Morre Michael Gambon, ator que viveu Dumbledore em Harry Potter, aos 82 anos

Morre Michael Gambon, ator que viveu Dumbledore em Harry Potter, aos 82 anos

Ator britânico ficou conhecido por viver o professor de Hogwarts nos filmes

Guilherme Jacobs
28 de setembro de 2023 - 1 min leitura
Notícias

Sir Michael Gambon, ator britânico, que teve uma carreira de mais de 60 anos e que interpretou o professor Albus Dumbledore em diversos filmes de Harry Potter, faleceu nesta quinta-feira (28). Ele tinha 82 anos de idade.

"Nós estamos devastados de anunciar a morte de Sir Michael Gambon, um marido e pai amoroso," disse a declaração emitida por um representante da família "O Grande Gambon morreu em paz no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao seu lado, após uma luta contra pneumonia."

"Pedimos que vocês respeitem nossa privacidade nesse momento doloroso e agradecemos suas mensagens de apoio e amor."

Gambon ficou mais conhecido nos últimos 20 anos por ter vivido Albus Dumbledore, um dos professores de Harry Potter em Hogwarts, nas adaptações dos livros de J.K. Rowling produzidas pela Warner Bros. Ele assumiu o papel após a morte do primeiro intérprete de Dumbledore, Richard Harris.

Gambon foi, antes disso tudo, uma lenda do teatro britânico, recrutado pelo lendário Laurence Olivier para ser um de seus pupilos na Companhia Nacional de Teatro nos anos 1960. Ele foi indicado 13 vezes ao prêmio Olivier, e venceu três vezes. Gambon se aposentou do teatro em 2015 por conta de problemas de memória.

No cinema, além de viver Dumbledore, Gambon teve a oportunidade de interpretar outro personagem memorável da cultura pop. Nos anos 1970, a família Broccoli o convidou para viver James Bond, mas Gambon recusou.

Gambon teve uma carreira profundamente premiada, vencendo quatro prêmios BAFTA, o mais prestigiado troféu de cinema e televisão do Reino Unido. O primeiro veio em 1987 por The Singing Detective. Depois, entre 2000 e 2002, ele venceu três vezes seguidas por Filhas e Esposas, Longitude e Perfect Strangers. Todas as estatuetas vieram na categoria de Melhor Ator.

Em 2011, ele foi premiado junto com Colin Firth, Geoffrey Rush e outros atores com o prêmio de Melhor Elenco no SAG Awards para O Discurso do Rei, filme onde ele interpretou o Rei George V. O longa depois ganhou o Oscar de Melhor Filme. Em sua carreira, ele trabalhou com grandes diretores como Wes Anderson (em O Fantástico Sr. Raposo) e os Irmãos Coen (em Ave, César!).

Michael Gambon foi casado durante 40 anos com Anne Miller, mas se separou dela em 2002 quando sua relação extraconjugal com Phillipa Hart, 25 anos mais nova, foi revelada. Ele deixa três filhos: Fergus, que teve com Miller, e Thomas e William, que teve com Hart.

harry-potter
michael-gambon

Você pode gostar

titleHarry Potter

Harry Potter | John Lithgow será Dumbledore na nova série

Ator será o responsável por interpretar o diretor de Hogwarts

Igor Pontes e Matheus Ramos
12 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleHarry Potter

Harry Potter | Atores de Ted Lasso e Duna podem estar em novo elenco

Brett Goldstein e Mark Strong estão na lista para Hagrid e Snape, respectivamente

Pedro Henrique Ribeiro e Matheus Ramos
6 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleHarry Potter

Harry Potter | Paapa Essiedu, de I May Destroy You, é cotado para viver Snape

Ator ficou conhecido, também, por papéis em Black Mirror e Gangs of London

Caio Sandin e Matheus Ramos
4 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleHarry Potter

Harry Potter | Cillian Murphy como novo Voldemort? Ator do original aprova

Ralph Fiennes destacou talento do vencedor do Oscar e achou sugestão excelente

Caio Sandin e Matheus Ramos
3 de dezembro de 2024 - 1 min leitura