
Mansão Mal-Assombrada é tudo o que você espera de uma aventura Disney para a família - Crítica do Chippu
O filme, baseado em um brinquedo dos parques da Disney, estreia nesta quinta-feira (27) nos cinemas

Notícias
Depois do sucesso de Piratas do Caribe, a Disney nunca mais desistiu de encontrar mais uma grande franquia de filmes a partir de uma atração original de seus parques. Já tivemos Beary e os Ursos Caipiras (2002), Tomorrowland - Um Lugar Onde Nada é Impossível (2015), Jungle Cruise (2021), e os diretores de Gavião Arqueiro, Bert & Bertie, já estão escalados para um filme baseado na montanha-russa Big Thunder Mountain Railroad.
Mas essa é a primeira vez que um filme sobre uma atração da Disney ganha uma segunda adaptação. A primeira versão de Mansão Mal-Assombrada foi lançada em 2003 e era protagonizada por Eddie Murphy. Baseado na atração de mesmo nome –um brinquedo que te leva em um tour por uma construção com fantasmas, espíritos e outras aparições sobrenaturais–, o filme acompanhava uma família que ficava presa dentro desse casarão.
No entanto, a produção exagerava nas piadas e acabava perdendo o charme aterrorizante do brinquedo –até mesmo se esquecendo de personagens importantes como o Hat Box Ghost e a Black Widow Bride. Esse é um erro que não é cometido na nova versão de Mansão Mal-Assombrada, que estreia nesta quinta-feira (27) nos cinemas brasileiros.
O filme realmente entende a atração em que se baseia e traz todos os elementos para a tela, desde os personagens e cenários, até cenas que se aproveitam do movimento dos carrinhos do brinquedo pela casa. Mas, mais do que isso, o novo Mansão Mal-Assombrada dá uma história com desenvolvimento e que faz sentido naquele contexto.
Aqui, vamos acompanhar Bem (Lakeith Stanfield), um cientista que perde toda a motivação após a morte da esposa. Tudo muda quando ele é chamado, ao lado do padre Kent (Owen Wilson) para ajudar Gabbie (Rosario Dawson) e Travis (Chase Dillon), uma mãe e um filho que se mudaram para uma casa que eles acreditam estar sendo assombrada.
Apesar de ser cético a princípio, Bem aceita o trabalho pelo dinheiro, mas logo é surpreendido por fantasmas que não o deixam mais sair daquele local. Contando ainda com a ajuda da médium Harriet (Tiffany Haddish) e do professor Bruce (Danny Devito), eles precisam entender o motivo da assombração para que possam tentar ajudar aquelas almas e finalmente conseguir sair dali.
Com Owen Wilson e Tiffany Haddish no elenco (que estão ótimos, aliás), o filme obviamente caminha em direção à comédia em muitos momentos, mas sabe dosar para não ser exagerado e perder o elemento assustador. Claro, não esperem grandes sustos, esse é um filme da Disney com classificação indicativa para 12 anos, afinal de contas.
Para dar o clima sem traumatizar crianças, Mansão Mal-Assombrada se aproveita de cenários escuros e aspectos antigos da mansão, caracterizações bizarras para seus fantasmas e a ideia de um grande vilão, Hat Box Ghost (Jared Leto). O grande problema aqui é que apenas a ideia desse grande vilão, inserida na trama através de diálogos e suposições, não convence tanto.
Sem dar spoilers, esse fantasma seria responsável por grandes atrocidades, mas demora tanto para fazer algo durante o filme que fica difícil acreditar na maldade.
De toda forma, o longa-metragem ainda assim consegue criar uma história bem resolvida, que não deixa pontas soltas, e ainda toca em aspectos emocionantes, com uma mensagem importante sobre o luto. É, da forma mais resumida possível, a clássica aventura Disney para famílias.
3,5/5
disney
mansão-mal-assombrada
owen-wilson
tiffany-haddish
rosario-dawson
lakeith-stanfield
chase-dillon
danny-devito
jared-leto
jaime-lee-curtis
Você pode gostar
Branca de Neve | Live-action tem novo pôster com protagonistas
Rainha Má e Branca de Neve se reúnem na nova arte do longa

Branca de Neve deve fazer mais de US$ 60 milhões na estreia
Projeções de bilheteria do filme parecem positivas

Moana 2 estreia nas lojas digitais nesta terça-feira (28)
Filme segue em cartaz nos cinemas e ultrapassou bilhão nas bilheterias

Star Wars | Filme com Rey recebe novo roteirista; veja
Filme focará na Nova Ordem Jedi e no futuro da Saga Skywalker
