Programas de Late Night dos EUA são suspensos após greve dos roteiristas, apresentadores defendem paralisação

Programas de Late Night dos EUA são suspensos após greve dos roteiristas, apresentadores defendem paralisação

Produções de Jimmy Fallon, Seth Meyers e Stephen Colbert estão entre as afetadas

Guilherme Jacobs
2 de maio de 2023 - 3 min leitura
Notícias

Por conta da greve dos roteiristas de Hollywood que começou nesta terça-feira (2), todos os programas de Late Night dos Estados Unidos foram suspensos. Produções como Jimmy Kimmel Live, The Late Show with Stephen Colbert, The Tonight Show starring Jimmy Fallon e Late Night with Seth Meyers não irão ao ar com novos episódios. Os canais de cada programa devem recorrer a reprises para preencher o espaço.

Como esses programas, assim como o Daily Show, são diários, e novos roteiros são feitos todo dia, eles não poderão continuar diante da greve. Programas semanais como o Saturday Night Live, Last Week Tonight with John Oliver e Real Time with Bill Maher também serão impactados, mas decisões específicas sobre suspensão e como seus canias vão preencher a programação serão divulgadas mais perto do fim da semana.

Alguns apresentadores já se manifestaram publicamente a favor dos roteiristas.

Falando na segunda-feira (1º) em seu programa, Seth Meyers se colocou em defesa dos roteiristas. "Eu amo escrever. Eu amo escrever pra televisão. Eu amo escrever pra esse programa. Eu amo que podemos chegar com uma ideia para o que queremos fazer todo dia e trabalhamos nisso a tarde toda e então eu tenho o prazer de chegar aqui [no palco]. Ninguém tem garantia de emprego no entretenimento. Mas querem quem tem empregos, deve haver a garantia de recompensa justa. Eles devem ter um salário justo. Eu acho que isso é uma demanda muito compreensível que foi colocada pelo sindicato. E eu apoio essa demanda."

"Eu não teria um programa se não fosse por meus roteiristas, e eu os apoio inteiramente," disse Jimmy Fallon, que atendeu o Met Gala na última segunda à noite. "Eles merecem um contrato justo e há muita coisa para ajustar.. o que eu puder fazer para apoiar o sindicato, eu também faço parte do sindicato dos roteiristas... eu não poderia fazer o programa sem eles."


ENTENDA A GREVE DOS ROTEIRISTAS

O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso uma

A proposta do WGA pode ser vista na íntegra aqui, assim como as respostas da AMPTP (grupo que representa os estúdios). Em diversos casos, os representantes dos estúdios se recusaram a fazer uma contraproposta e simplesmente rejeitaram os pedidos.

Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.

wga
sindicato-dos-roteiristas
greve-dos-roteiristas
jimmy-fallon
seth-meyers

Você pode gostar

titleSéries e TV

Gilmore Girls | Lauren Graham diz que jamais negará um retorno à série

A atriz interpretou Lorelai Gilmore por sete temporadas

Igor Pontes e Matheus Ramos
5 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleOscar

Barbie, Oppenheimer e Vidas Passadas são indicados a prêmio do Sindicato dos Roteiristas

Barbie concorre em categoria de Roteiro Original; Oppenheimer, em Roteiro Adaptado

Bruno Silva
21 de fevereiro de 2024 - 2 min leitura
titleMercado

WGA vs. Estúdios: Quem 'venceu' a greve dos roteiristas?

Analisando o novo acordo trabalhista entre roteiristas e estúdios de Hollywood, percebe-se que um dos lados saiu por cima

Guilherme Jacobs
27 de setembro de 2023 - 5 min leitura
titleMercado

Greve dos Roteiristas Termina: Entenda o novo acordo da WGA e estúdios

Sindicato dos roteiristas conseguiu aumento salarial e proteções importantes contra inteligência artificial

Guilherme Jacobs
27 de setembro de 2023 - 6 min leitura