Napoleão: Vanessa Kirby aceitou levar tapa improvisado de Joaquin Phoenix em cena intensa
Em cena intensa entre Napoleão e Josefina, atores combinaram ato de violência
Notícias
Famoso por suas atuações de método, nas quais ele não sai do personagem mesmo quando não está gravando, Joaquin Phoenix mais uma vez decidiu se jogar de cabeça no papel de Napoleão para a cinebiografia do imperador francês. Em cena de discussão com o general, Vanessa Kirby, que interpreta sua esposa Josefina, aceitou levar um tapa do ator de Coringa.
Quando Phoenix e Kirby gravaram ("spoilers" de fatos históricos a seguir) a cena na qual Napoleão e Josefina se divorciam, os dois se deixaram entrar totalmente nos personagens, mesmo que isso significasse sair do roteiro para deixar os momentos surpreendentes e assustadores.
"Nós estávamos usando as palavras reais de seu divórcio na igreja," Kirby explicou à Empire. "Quando isso acontece, você pode fazer uma encenação fiel e ler as falas e ir pra casa. Mas nós queríamos nos surpreender." Para fazer isso, eles tornaram a cena um espaço seguro. O que acontecesse ali, valia.
"Ela disse 'olha você pode fazer o que quiser.' Eu disse 'o mesmo vale pra mim.' Ela disse 'você pode me dar uma tapa, me segurar, me puxar, me beixar, seja o que for,'" lembrou Phoenix, que optou pelo tapa. "Nós nos encorajamos, nos empurramos, nos desafiamos a nos chocar nestes momentos. E foi [o tapa] que saiu disso."
"É a melhor coisa do mundo quando você tem um parceiro criativo e diz 'pronto, tudo é seguro. Eu estou com você. E nós vamos para lugares sombrios juntos,'" concluiu Kirby.
Além de Phoenix, vencedor do Oscar por Coringa, Napoleão conta com Vanessa Kirby (Missão: Impossível - Efeito Fallout) no papel de Josefina Bonaparte, esposa de Bonaparte. Kirby entrou no projeto para substituir Jodie Comer (O Último Duelo), que precisou deixar o projeto por conta de conflitos de calendário.
Ridley Scott (Gladiador, Blade Runner) dirige o filme, que mostrará a vida de Napoleão Bonaparte desde suas origens até a ascensão ao posto de Imperador, pautando tudo no relacionamento conturbado do general com sua esposa Josefina. Edouard Philipponnat (filmes Dragonheart), Matthew Needham (A Casa do Dragão), Youssef Kerkour (Criminal: UK) e Tahar Rahim (Samba) completam o elenco.
Napoleão estreia em 21 de novembro deste ano. O filme será exibido primeiro nos cinemas, em um esforço da Apple para se aproximar de estúdios de cinema. Depois, ele será distribuído no Apple TV+.