Os Fabelmans (9 de fevereiro de 2023)


os-fabelmans


Onde assistir: Cinema

Direção: Steven Spielberg

Categorias possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (Paul Dano), Melhor Atriz Coadjuvante (Michelle Williams)


O filme conta a história do jovem cineasta Sammy Fableman (Gabriel LaBelle), cuja história de vida é inspirada na do próprio Spielberg, em sua infância e adolescência no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, no qual ele descobre um segredo de família e explora como o poder do cinema pode ajudá-lo a entender a verdade. O longa é dirigido e produzido por Spielberg, com roteiro co-escrito por Tony Kushner. Além de LaBelle no papel principal, o elenco também conta com Michelle Williams, Paul Dano e Seth Rogen.

Império da Luz


imperio-da-luz


Onde Assistir: Cinema

Direção: Sam Mendes

Categorias Possíveis: Melhor Direção, Melhor Atriz (Olivia Colman) e Melhor Ator Coadjuvante (Toby Jones), Melhor Fotografia (Roger Deakins)


A trama gira em torno de um cinema antigo no sul da Inglaterra, nos anos 1980. O elenco conta com, Olivia Colman, Michael Ward, Colin Firth, Toby Jones, Sara Stewart e Tanya Moodie. Mendes e o diretor de fotografia Roger Deakins reeditam a parceria de 1917, que rendeu a Deakins seu segundo Oscar. Já o roteiro será o primeiro da carreira de Mendes que ele escreve sozinho. Anteriormente, o diretor assinou 1917 ao lado de Krysty Wilson-Caims.

The Whale


the-whale


Direção: Darren Aronofsky.

Categorias Possíveis: Melhor Direção, Melhor Ator (Brendan Fraser), Melhor Atriz Coadjuvante (Sadie Sink)


The Whale acompanhará a história de um homem de meia-idade obeso, vivido por um ressurgido Brendan Fraser, lutando para se reconectar com sua filha de 17 anos, interpretada por Sadie Sink, após abandonar sua família anos antes. Hong Chau, Samantha Morton e Ty Simpkins completam o elenco do longa. The Whale faz sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza de 2022. É o primeiro trabalho de Aronofsky após Mãe! (2017).

Decisão de Partir (2023)


decision-to-leave


Onde assistir: Cinemas

Direção: Park Chan-wook

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Filme Internacional


Vencedor de prêmios no Festival de Cannes, o filme acompanha um detetive que parte para as montanhas para investigar a morte de um homem, quando conhece a misteriosa viúva da vítima. Tan Wei e Park Hae-il estrelam o filme de Chan-wook, celebrado cineasta sul-coreano mais conhecido pelo suspense de crime Oldboy (2003) e pelo premiado drama A Criada, de 2016.

The Son


the-son


Direção: Florian Zeller

Categorias Possíveis: Melhor Ator (Hugh Jackman), Melhor Atriz (Vanessa Kirby), Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Dern), Melhor Filme


O filme serve quase como uma sequência espiritual de Meu Pai (The Father, em inglês), e também é baseado numa peça escrita pelo próprio diretor Florian Zeller. Hugh Jackman interpreta aqui Peter, um homem ocupado com sua nova esposa Emma (Vanessa Kirby) e seu bebê. Sua vida vira de cabeça pra baixo quando sua ex-esposa Kate (Laura Dern) chega com o filho adolescente, Nicholas (Zen McGrath), que está passando por diversos problemas comportamentais.

Triângulo da Tristeza


triangle-of-sadness


Direção: Ruben Östlund

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Ator Coadjuvante (Woody Harrelson)


A história se passa num iate no qual ricos vão passar suas férias. Por conta da personalidade forte de cada um, dos perigos do alto mar e, claro, de bebidas alcóolicas, a viagem de torna a casa de várias situações inusitadas e incrivelmente absurdas. Harris Dickinson, Charli Dean, Dolly De Leon, Zlato Buric, Iris Berben, Vicki Berlin, Arvin Kananian e Woody Harrelson estrelam o filme vencedor da Palma de Ouro, que não tem previsão de estreia no Brasil ainda.

Women Talking


women-talking


Direção: Sarah Polley

Categorias Possíveis: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante (Frances McDormand, Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley)


Baseado no romance de Miriam Toews, o filme segue um grupo de mulheres em um colônia religiosa isolada, na qual elas tentam manter a própria fé na Igreja viva após uma série de abusos sexuais cometidos pelos homens do local. O elenco conta com Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley, Ben Whishaw, Frances McDormand, Judith Ivey, Sheila McCarthy, Michelle McLeod, Emily Mitchell, Liv McNeil, Kate Hallett, August Winter, Kira Guloien e Shayla Brown.

oscar-2023
oscar
os-fabelmans
babilonia
ela-disse
imperio-da-luz
decision-to-leave
ruido-branco
tar

Você pode gostar

titleOscar

Oscar 2025: Premiação define datas e horários; confira

A Academia definiu dias da premiação e da divulgação dos indicados

Isabella Machado Russo
10 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

EXCLUSIVO: Plano 75, representante do Japão no Oscar 2023, ganha primeiro trailer nacional

O filme japonês estreia em 25 de abril nos cinemas

Bruna Nobrega
9 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleOscar

Oppenheimer: Onde assistir ao grande ganhador do Oscar

Saiba onde você pode ver o filme de Christopher Nolan

Guilherme Jacobs
5 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleNetflix

O Menino e a Garça entrará no catálogo da Netflix Brasil

Ainda não há data de estreia confirmada para o filme

Bruna Nobrega
21 de março de 2024 - 3 min leitura