Top 15 Melhores Filmes de 2022 e Onde Assití-los

Top 15 Melhores Filmes de 2022 e Onde Assití-los

Das grandes produções como Top Gun e Batman aos indies como Aftersun e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o melhor de 2022 no cinema e streaming

Guilherme Jacobs
16 de dezembro de 2022 - 11 min leitura
Notícias

2020 foi um ano de ficar em casa. 2021 começou um retorno. 2022, apesar das limitações impostas por uma pandemia persistente, ganho um inevitável caráter de retorno aos cinemas. Talvez por isso alguns dos principais filmes (incluindo o #1) de nossa lista de melhores do ano sejam sobre espetáculo, sobre a grande tela e seu poder. Vimos isso em Top Gun: Maverick, em Não! Não Olhe! e tantos outros. Paralelamente, histórias pequenas e inesquecíveis como Aftersun, e hits indies como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, se mostraram essenciais para entender onde estamos como cultura.

Nesta lista, composta apenas por produções de 2022 lançadas no circuito brasileiro de streaming ou cinema entre janeiro e dezembro, tentamos representar isso tudo. No fim deste post, você pode conferir o Top 10 de cada membro de nossa equipe (listas sem essas regras, que incluem, por exemplo, lançamentos exclusivos de festivais), mas agora, o Chippu apresenta os 15 Melhores Filmes de 2022.

15

Os drones chegaram na vida de Michael Bay, e num ano onde eles foram usados e abusados em outros filmes, ninguém soube filmar com eles como o diretor conhecido por seus exageros e explosões. Numa narrativa em alta velocidade (literalmente) e acompanhado de atuações elétricas de Jake Gyllenhaal e Yahya Adbul-Mateen II, ele lembrou a todos porque é um mestre da ação.

Onde assistir: Telecine

14

A resistência ao fascismo é um tema central das narrativas de Guillermo del Toro, e tem ficado mais e mais visível em seus últimos projetos. Sua versão de Pinóquio, uma animação stop-motion dirigida ao lado de Mark Gustafson, deixa isso mais claro do que nunca, levando a história para a Itáia durante o governo de Mussolini para encontrar novos significados nos temas do clássico conto.

Onde assistir: Netflix

13

Os primeiros 10 minutos de Athena são inexplicáveis. Romain Garvas inicia seu filme sobre uma rebelião violento num complexo habitacional francês com o melhor plano-sequência em anos, redescobrindo o potencial cinematográfico de uma técnica cujo poder se perdeu com o passar dos anos e uso de efeitos especiais. Mais impressionante ainda é que a intensidade não diminui depois disso.

Onde assistir: Netflix

12

Nunca duvide de Big Jim. James Cameron retornou aos cinemas após 13 anos com um filme que enfim justifica sua obsessão por 3D e captura de movimentos. Com uma história bem melhor que a do original e visuais de outro mundo, Avatar: O Caminho da Água é a definição de algo feito por semana, e de quebra temos algumas das melhores cenas de ação recentes. Este é o diretor de Aliens e Exterminador do Futuro 2, afinal.

Onde assistir: Cinemas

11

Perfeitamente controlado, preciso e brutal, X - A Marca da Morte começa como um tipo de filme exploitation no estilo Massacre da Serra-Elétrica. Com o tempo, porém, o diretor Ti West mostra estar criando uma narrativa muito mais calculada e com interesses temáticos interessantes. Chefiando isso tudo está uma atuação fenomenal de Mia Goth.

10

Há uma razão pela qual Matt Reeves é um dos melhores diretores de blockbusters em atividade. Com seu Batman, lado a lado da atuação surtada de Robert Pattinson, o cineasta fez, primeiro, um filme de detetive, uma narrativa noir, e um suspense. No meio disso tudo está uma versão diferente e refrescante do Cavaleiro das Trevas e um vilão verdadeiramente memorável no Charada de Paul Dano.

Onde assistir: HBO Max

9

Vida longa à carne velha. Meditando sobre seu envelhecimento (e o do mundo todo), David Cronenberg fez um filme que entrega tudo que seus fãs queriam como horror corporal, ideias perturbadoras e imagens brutais, e ao mesmo tempo demanda uma análise e reflexão sobre isso tudo, criticando e recontextualizando os temas mais presentes em sua carreira. O resultado é algo deliciosamente macabro.

Onde assistir: MUBI

8

Quanto menos você souber melhor. Junte amigos, espere anoitecer, apague as luzes e divirta-se. Aliás, nem veja o trailer abaixo.

Onde assistir: Star+

7

Robert Eggers, como fez em A Bruxa e O Farol, nos transporta para uma época, lugar e cultura em todos os sentidos de seu filme. O Homem do Norte soa como, se comporta como e parece um poema nórdico, com a precisão simétrica do diretor aliada à brutalidade da atuação central de Alexander Skarsgard transformando a obra num espetáculo visual.

Onde assistir: Google Play, Apple TV e YouTube (aluguel ou compra)

6

RRR é um baquete. No visual, que traz à vida técnicas praticamente exclusivas de anime e animações em outras escolas de cinema, na energia, na música, nas atuações. Este blockbuster indiano está anos luz à frente de tantos grandes filmes ocidentais especialmente pela maneira como o diretor S. S. Rajamouli pinta as cenas de ação. Essa é a melhor maneira de descrever. Este filme tem pinturas em movimentos.

Onde assistir: Netflix

5

O magnum opus de Tom Cruise. Refletindo seu próprio status como estrela de cinema, defensor da experiência teatral e líder responsável por guiar uma nova geração, Cruise e o diretor Joseph Kosinski constroem uma das melhores experiências do ano. Divertido, empolgante e surpreendente emocionante, Top Gun: Maverick é uma egotrip que deu certo, e contém imagens verdadeira inacreditáveis quando decola.

4

Cineastas revisitando sua infância tem sido um tema recorrente nos filmes de autores. Spielberg, Linklater e Branagh fizeram. O que torna Armageddon Time tão especial, porém, é a honestidade (às vezes até polêmica) com a qual James Gray recria seu tempo vivendo em Nova York no começo dos anos 1980, e traça paralelos diretos aos tempos de hoje tocando em temas sensíveis como privilégio, racismo e divisão de classe.

Onde assistir: Em breve em aluguel e compra digital.

3

O melhor filme de multiverso de 2022 foi uma comédia sci-fi que entende o conceito de realidades paralelas como uma maneira de encarar as possíveis rotas que você poderia ter tomado na vida, e entender que se preocupar com isso não tem sentido. Daniel Scheinert e Danial Kwan usam a protagonista vivida por Michelle Yeoh para nos guiar numa viagem incrível e divertida, e no processo revivem a carreira de Ke Huy Quan com o que pode ser a melhor atuação do ano.

Onde assistir: Prime Video (a partir de 24 de fevereiro)

2

Aftersun, a estreia diretorial de Charlotte Wells, entende o poder narrativo presente nas gravações borradas de uma câmera digital primitiva, com pixels desfigurando rostos e ruído dando textura à pele, e vê uma beleza melancólica nas dimensões limitadas de uma polaroid, nas informações deixadas de fora pelo enquadramento. Paul Mescal e Frankie Coiro partem nosso coração nessa linda e simples narrativa de pai e filha.

1

Não! Não Olhe é um filme sobre o que Hollywood, e nossa sociedade ocidental por inteira, apaga. Negros, polêmicas e até mesmo animais são jogados debaixo do tapete, deixados no esquecimento, enquanto buscamos as imagens mais chocantes, audaciosas e polêmicas, visões empoderadas pela cultura de redes sociais, de TMZ e Reality TV. Um cujo espetáculo sempre se origina em ideias, sempre as reforça e sempre as expressa. Em Não! Não Olhe!, enfim armado com os recursos e escopo dignos de seu talento, o diretor Jordan Peele, Keke Palmer e Daniel Kaluuya, examina o poder e o impacto destes espetáculos grandiosos, quem eles representam, e quem eles esquecem.

Onde assistir: Google Play, Apple TV e YouTube (aluguel e compra)

LISTAS PESSOAIS: A lista acima representa o Chippu como um todo, e foi composta de longas-metragens de 2022 lançados no Brasil no mesmo ano, seja pelo streaming ou cinemas. Confira abaixo a lista pessoal de cada membro da equipe, sem essas restrições. Incluem-se, então, lançamentos de festivais ou filmes que só chegam no Brasil em 2023.

Thiago Romariz

1. Não! Não Olhe
2. Top Gun: Maverick
3. Avatar: O Caminho da Água
4. X - A Marca da Morte
5. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
6. Crimes of the Future
7. Triângulo da Tristeza
8. Ressurreição
9. Noites Brutais
10. Emily the Criminal

Guilherme Jacobs

1. Aftersun
2. Decisão de Partir
3. Não! Não Olhe!
4. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
5. Armageddon Time
6. Triângulo da Tristeza
7. O Homem do Norte
8. After Yang
9. Top Gun: Maverick
10. RRR

Camila Ferreira

1. Red - Crescer é uma fera
2. Top Gun: Maverick
3. O Projeto Adam
4. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
5. Licorice Pizza
6. Elvis
7. Batman
8. Não! Não Olhe!
9. Trem-Bala
10. Bar Doce Lar

Bruno Silva

1. Não! Não Olhe!
2. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
3. RRR
4. Top Gun: Maverick
5. Batman
6. Pinóquio por Guillermo del Toro
7. O Predador - A Caçada
8. Noites Brutais
9. Ambulância
10. O Homem do Norte

Isabella Russo

1. Top Gun: Maverick
2. Red - Crescer é uma Fera
3. Batman
4. Elvis
5. Desencantada
6. Justiceiras
7. O Projeto Adam
8. My Policeman
9. O Menu
10. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

x-a-marca-da-morte
ranking
lista
nao-nao-olhe
batman
o-homem-do-norte
rrr
aftersun
tudo-em-todo-lugar-ao-mesmo-tempo
top-gun
armageddon-time
pinoquio
athena
avatar
crimes-of-the-future
noites-brutais
ambulancia

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Weapons: Novo terror do diretor de Noites Brutais ganha data de estreia para 2026

Filme de Zach Cregger terá Josh Brolin, Julia Garner e Alden Ehrenreich no elenco

Alexandre Almeida
14 de maio de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Planeta dos Macacos: Ranking de todos os filmes

Com a estreia de Planeta dos Macacos: O Reinado, franquia chega ao seu décimo filme

Alexandre Almeida
10 de maio de 2024 - 9 min leitura
titleDC Studios

Batman: Série animada produzida por Matt Reeves ganha data de estreia e imagens

Batizada de Batman: Caped Crusader, animação se passa nos anos 1940 e tem envolvimento de Bruce Timm

Guilherme Jacobs
9 de maio de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Festival de Cannes: 15 filmes imperdíveis na edição 2024

De grandes autores a pérolas escondidas, os filmes que mal podemos esperar para assistir

Guilherme Jacobs
6 de maio de 2024 - 10 min leitura