
O Senhor do Anéis: Os Anéis de Poder: Quem é Tom Bombadil?
Personagem que foi tirado da trilogia do cinema, aparece pela primeira vez na série do Prime Video

Notícias
Um dos personagens mais marcantes da obra de J.R.R. Tolkien e que ficou de fora da trilogia de O Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, foi Tom Bombadil. Sejamos sinceros, nem todo mundo sentiu falta do personagem e ele não tem uma gama de fãs tão grande assim, mas para quem já leu os livros, Tom sempre será lembrado.
Quando os criadores de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder anunciaram que Tom Bombadil faria parte da série, os fãs foram pegos de surpresa. Além de ser mais um novo personagem a ser apresentado, alguns fãs questionaram se Tom seria algo interessante para a série, já que a grande crítica da primeira temporada foi os diversos focos na história, que tiravam a atenção do principal: a ascensão de Sauron e a criação dos anéis.
Mas como falamos em nossa crítica do quarto episódio, “o charme pacato de Kinnear nos segura na cena” e nos afasta daquela visão de Tom como um obstáculo narrativo fraco em suas respostas, dando uma dinâmica diferente para a jornada do Estranho na história.
Quem é Tom Bombadil em O Senhor dos Anéis?
Não existe uma resposta exata para dizer o que Tom Bombadil é. Alguns dizem que ele seria um Mago Azul, outros que ele poderia até ser o Rei Bruxo de Angmar disfarçado ou uma entidade maligna escondendo sua verdadeira natureza. Mas essas teorias acabam sempre descartadas.
O mais aceito, mesmo que Tolkien pouco tenha falado sobre isso, é que Bombadil seja um dos Ainur, seres angelicais que moldaram a Terra.
Nos livros, sua aparência aos olhos dos Hobbits era a de um velho com rosto enrugado e avermelhado, olhos azuis brilhantes e uma barba castanha. Ele era maior que os hobbits, mas menor que um homem comum. Ele vestia uma jaqueta azul, botas amarelas e um chapéu velho com uma pena na ponta.
Tom Bombadil é ágil e brincalhão, gosta de falar rimando e não parece muito preocupado com está acontecendo na Terra-Média. Nunca dá respostas diretas, quase sempre deixando um outro questionamento para que os outros respondam ou tirem suas conclusões.
Qual a história de Tom Bombadil em O Senhor dos Anéis?
Assim como sua natureza, o tempo em que Tom surgiu na Terra-Média também é incerto. Ele já insinuou que foi o primeiro ser vivo e afirma que já estava lá desde antes de Sauron surgir.
Durante a Primeira e a Segunda Era ele vagou e explorou, acredita-se que ele testemunhou a maioria dos principais eventos e batalhas, o que o coloca diretamente ligado aos acontecimentos de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Ele passou a ser conhecido por muitos nomes, por causa de suas peregrinações. Os Elfos o conheciam como Iarwain Ben-adar - ou velho-jovem sem pai -, os homens o chamavam de Orald e os anões de Forn. Essa falta de informação ou de passagens em branco de Bombadil podem ser exploradas no futuro da série, como a sua relação com a Floresta Velha, espíritos do rio e outros povos.
Já na Terceira Era, Bombadil presenciou a chegada dos hobbits até onde seria estabelecido o condado - algo que Anéis de Poder vem aos poucos apresentando. É nessa Era que conhecemos o personagem em O Senhor dos Anéis, quando Frodo, Sam, Merry e Pippin o encontram em sua jornada fora do Condado. Na verdade, Frodo pede ajuda para Tom, na tentativa de salvar Merry e Pippin do Velho Salgueiro que os aprisionava.
É na casa de Tom que Frodo conta para ele sobre o Um Anel e o permite olhar o objeto. Tom então colocou o Anel em seu dedo, mas ao contrário dos outros, ele não desapareceu e o objeto não teve nenhum efeito sobre ele. Bombadil faz um truque para o anel desaparecer e o devolve para Frodo. Desconfiado, ele coloca o objeto no dedo e Tom diz que consegue vê-lo, mesmo sob o efeito da magia do Um Anel.
Tom Bombadil e o Um Anel
A história de Bombadil em O Senhor dos Anéis não acaba depois de os hobbits conseguirem ir embora. Durante o Conselho de Elrond, em Valfenda, o elfo deu a entender que já conhecia Tom e lembrou dele antes de colocar em pauta se Tom deveria carregar o Um Anel, já que ele parecia ter algum tipo de poder sobre o objeto. Gandalf rapidamente descartou a ideia, dizendo que, em vez de Tom ter poder sobre o Anel, o Anel simplesmente não tinha poder sobre Tom. Ele era imune à sua influência, mas não podia alterá-la.
Para Gandalf, Tom Bombadil poderia simplesmente esquecer ou jogar o objeto fora, já que para ele, teria pouca relevância. Além disso, retornar com o Um Anel para Tom, depois do longo caminho - um mês - pelo grupo, chamaria a atenção de Sauron e Bombadil não teria como mantê-lo escondido por muito tempo.
Após o Um Anel ser destruído, Gandalf passou um tempo com Tom Bombadil e seu nome figurou em poemas de Sam, para que não fosse esquecido.
chippu-originals
o-senhor-dos-aneis
os-aneis-de-poder
prime-video
rory-kinnear
Você pode gostar
Um Pequeno Favor 2 | Filme vai abrir SXSW e recebe data de lançamento
Sequência de Um Pequeno Favor abrirá o SXSW

Nickel Boys | Indicado ao Oscar de Melhor Filme ganha data no Prime Video
Produção conta história de amizade de dois jovens em um reformatório

O Auto da Compadecida 2 ganha data de estreia no streaming
Longa estreou nos cinemas em dezembro

Fallout | Kumail Nanjiani entra para elenco da segunda temporada
Ator deve viver personagem importante da Irmandade do Aço
