Invocação do Mal: Ranking de todos filmes do universo que tem Annabelle e A Freira

Invocação do Mal: Ranking de todos filmes do universo que tem Annabelle e A Freira

Do primeiro Invocação do Mal até agora, rankeamos todos os títulos do universo criado por James Wan

Guilherme Jacobs
8 de setembro de 2023 - 5 min leitura
Notícias

Um dos universos compartilhados mais improváveis e mais bem-sucedidos (pelo menos em bilheteria) dos últimos 10 anos de cinema veio do terror. Criado por James Wan, o mundo que engloba a trilogia Invocação do Mal e seus derivados, incluindo Annabelle e A Freira, já tem 9 filmes, duas trilogias completas e se tornou um dos grandes marcos do cinema de horror hollywoodiano do momento.

Com A Freira 2, que está agora em cartaz nos cinemas brasileiros, o universo de Invocação do Mal ganha mais um capítulo. Mas qual é o melhor? Com o ranking abaixo, que inclui todos os filmes deste mundo,


9. Annabelle

Este filme pode ter transformado a boneca Annabelle num fenômeno no Brasil, mas revisitá-lo nos faz pensar que estamos numa pegadinha. Das atuações à fotografia, o filme original é um fracasso total. Seu visual não tem um pingo de beleza ou criatividade e suas cenas de terror são totalmente mal executadas.

O mais esquecido (e esquecível) filme de toda a franquia, e nem perto de outros longas de terror sobre essa história. Sua existência parece ter como objetivo apenas expandir o universo e tentar estabelecer propostas de crossover e conexões, mas seu desaparecimento da memória coletiva mostra o resultado.

Tirando a boa atuação de Taissa Farmiga, que faz jus ao seu sobrenome (a mãe, Vera, é um dos núcleos da franquia), o filme da Freira mostra que ter um bom monstro nem sempre é suficiente. Sem personagens memoráveis, sustos arrepiantes ou uma boa construção de atmosfera, ele desperdiça a chance que tem com seu conceito.

Superior ao primeiro por ter uma ambientação mais eficaz, mas ainda longe de ser bom. Parece revelar uma falta de criatividade no terror da Freira, e acredita que basta mostrar a imagem dela para nos arrepiar. Combinado com essa falta de poder está a presença de personagens cansativos, com a exceção novamente para a protagonista de Taissa Farmiga.

Longe de ser um grande filme, o terror de David F. Sandberg pelo menos tem um bom senso de lugar, transformando o inesperado ambiente onde o longa se passa em algo palpável. Ainda há a cansativa alegoria do luto, mas algumas sequências são capazes de assustar. Na verdade, a boneca é o quesito menos interessante de toda a obra.

Annabelle 3 entende algo importante. Se você não consegue dar medo, é melhor divertir. O terceiro filme da franquia derivada foca na filha (a já veterana de terror, McKenna Grace) do casal Warren, e funciona quase como um parque de diversões do terror, já que os poderes da boneca fazem cada colecionável mal assombrado já adquirido por Ed e Lorraine vir à vida numa noite onde a menina está sozinha com sua babá.

As propostas são superiores à execução de Invocação do Mal 3, o primeiro filme da linha principal sem a direção de James Wan. A ideia de colocar os Warren contra uma satanista, dando uma adversária humana e não sobrenatural aos heróis, e o contexto de tribunal (the devil made me do it) são suficientes para compensar a execução inconsistente da história e a falta de imagens marcantes.

Assustador, empolgante, divertido e cheio de criaturas inesquecíveis, Invocação do Mal 2 transforma o caso mais famoso dos Warren em algo com peso emocional e riscos palpáveis. James Wan trabalha bem demais o medo não só da Freira, do Crooked Man e outras presenças, como o medo de que algo irreparável pode acontecer com Ed. Há inúmeras cenas de arregalar (ou fechar) os olhos, e há cenas que os deixam marejados. Emoção e terror.

Um blockbuster perfeito de terror. Além de conceber imagens e composições horripilantes, James Wan estabelece em Ed e Lorraine Warren, vividos por Patrick Wilson e Vera Farmiga, personagens instantaneamente carismáticos. Mas não torcemos só por eles. Aqui temos o raro exemplo de um filme de terror onde nos importamos verdadeiramente com o bem-estar da família assombrada. Invocação do Mal alia o horror genuíno a uma excelente condução de narrativa.

invocacao-do-mal
a-freira
james-wan
taissa-farmiga
david-f-sandberg
patrick-wilson
vera-farmiga
annabelle
ranking

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

25 Filmes Imperdíveis Para Ver Ainda em 2024

Longlegs, Coringa: Delírio a Dois, Deadpool & Wolverine, Megalopolis e muito mais ainda em 2024

Matheus Rodrigues
12 de julho de 2024 - 20 min leitura
titleFilmes e Cinema

Invocação do Mal 4 ganha data de estreia; filme será o último da franquia

Última investigação de Ed e Lorraine Warren chega em 2025

Guilherme Jacobs
9 de julho de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

M3GAN vai ganhar derivado com robô amante assassina

SOULM8ATE também será produzido pela Blumhouse e a Atomic Monster, de James Wan

Alexandre Almeida
20 de junho de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

Mad Max: Ranking de todos os filmes e onde assistir

Com a estreia de Furiosa, veja o nosso Top 5 da franquia

Alexandre Almeida
23 de maio de 2024 - 5 min leitura