
Netflix é notificada por Procon de dois estados após anunciar cobrança pelo compartilhamento de senhas
Ambos Procon-SP e Procon-PR notificaram a empresa, que agora tem 20 dias para responder

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A Netflix será notificada tanto pelo Procon do Paraná quanto pelo Procon de São Paulo por conta da nova política de compartilhamento de senhas. Ambos órgãos querem que a empresa esclareça o funcionamento da cobrança de R$ 12,90 para quem dividir sua assinatura com alguém de fora de sua "residência."
"Em face da elevada quantidade de consultas recebidas pelo Procon-SP em suas redes sociais a respeito de um comunicado da Netflix sobre cobrança adicional por compartilhamento de assinatura, o órgão de defesa do consumidor irá notificar a empresa para prestar esclarecimentos," diz a declaração do Procon-SP. "O objetivo é entender o que, de fato, a Netflix está anunciando aos seus assinantes; se, efetivamente a empresa está adotando um novo critério de cobrança e como funcionará este eventual novo sistema de acesso, além de outras informações relacionadas, para que seja possível analisar, com base em dados concretos, eventuais infrações ao Código de Defesa do Consumidor."
Já o Procon-PR está enfatizando a contradição em limitar o acesso à residência se há como entrar por smartphones e tablets. “O material publicitário da empresa, que inclusive está disponível no seu site, traz frases como 'assista onde quiser', o que induz o consumidor ao erro, pois o mesmo imagina que os perfis podem ser utilizados em qualquer local”, explicou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR (via G1).
Agora, a Netflix tem 20 dias para responder.
COMO FUNCIONA A COBRANÇA POR COMPARTILHAR SENHAS:
Agora, uma conta da Netflix pode apenas ser acessada por usuários que moram na mesma residência. Essas pessoas podem usar o streaming onde quiserem, seja em casa, na rua ou enquanto viajam. No entanto, quem usa a mesma conta em residências diferentes deverá pagar uma taxa extra de R$ 12,90 por mês por assinante extra. A mudança já está valendo.
Para controlar o acesso, a Netflix liberou dois novos recursos: "Transferir um perfil" e “Gerenciar Acesso e Aparelhos”.
Através do primeiro, você pode transferir um perfil inteiro conectado à Netflix para uma nova assinatura, que será paga pela própria pessoa. Já no segundo, é possível ver quais aparelhos estão conectados à sua conta, encerrar a sessão dos aparelhos que não deveriam ter acesso e, se necessário, alterar sua senha.
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