Oscar 2021: Quem é Chloé Zhao, a segunda mulher a vencer Melhor Direção

Oscar 2021: Quem é Chloé Zhao, a segunda mulher a vencer Melhor Direção

Chloé Zhao é a segunda mulher na história do Oscar a ganhar o prêmio

Camila Ferreira
25 de abril de 2021 - 2 min leitura
Notícias

Demorou 13 anos para acontecer, mas finalmente a Academia entregou o prêmio de “Melhor Diretor(a)” pela segunda vez para uma diretora mulher, pelo filme Nomadland. Seu nome é Chloé Zhao, e ela vem fazendo história desde o começo da temporada de premiações.


No final de fevereiro, Zhao foi a primeira mulher asiática a ganhar um Globo de Ouro pela direção de um longa, e a segunda mulher a levar o prêmio. A primeira foi Barbra Streisand em 1984, por Yentl.


Nascida em 1982, ela tinha apenas dirigido dois filmes independentes antes Nomadland, estes eram Songs My Brother Taught Me, de 2015, e Domando o Destino, de 2017. Mas só com o longa vencedor do Oscar conseguiu fazer seu nome na indústria cinematográfica.


Songs My Brother Taught Me é um retrato complexo da vida moderna na Reserva Indiana de Pine Ridge, e explora a ligação entre um irmão e sua jovem irmã, que vão para caminhos separados a fim de redescobrir o significado de casa.


Já Domando o Destino relata a vida de um jovem cowboy que após um acidente fatal na cabeça durante um rodeio, passa a procurar uma nova identidade enquanto descobre o significado de ser um homem no coração da América do Norte. O longa está disponível no Telecine.


E Chloé também ficou conhecida nos últimos tempos por ser a diretora de um dos próximos filmes do Universo Cinematográfico Marvel, Os Eternos, que tem seu lançamento para novembro deste ano.


Nomadland gira em torno da história de Fern, uma mulher de 60 anos que, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna. O longa é estrelado por Frances McDormand.


A edição do Oscar de 2021 ficou marcada pela maior representatividade de minorias, porém, a Academia ainda tem muitas melhorias para realizar. Desde 2015, a campanha #OscarSoWhite começou a circular nas redes sociais, com o intuito de indicar e premiar pessoas não brancas. Finalmente, após seis anos, isso está mudando.

oscar

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

EXCLUSIVO: Plano 75, representante do Japão no Oscar 2023, ganha primeiro trailer nacional

O filme japonês estreia em 25 de abril nos cinemas

Bruna Nobrega
9 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleOscar

Oppenheimer: Onde assistir ao grande ganhador do Oscar

Saiba onde você pode ver o filme de Christopher Nolan

Guilherme Jacobs
5 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleNetflix

O Menino e a Garça entrará no catálogo da Netflix Brasil

Ainda não há data de estreia confirmada para o filme

Bruna Nobrega
21 de março de 2024 - 3 min leitura
titleOscar

Oscar 2024 tem crescimento de 4% na audiência nos EUA, mas não bate 20 milhões

19.5 milhões de espectadores acompanharam a premiação ao vivo nos Estados Unidos

Guilherme Jacobs
12 de março de 2024 - 2 min leitura