Netflix diz que vai cobrar pelo compartilhamento de pessoas porque há "pessoas que podem pagar, mas não pagam"

Netflix diz que vai cobrar pelo compartilhamento de pessoas porque há "pessoas que podem pagar, mas não pagam"

Novo CEO da Netflix explica as razões por trás da medida polêmica

Guilherme Jacobs
20 de janeiro de 2023 - 4 min leitura
Notícias

Em reunião com acionistas na última quinta-feira (19), a Netflix entrou em mais detalhes da medida que colocará em prática para cobrar usuários que compartilham senhas com pessoas de fora de sua residência. Além de oferecer uma previsão de quando isso deve começar, a empresa entrou nas razões por trás da decisão.

Na reunião, além de superar as expectativas de novos assinantes e anunciar a saída do fundador Reed Hastings, a Netflix afirmou que começará a pôr em prática a função de bloquear o compartilhamento de senhas nos EUA até abril deste ano, e depois partirá para outros países.

"Parte disso é motivado por razões econômicas. Parte do que estamos tentando fazer é garantir que estamos sendo ativos e encontrando as faixas de preço corretas, seja em termos de contas individuais ou na adição de um membro extra. E obviamente o plano com propagandas nos dá uma opção mais barata, voltada para o consumidor, nos países em que temos propagandas" disse Greg Peters, que assumiu a posição de co-CEO da Netflix com a saída de Hastings.

Depois, ele deu a segunda razão: "Parte é o que chamamos de compartilhamento casual, que são pessoas que podem pagar, mas não pagam simplesmente porque não precisam, então estão pegando emprestado a conta de outra pessoa. Nosso trabalho é lhes dar um empurrãozinho e criar recursos que deixam a transição para sua própria conta fácil e simples."


Como a Netflix bloqueia o compartilhamento de senhas?

Ao longo de 2022, a empresa fez testes em alguns países para coibir a prática. Uma nova função, chamada "Casas da Netflix", fixa a assinatura em um local físico onde é possível usar o serviço em qualquer aparelho. Para utilizar o serviço em outros locais físicos, seria necessário pagar uma taxa extra.

Nos testes, a Netflix permitiu aos usuários acessar o serviço em seu laptop, smartphone ou tablet enquanto estiver viajando, mas só será possível usar a plataforma numa televisão fora de sua por duas semanas sem pagar a taxa. Esse período grátis só será válido para um local cada ano. Depois, a televisão será bloqueada a não ser que o usuário pague.

Como as Casas são detectadas?

Segundo a Netflix, endereços de IP, IDs de aparelhos e atividade da conta serão usados para determinar as Casas. A Netflix diz que se um usuário usar um aparelho dentro da mesma Casa e receber a mensagem de que excedeu o limite de locais, ele deve conferir se está na mesma conexão de internet dos outros aparelhos ou se há algum VPN ligado.

Atualmente, os termos de serviços da Netflix dizem que é proibido compartilhar senhas com pessoas fora de sua residência. No último ano, a plataforma começou um teste na Costa Rica, Peru e Chile no qual usuários que compartilhavam a senha tinham que pagar uma taxa pelo usuário extra. O preço, em conversão direta, chegava a R$ 15.

A Netflix estima que 100 milhões de residências compartilham senhas com pessoas de outras residências. Destas, 30 milhões estão na América do Norte.

"Parte disso é motivado por razões econômicas. Parte do que estamos tentando fazer é garantir que estamos sendo ativos e encontrando as faixas de preço corretas, seja em termos de contas individuais ou na adição de um membro extra. E obviamente o plano com propagandas nos dá uma opção mais barata, voltada para o consumidor, nos países em que temos propagandas" disse Greg Peters, que assumiu a posição de co-CEO da Netflix com a saída de Hastings

netflix

Você pode gostar

titleNetflix

Joe Manganiello compara Luffy e Crocodile em One Piece: "Parecidos"

Para o ator, Luffy e Crocodile não são tão diferentes assim

Igor Pontes e Matheus Ramos
10 de fevereiro de 2025 - 2 min leitura
titleSéries e TV

Yellowjackets | 3ª temporada ganha novas imagens oficiais; veja

Série é exibida no Brasil no Paramount+ e na Netflix

Matheus Fiore e Matheus Ramos
10 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleNetflix

Larissa: O Outro Lado de Anitta | Documentário Netflix ganha novo trailer e data

Produção chega ao streaming em março deste ano

Matheus Fiore e Matheus Ramos
7 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleNetflix

Dirigir Para Viver | 7ª temporada ganha data de estreia

Novos episódios chegam à Netflix em março

Matheus Fiore e Matheus Ramos
7 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura