Matrix Resurrections: História, elenco e tudo sobre a continuação com Keanu Reeves

Matrix Resurrections: História, elenco e tudo sobre a continuação com Keanu Reeves

Tudo que você precisa saber sobre o quarto filme de Matrix, que chega este ano aos cinemas

Guilherme Jacobs
9 de setembro de 2021 - 5 min leitura
Notícias

Atenção: isso não é uma simulação. Em 2021, nós realmente vamos voltar ao mundo virtual com Matrix Resurrections, quarto filme da franquia de ficção-científica e ação que mudou o cinema em 1999 e nos fez questionar a nossa realidade. O novo longa-metragem de Lana Wachowski, entretanto, é real e está a caminho. Com este guia, o Chippu vai te dizer tudo que você precisa saber antes de tomar a pílula vermelha novamente.


O que é Matrix Resurrections?


Apesar de, à primeira vista, parecer um reboot com parte do elenco original, este filme é uma continuação da trilogia original - Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions - se passando após os acontecimentos nos quais Neo salvou a humanidade da tirania das máquinas, cumprindo seu papel messiânico profetizado pela Oráculo.


A direção é de Lana Wachowski, uma das pessoas responsáveis pela trilogia original. O roteiro é de Wachowski com David Mitchell e Aleksander Hemon. A estreia está marcada para 16 de dezembro nos cinemas brasileiros, chegando ao HBO Max 35 dias depois das telonas.


Qual é a história de Matrix Resurrections?


Eis o que sabemos: Neo (Keanu Reeves) - ou Thomas Anderson, melhor dizendo - está de volta vivendo na Matrix, andando entre pessoas aparentemente normais num mundo aparentemente real, incluindo Trinity (Carrie Ann-Moss), sua antiga amante, agora uma desconhecida. O protagonista tem frequentes visitas a um terapeuta (Neil Patrick Harris) nas quais relata estar tendo visões de um outro tempo, uma outra realidade. Para combatê-las, o doutor prescreve pílulas azuis. Quando uma figura misteriosa, parecendo uma versão mais jovem de Morpheus (Yahya Adbul-Mateen II) começa a revelar a verdade, Neo passa a descobrir quem ele é.



Essa premissa está de acordo com alguns rumores e vazamentos. Se eles forem verdade, Abdul-Mateen II é, de fato, uma versão jovem de Morpheus, revivido através de uma espécie de backup feito na Matrix por Neo. Seria assim, também, que Neo e Trinity voltariam à vida após suas mortes em Matrix Revolutions. Já foi estabelecido na franquia que a Matrix passa por diversos reboots e começa do zero regularmente. É provável, então, que estejamos vendo a mais nova versão desta realidade virtual, mas agora 60 anos depois da trilogia original, sem a cidade de Zion mas com uma sociedade humana que, inclusive, domina algumas máquinas.


Quem está em Matrix Resurrections?


No elenco estão confirmados Keanu Reeves (Neo), Carrie Ann-Moss (Trinity), Jada Pinkett-Smith (Niobe), Daniel Bernhardt (Agent Johnson) e Lambert Wilson (The Merovingian), todos retornando da trilogia original. Outros nomes importantes inclusos são Yahya Abdul-Mateen II, Neil Patrick Harris, Jessica Henwick, Jonathan Groff, Toby Onwumere, Max Riemelt, Eréndira Ibarra, Priyanka Chopra, Andrew Caldwell, Brian J. Smith, Ellen Hollman e Christina Ricci.


Os nomes dos personagens destes novos atores estão sendo mantidos em segredos, mas pelos rumores, Abdul-Mateen II é Morpheus, Patrick Harris será conhecido como O Analista, Henwick seria chamada Bugs e está sendo caçada pelos agentes da Matrix. Ricci, por sua vez, é a presidente de uma desenvolvedora de jogos na qual Neo/Anderson trabalha.


Matrix Resurrections vai ter derivados ou continuações?


O primeiro Matrix rendeu duas continuações diretas, a coleção de curtas animados Animatrix e games que fazem parte do cânone original. Para as Wachowskis, a franquia era um exercício transmídia no qual o universo era desenvolvido a partir de diversas obras.


Por hora, não há nada confirmado sobre sequências ou derivados de Matrix Resurrections. É difícil imaginar, porém, que a franquia pare por aqui.


O que eu preciso ver antes de Matrix Resurrections?


Sem dúvida, a trilogia original é essencial para entender exatamente onde o quarto filme começa. Os três estão disponíveis no catálogo do HBO Max. E já que você vai lá, por que não conferir Animatrix também?

hbo
hbo-max

Você pode gostar

titleHBO

Game of Thrones: Detalhes da série da Rainha Nymeria são revelados

Spin-off é descrito como um épico como a história do Êxodus e Moisés

Alexandre Almeida
23 de abril de 2024 - 7 min leitura
titleHBO

Euphoria: Zendaya não dá garantias sobre 3ª temporada

Atriz e produtora executiva diz que retorno da série vai além de seu controle

Guilherme Jacobs
17 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleSéries e TV

Hacks: 3ª temporada ganha novo trailer; assista

Produção chega ao streaming Max em 2 de maio

Alexandre Almeida
16 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleHBO

Game of Thrones: Série focada em Jon Snow é engavetada pela HBO

Kit Harrington revelou que a continuação de Game of Thrones não está mais em andamento

Guilherme Jacobs
9 de abril de 2024 - 3 min leitura