
Por que a Max vai remover séries da HBO e filmes da Warner?
Coisas como The Last of Us, The Wire, Batman e Matrix estão saindo do catálogo. Ainda vale a pena assinar esse serviço?

Notícias
Não é de agora que a Max tem removido séries da HBO de seu catálogo. A prática começou em agosto de 2022 e já fez algumas vítimas notáveis, em especial Westworld, mas ganhou notoriedade no último fim de semana, quando foi descoberto que títulos aclamadíssimos como Watchmen, Chernobyl, The Wire e Veep sairão da plataforma em 1º de julho. Fica pior: duas semanas depois, no dia 14, o serviço removerá The Last of Us.
A lista de séries é grande, e a de filmes da Warner também. Nas próximas semanas, veremos a saída de clássicos como as franquias Mad Max e Matrix, e até sucessos recentes como o último Batman, no dia 17 de julho. As listas foram notadas por usuários que utilizam apps terceiros (diferente da Netflix, a Max não coloca um aviso de saída em seus títuos), e em resposta ao Chippu, a assessoria do streaming confirmou os principais nomes. Não é um exagero, então, supor que tudo que foi listado vai, de fato, sair do catálogo.
Duas pergunta surgem imediatamente. Por que isso está acontecendo e, mais importante: sem os grandes nomes de Warner e HBO, ainda vale a pena assinar a Max?
Por que a Max vai remover séries da HBO e filmes da Warner?
A resposta simples é, claro, dinheiro. E a resposta completa? Bom, quando a Max foi lançada (como HBO Max), a ideia era semelhante à do Disney+. O conglomerado de mídia WarnerMedia teria uma plataforma com todos os seus filmes e séries. Isso incluía as marcas Warner Bros. Pictures, HBO, DC Comics, Harry Potter e assim vai. Então, depois da fusão da empresa com a Discovery e o surgimento da Warner Bros. Discovery, as coisas começaram a mudar.
O novo CEO, David Zaslav, emplacou uma mudança significativa na estratégia de distribuição de conteúdo em streaming, e a Warner começou a vender os direitos de exibição de seus títulos para terceiros. É por isso que filmes do estúdio apareceram no Prime Video brasileiro, e algumas séries da HBO passaram a entrar na Netflix.
Assim, a Warner recebe uma quantia dos streaming que passam a exibir tais produções, só que nesses casos, os títulos em questão não foram removidos da Max, uma prática que permite que empresa economize no pagamento de residuais por ter esses títulos em seu catálogo. Agora, contudo, Zaslav e sua turma parecem dispostos a vender os direitos de exibição exclusiva para outros lugares. A clássica A Sete Palmos foi uma das séries da HBO que entrou na Netflix ano passado, e é uma das que estão agendadas para sair da Max.
Ou seja, teremos uma série da HBO que só pode ser vista fora da Max. Parece que retirar "HBO" do nome do serviço de streaming foi uma decisão sábia. Não há mais garantia de que os hits do canal, ou os blockbusters da Warner, estarão nesse streaming.
A verdade é que o negócio dos streamings não está dando tanto dinheiro quanto os estúdios querem. A Warner precisou sofrer para finalmente ter alguma espécie de lucro com a Max, e outros como Disney+ ainda nem chegaram lá. Por conta disso, e da queda da bilheteria dos filmes — algo pelo qual os estúdios, e a prática de lançar os filmes em streaming logo depois da estreia nos cinemas, também são culpados — o dinheiro precisa vir de outro lugar. O que estamos vendo mostra que, para Hollywood, exclusividade não vale tanto quanto licenciamento. Isso enfraquece os catálogos.
Ainda vale a pena assinar a Max?
Não será surpresa se The Wire, The Last of Us, Mad Max,, Batman e tudo mais que sairá da Max nos dias a seguir apareça em outros streamings. Se isso acontecer, então algumas das principais marcas que formavam a Max terão sido significativamente afetadas. Por que assinar um serviço vendido como "a casa das séries da HBO e filmes da Warner" se essas coisas não estarão lá? É a mesma questão que a Disney vai enfrentar se licenciar mais produções originais para terceiros, algo que ela já começou a fazer nos EUA.
O apelo de um streaming como Max ou Disney+, plataformas construídas ao redor de um estúdio clássico de Hollywood e das suas grandes marcas, está tanto nas novas estreias quando na profundidade de sua biblioteca: a possibilidade de assistir aos filmes e séries que marcaram época é tão relevante quanto as novidades. Assinar a Max vinha com a promessa de ter acesso aos grandes títulos da empresa que havia lançado o serviço, e essa garantia não existe mais. Para muitos, inclusive para mim, The Wire é a melhor série já feita. O grande feito da HBO. Agora, ela não estará mais no serviço da HBO. Qual o sentido disso?
Claro, a Max ainda vai receber os novos episódios de A Casa do Dragão simultaneamente à exibição na HBO quando a segunda temporada estrear em agosto. No momento, só é possível assistir a Barbie e Duna: Parte 2 lá. Game of Thrones e Família Soprano continuam no catálogo. Mas até quando?
E mais importante, isso é suficiente? Nem toda série da HBO será A Casa do Dragão, e nem todo filme da Warner será Duna, seja em qualidade ou apelo. Vamos mesmo continuar pagando pela Max por conta dos novos capítulos de Industry, ou por lançamentos como Armadilha? Menciono esses dois exemplos com uma razão: eu amo Industy, e Armadilha é um dos filmes que mais quero ver no segundo semestre. Mas para pagar cada vez mais por um serviço como a Max, eu preciso de mais. E você?
hbo
max
the-last-of-us
mad-max
batman
matrix
watchmen
artigo
Você pode gostar
Harry Potter | John Lithgow será Dumbledore na nova série
Ator será o responsável por interpretar o diretor de Hogwarts

Cidade de Deus: A Luta Não Para encerra filmagens da segunda temporada
Matheus Nachtergaele compartilhou a novidade nas redes sociais

Euphoria | 3ª temporada ganha primeira imagem com Zendaya
Série ainda não tem data para estrear novos episódios

Dragon Ball Daima | Toei confirma fim do anime em fevereiro
Último episódio está confirmado para o fim do mês
