OSCAR 2021 | Meu Pai e outros 5 filmes que falam sobre Alzheimer e demência

OSCAR 2021 | Meu Pai e outros 5 filmes que falam sobre Alzheimer e demência

Meu Pai é um dos filmes indicados na categoria de Melhor Filme no Oscar 2021

Camila Ferreira
24 de abril de 2021 - 3 min leitura
Notícias

O Oscar 2021 está chegando e com ele, vem o desespero em assistir todos os filmes indicados às categorias principais do evento. Entre eles está Meu Pai, dirigido por Florian Zeller, tendo como trama principal, o Alzheimer e demência.


Meu Pai gira em torno da vida de um idoso que sofre com as confusões de sua própria mente e rejeita qualquer ajuda. Enquanto isso, sua filha tenta lidar com a perda do pai que está vivo, mas cada dia mais longe. O filme é protagonizado por Anthony Hopkins e Olivia Colman.


Este está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator para Hopkins, Melhor Atriz Coadjuvante para Colman, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Design de Produção.


E caso esse seja o seu filme favorito do Oscar, preparamos uma lista com outros longa-metragens com uma premissa parecida e que retratam sobre a doença.


Diário de Uma Paixão

Na década de 40, o operário Noah Calhoun e a rica Allie estão desesperadamente apaixonados, mas os pais da jovem não aprovam o namoro. Quando Noah vai para a Segunda Guerra Mundial, parece ser o fim do romance. Enquanto isso, Allie se envolve com outro homem. Mas quando Noah retorna para a pequena cidade anos mais tarde, próximo ao casamento de Allie, logo se torna claro que a paixão ainda não acabou.


Para Sempre Alice
A Dra. Alice Howland é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em provas a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John, fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia, se aproximam.


Iris
A escritora e filósofa inglesa Iris Murdoch começa a apresentar sinais do mal de Alzheimer, que afetam sua vida e seu trabalho, mas não o amor de seu fiel companheiro.


A Família Savage
Depois de vinte anos sem conversar com o pai, Wendy e Jon recebem a notícia de que sua companheira morreu, e ele não tem como cuidar de si mesmo. Apesar do ressentimento com o pai e entre si, os dois irmãos tentam se adaptar à nova situação.


Longe Dela
Grant e Fiona estão casados há muitos anos, mas Fiona começa a sofrer do mal de Alzheimer e precisa ser internada. Na clínica, Fiona acaba se aproximando de um outro paciente, o que deixa Grant confuso.


O Oscar 2021 acontece, presencialmente, no dia 25 de abril. Ele será transmitido a partir de dois lugares - o tradicional Dolby Theatre e a estação Union Station em LA. Confira aqui todos os indicados ao prêmio deste ano, e veja neste guia onde é possível assistir aos concorrentes a Melhor Filme.

lista
premiados
premiação
oscar
oscar-2021

Você pode gostar

titleProduções Nacionais

De Acquária a Evidências do Amor, relembre os papéis de Sandy no cinema e na TV

Produções de cinema e documentários da GloboPlay, Sandy se aventurou em alguns trabalhos de atriz pelos seus anos de carreira

Isabella Russo
12 de abril de 2024 - 5 min leitura
titleOscar

Oscar 2025: Premiação define datas e horários; confira

A Academia definiu dias da premiação e da divulgação dos indicados

Isabella Machado Russo
10 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

EXCLUSIVO: Plano 75, representante do Japão no Oscar 2023, ganha primeiro trailer nacional

O filme japonês estreia em 25 de abril nos cinemas

Bruna Nobrega
9 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleOscar

Oppenheimer: Onde assistir ao grande ganhador do Oscar

Saiba onde você pode ver o filme de Christopher Nolan

Guilherme Jacobs
5 de abril de 2024 - 3 min leitura