Greve em Hollywood pode chegar à industria de videogames

Greve em Hollywood pode chegar à industria de videogames

Sindicato busca proteção contra o uso de inteligência artificial

Mariana Uchôa
1 de setembro de 2023 - 3 min leitura
Notícias

O SAG-AFTRA está em busca de uma aprovação para greve contra empresas de Videogames, de acordo com a Variety. Segundo o site, o sindicato busca melhores condições salariais para os trabalhadores e proteção contra o uso de inteligência artificial. “Mais uma vez enfrentamos a ganância e o desrespeito dos empregadores. Mais uma vez, a inteligência artificial está a colocar os nossos membros em risco de reduzir as suas oportunidades de trabalho. E mais uma vez, a SAG-AFTRA está a enfrentar a tirania em nome dos seus membros", comentou Fran Drescher, presidente da SAG-AFTRA.

Hoje, o sindicato tem contratos a expirar no dia 7 de novembro com as principais fabricantes como, Activision Productions Inc, Blindlight LLC, Disney Character Voices Inc., Electronic Arts Productions Inc.,Epic Games, Inc.,Formosa Interactive LLC,Insomniac Games Inc.,Take 2 Productions Inc.,VoiceWorks Productions Inc., e WB Games Inc. Com a prorrogação do contrato em vigência, as negociações devem ser retomadas no dia 26 de setembro. 

Entenda a greve de Hollywood

O Sindicato dos Atores – que inclui dubladores, atores da TV, do cinema, apresentadores e mais – está pedindo por salários e benefícios melhores, e uma estrutura justa de pagamento residual que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento no número de serviços de streaming e sua popularidade.

Outra preocupação dos atores diz respeito à Inteligência Artificial. Eles temem que possam acabar perdendo não só os trabalhos, mas também o controle da própria imagem por conta disso. Um membro do sindicato explicou ao Deadline que o episódio "Joan é Péssima", da sexta temporada de Black Mirror, é visto como um documentário do futuro pelos atores.

Ao entrar em greve, o Sindicato dos Atores se juntou ao Sindicato dos Roteiristas (WGA) numa paralisação que deve afetar vários setores da indústria de Hollywood. Esta é a primeira greve de atores em 23 anos.

O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou em 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso um acordo não fosse fechado, o que aconteceu.

Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.

greve-em-hollywood
videogames
inteligencia-artificial

Você pode gostar

titleMercado

Taxa sobre Inteligência Artificial é principal impedimento para fim da greve dos atores

Entenda o principal ponto de debate entre os estúdios e os atores de Hollywood

Guilherme Jacobs
7 de novembro de 2023 - 4 min leitura
titleMercado

Greve em Hollywood continua: atores e estúdios suspendem negociações

Paralisação completou 90 dias nesta quinta-feira (12)

Bruno Silva
12 de outubro de 2023 - 4 min leitura
titleMercado

Filha de Robin Williams se pronuncia contra o uso de Inteligência Artificial

Zelda diz que a tecnologia é um monstro Frankensteiniano feito das piores partes da indústria

Mariana Uchôa
2 de outubro de 2023 - 1 min leitura
titleMercado

Sindicato dos Atores e Estúdios anunciam reunião para negociar fim da greve

Paralisação já tem mais de dois meses

Thiago Romariz
27 de setembro de 2023 - 3 min leitura