Homem-Aranha: Ranking de todos os filmes do herói

Homem-Aranha: Ranking de todos os filmes do herói

De Tobey Maguire a Tom Holland, passando por Aranhaverso e pelo Espetcular, qual é o melhor filme do Homem-Aranha?

Equipe do Chippu
2 de junho de 2023 - 6 min leitura
Notícias

Qual é o melhor filme do Homem-Aranha? Dependendo da pessoa, a resposta mudará drasticamente. Em 20 anos, o cinema recebeu nove longas-metragens, sendo oito com atores e um animado, do personagem mais amado dos quadrinhos da Marvel. Entre Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland, Peter Parker já recebeu três encarnações como protagonista de blockbusters gigantes. Não esqueçamos, também, que até Miles Morales tem seus filmes.


Por isso, fazer um ranking de todos os filmes do Homem-Aranha é difícil. Você com certeza vai discordar de nossa ordem, mas essa é a graça. Aproveite e vá no nosso Twitter em @chippuoficial e nos mande sua ordem. Estamos curiosos. Mas vamos lá:


10) O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Nenhum filme live-action do Homem-Aranha tem um Homem-Aranha tão bom quanto esse visualmente. As cenas do herói balançando pela cidade, a física, sua roupa, tudo isso é perfeito. A história? Bom, aí complica. Um roteiro profundamente bagunçado e muito arquitetado para criação de franquia impede o filme de aproveitar bem suas qualidades, como a química entre Andrew Garfield e Emma Stone.


9) Homem-Aranha 3

O roteiro é o grande problema de Homem-Aranha 3. As partes do filme que tratam do Homem-Areia são emocionalmente convincentes, mas tanto o tratamento de Harry Osborn no terceiro ato, como especialmente a presença do simbionte e Venom tornam a conclusão da trilogia de Tobey Maguire muito desfocado. Sua tentativa de malabarismo acaba deixando algumas coisas caírem no chão. O ator principal, porém, segue sendo ótimo e seu Peter é alguém com quem sempre queremos estar, exceto quando ele faz certas danças.

Este merece o crédito por ter a melhor relação amorosa de todos os filmes. Dirigido por um veterano de comédias românticas em Marc Webb, Espetacular Homem-Aranha aproveita, e muito, a química entre Garfield e Stone. Seu vilão, o Lagarto de Rhys Ifans, e algumas decisões da história, são esquecíveis e fracas, mas o coração está no lugar certo.

Apesar de tirar o Homem-Aranha de Nova York e viver muito na sombra de Tony Stark, Longe de Casa é um filme puro de Peter Parker. Preso entre seu desejo de estar com MJ (Zendaya) e a responsabilidade de salvar o mundo do Mistério (Jake Gyllenhaal), o protagonista precisa lidar bastante com sua identidade secreta. Há ótimas cenas de ação aqui, incluindo as ilusões do Mistério e a grande luta final, na qual o sentido aranha brilha.

A nostalgia em volta desse filme é enorme, e ele tem suas qualidades. Maguire faz um bom trabalho quando não cai demais no melodrama, e Willem Dafoe é genuinamente fantástico como Norman Osborn. Kirsten Dunst e James Franco até hoje são as versões definitivas de Mary Jane e Harry. O filme é importantíssimo na história dos heróis no cinema, e viverá sempre em nossos corações.

O primeiro filme de Tom Holland como Peter Parker foi o que mais trouxe a vibe de colégio para o cinema. Peter tem colegas, classes, professores e seu maior inimigo, o Abutre de Michael Keaton, é o pai de seu crush. Quem nunca? Robert Downey Jr. adiciona muita química cômica à narrativa, e Holland se mostra mais do que capaz de ficar no holofote.

Sim, é uma animação, mas Aranhaverso acerta em tudo. Sua história traz temas importantíssimos sobre como o personagem pode ser qualquer um, incluindo um garoto negro do Brooklyn. Visualmente, ele é uma das animações mais dinâmicas, bonitas e impressionantes de todos os tempos, a começar pela presença de outras versões do herói.

Ainda mais visualmente impressionante que seu antecessor, a continuação de Aranhaverso alia o espetáculo de seus vários estilos de animação a uma história que posiciona Miles como alguém tentando se diferenciar de todos os Homem-Aranhas. Entre todos os filmes do personagens, nenhum busca tanto se distinguir quanto esse.

Uma celebração de quem Peter Parker é, esse filme pode ter alguns trechos de roteiro questionável, mas é o mais emocional e ambicioso do herói até aqui. Cheio de cenas inesquecíveis, Sem Volta Para Casa fecha a primeira trilogia com uma carga emocional enorme e traz a melhor atuação do ator até aqui. Isso é tudo que podemos falar sem spoilers.

Talvez o melhor filme de herói já feito. Não há o que reclamar. Maguire é mais confiante e eficaz como Peter aqui, Alfred Molina dá um show como Doutor Octopus, e a história é emocionante, divertida e bem construída. Como esquecer da cena do trem? E o belo trabalho com os tentáculos do Octopus, que foram feitos com efeitos práticos? Só temos elogios.

RANKINGS PESSOAIS: O ranking acima foi feito a partir da mistura do ranking de cada pessoa da equipe do Chippu. Confira abaixo as listas pessoais!

Thiago Romariz
1. Homem-Aranha 2
2. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
3. Homem-Aranha Através do Aranhaverso
4. Homem-Aranha no Aranhaverso
5. Homem-Aranha
6. Homem-Aranha: De Volta ao Lar
7. Homem-Aranha: Longe de Casa
8. O Espetacular Homem-Aranha 2
9. Homem-Aranha 3
10. O Espetacular Homem-Aranha

Bruna Nóbrega
1. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
2. Homem-Aranha Através do Aranhaverso
3. Homem-Aranha
4. Homem-Aranha 2
5. Homem-Aranha No Aranhaverso
6. Homem-Aranha: De Volta Ao Lar
7. O Espetacular Homem-Aranha
8. Homem-Aranha 3
9. Homem-Aranha: Longe de Casa
10. O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro

Guilherme Jacobs
1. Homem-Aranha 2
2. Homem-Aranha Através do Aranhaverso
3. Homem Aranha no Aranhaverso
4. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
5. Homem-Aranha: De Volta ao Lar
6. Homem-Aranha
7. Homem-Aranha: Longe de Casa
8. O Espetacular Homem-Aranha
9. Homem-Aranha 3
10. O Espetacular Homem-Aranha 2

ranking
homem-aranha
marvel
tom-holland
tobey-maguire
andrew-garfield
aranhaverso
chippu-originals

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Quentin Tarantino precisa parar no 10º filme? É o fim?

Diretor abandonou The Movie Critic e vai escrever nova história para encerrar a carreira

Alexandre Almeida
18 de abril de 2024 - 6 min leitura
titleMarvel

Capitão América 4: McLanche Feliz revela visual de personagens e vilão

Primeiro filme de Sam Wilson como o herói estreia em 2025

Alexandre Almeida
18 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Abigail se sustenta em Melissa Barrera, mas não é suficiente

O terror, que também conta com Dan Stevens e Angus Cloud no elenco, chega nesta quinta-feira (18) aos cinemas

Bruna Nobrega
18 de abril de 2024 - 4 min leitura
titleMarvel

Diretores de X-Men 97 querem fazer filme animado dos X-Men

Chase Conley revelou que já tem ideias sobre o que gostaria de fazer na animação

Bruna Nobrega
18 de abril de 2024 - 4 min leitura