Mike Flanagan explica como gravou a nova série da Netflix durante a pandemia sem interrupções

Mike Flanagan explica como gravou a nova série da Netflix durante a pandemia sem interrupções

Criador de A Maldição da Residência Hill concluiu as filmagens de Missa da Meia-Noite sem nenhum resultado positivo para o teste de Covid-19

Irwin Fiuza
17 de dezembro de 2020 - 8 min leitura
Notícias

Mike Flanagan, criador de A Maldição da Residência Hill e cineasta de Doutor Sono, falou ao Collider sobre o processo de filmagem de Missa da Meia-Noite durante a pandemia. As gravações não tiveram nenhuma interrupção ou resultado de teste positivo para o Covid-19.

A nova série da Netflix foi gravada discretamente durante 83 dias em Vancouver. A história é baseada em uma ideia original de Flanagan e se passa em uma comunidade de uma ilha isolada que está passando por eventos milagrosos após a chegada de um jovem sacerdote carismático, porém misterioso. O elenco inclui Zach Gilford, Hamish Linklater, Kate Siegel, Annabeth Gish e Rahul Kohli. Mike Flanagan escreveu e dirigiu cada episódio.

"O teste COVID tornou-se rotina. Uma ou duas vezes por semana, dependendo do departamento, até mesmo testes diários, uma vez que entramos em grandes sequências de interiores. Colocar o cotonete no nariz tornou-se normal. Com o passar do tempo, teríamos debates cuidadosos sobre qual TIPO de cotonete preferíamos.", disse o diretor. Confira o depoimento na íntegra:

"Começamos a preparar esta série em dezembro de 2019. Estávamos a poucos dias das filmagens quando a produção foi encerrada em março de 2020 por causa da pandemia. Nós deixamos nossos sets de pé, largamos tudo e freneticamente levamos nosso elenco e equipe para suas casas quando o bloqueio começou.

Kate [Siegel] e eu fomos os últimos americanos do show a deixar Vancouver, e da janela do avião eu podia ver nossos sets no Parque Garry Point. Eles permaneceriam de pé por meses, à mercê dos elementos, e não tínhamos ideia de quando ou se poderíamos voltar.

Mantive contato regular com o elenco e a equipe durante o confinamento. Quando a conversa se voltou para a retomada da produção, ficou claro que poderíamos ser um dos primeiros programas a tentar isso. Não havia nenhum manual. Este era um território completamente desconhecido.Retomamos a preparação em julho de 2020 e, na verdade, começamos a filmar em 17 de agosto. No momento em que outras produções estavam ganhando as manchetes por “liderar o ataque” e “reativar a produção de Vancouver” no início de setembro, já estávamos filmando silenciosamente por várias semanas.

Nossos protocolos de segurança COVID foram completos, científicos e estritamente aplicados. Nossas precauções valeram a pena - não perdemos um único dia de produção e, ao contrário de muitos outros programas, não fechamos nenhuma vez. Nem uma vez. 83 dias de filmagem, sem interrupção.

O que não quer dizer que não foi angustiante. Equipe ENORME. Dezenas de extras. Mais de 100 pessoas em algumas cenas internas. Foi o maior e mais ambicioso projeto da minha carreira até agora, e descobrir como realizá-lo com segurança se tornou um desafio sem precedentes.

Nosso elenco e equipe demonstraram notável respeito, cuidado e cuidado um pelo outro diariamente, escolhendo proteger um ao outro com seu comportamento, tanto no set de filmagem quanto fora dele. Máscaras KN95, protetores faciais e higienizadores de mãos tornaram-se um estilo de vida diário.

O elenco se adaptou a uma realidade inteiramente nova no set, onde olhou para um mar de rostos mascarados e foram mantidos isolados. Eles só interagiriam com a tripulação na "zona vermelha" ou na "zona de desempenho". A usual emersão na cultura set havia desaparecido.

A equipe trabalhou de perto por meses, sem saber como algumas pessoas eram sob os olhos. Quando víamos alguém trocando a máscara ou bebendo água em uma das cabines de plexiglass da “zona verde” nos arredores do set, ficaríamos surpresos ao ver os rostos uns dos outros.

Mas abraçamos o novo normal. Não prestamos atenção aos rumores de que outras produções estavam sendo mais soltas com seus protocolos, não entramos em pânico se soubéssemos que outros programas estavam tendo casos ou fechando. Nós apenas cuidávamos um do outro e seguíamos nossos protocolos.

Esperava-se que recém-chegados e jogadores do dia aderissem, e o elenco e a equipe garantiam que isso acontecesse. Se alguém optasse por não fazê-lo, não demoraria muito. A grande maioria das pessoas abraçou os protocolos e ficou grata por eles estarem lá.

Valeu a pena. Outras produções começaram a pedir conselhos. À medida que os dias se transformavam em semanas e as semanas se transformavam em meses e continuamos trabalhando, começamos a ver a luz no fim do túnel. Não é apenas que podemos realmente encerrar o show ... podemos realmente encerrar NO PROGRAMA.

E agora, hoje, nós fizemos. Na hora certa, no alvo. O plano que traçamos na primavera passada, que parecia quase impossível em sua complexidade e incerteza, realmente FUNCIONOU. É como se tivéssemos atirado um dardo em junho e, de alguma forma - contra todas as probabilidades - o víssemos atingir o alvo em dezembro.

Esta série tem sido um projeto dos meus sonhos por muitos e muitos anos. É a história mais pessoal que já contei. Tenho relutado em dirigir uma temporada inteira novamente depois de HILL HOUSE, mas estou muito feliz por ter feito neste caso. Eu tenho muita sorte de ter trabalhado com este elenco e equipe.

2020 foi um ano de horrores sem precedentes no planeta Terra. No esquema das coisas, parece que um programa de televisão não importa realmente. Mas me sinto muito sortuda por ter trabalhado com as pessoas incríveis com quem trabalhei e por ter passado por essa experiência com todos eles.

O elenco e a equipe de MIDNIGHT MASS têm um lugar único e permanente de honra em meu coração e memória, e sempre, sempre será. Nunca mais haverá uma produção como esta. Todos nós nos afastamos disso de forma diferente de quando começamos. Nunca foi tão difícil dizer adeus.

Ao meu elenco e equipe: vocês têm minha gratidão, admiração e um respeito que não consigo expressar em palavras. Obrigado por cuidar de si e dos outros. Nunca vou esquecer essa jornada que fizemos juntos. E finalmente, de alguma forma, por causa de cada um de vocês ... isso é um envoltório."

netflix

Você pode gostar

titleNetflix

Wandinha escala Steve Buscemi para segunda temporada

Fontes dizem que ator será o novo diretor da escola Nunca Mais

Alexandre Almeida
16 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleNetflix

Netflix terá nova estratégia para filmes: menos lançamentos, autores e orçamento

Sob Dan Lin, empresa está alterando sua estrutura e organização

Guilherme Jacobs
16 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleNetflix

Bridgerton: Netflix lança trailer oficial da 3ª temporada, assista

Dividida em duas partes, nova temporada começa a ser exibida em maio

Guilherme Jacobs
11 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleNetflix

Tubarão aterroriza Paris em Sob as Águas do Sena, novo filme da Netflix

É sério.

Guilherme Jacobs
9 de abril de 2024 - 2 min leitura