
Gran Turismo: Diretor revela segredos por trás de cenas de corridas do filme
Em vídeo exclusivo enviado ao Chippu, Neill Blomkamp conta bastidores do longa

Notícias
Em Gran Turismo: De Jogador a Corredor, filme que estreou em 24 de agosto nos cinemas brasileiros, acompanhamos a história real de Jann Mardenborough. Ele realizou o sonho de se tornar um piloto de corridas após vencer uma competição do jogo que dá nome ao filme.
Para trazer a autenticidade necessária para as telas, o diretor Neill Blomkamp contou com filmagens de carros reais em pistas de verdade, além da possibilidade de mostrar o que essas máquinas podem fazer.
“Em um filme como este, às vezes a tentação é fazer tudo digitalmente. Grave alguns planos de fundo, faça carros digitais, coloque seus atores em um ambiente de produção virtual. Mas, neste caso, tudo é real", contou Blomkamp em entrevista concedida ao Chippu pela Sony Pictures. "Quando mostramos um ator dirigindo o carro, eles estão na verdade andando na pista bem perto da velocidade que deveriam”.
Gran Turismo tenta ultrapassar clichês com corridas empolgantes - Crítica do Chippu Os Melhores Filmes Baseados em Games
As pistas que serviram de cenário desta eletrizante obra incluem o Slovakia Ring, na Eslováquia, o Autódromo de Dubai, o Nurburgring, na Alemanha, o Red Bull Ring, na Áustria e o Hungaroring, na Hungria. E no banco do motorista de muitas cenas, Blomkamp tinha uma arma secreta para mostrar a sensação de Jann Mardenborough ao volante: o próprio piloto, que atuou como dublê do ator Archie Madekwe.
Mas a escolha de câmeras também foi fundamental para dar ao público a oportunidade de se imaginar pilotando uma máquina a 320 quilômetros por hora. Em Gran Turismo, foram utilizados drones cinematográficos de visão em primeira pessoa para acompanhar os carros de corrida e dar pontos de vista raramente, ou nunca, vistos antes.
Outra tecnologia empregada durante as gravações do filme foi a câmera Sony Venice 2 com a extensão Rialto, que permite a separação do sensor do corpo da máquina. Desta forma, Blomkamp pôde colocar sua câmera em lugares minúsculos e antes inacessíveis dentro e fora do carro.
“Os protótipos de carros de corrida são espaços apertados”, explicou Blomkamp. “Não é possível colocar um sensor 6K ou 8K de nível cinematográfico em seu interior, para estar com o ator sem filmar através do vidro polarizado – exceto com o Rialto. Se você quer criar uma sensação de intimidade, não há outro jeito.”
A iluminação, fotografia e design de produção também foram peças-chave para trazer realismo para o filme. “Se você fizer uma pausa e olhar para um único quadro, ele nunca deve parecer sintético, excessivamente iluminado, excessivamente saturado ou falso. Tudo é derivado da realidade”, detalhou o diretor.
Assista à entrevista completa:
Gran Turismo: De Jogador a Corredor mostra como Jann Mardenborough (Archie Madekwe), um jogador de Gran Turismo, vence uma competição da Nissan e, por conta de suas habilidades no jogo, se torna um piloto profissional. Jason Hall escreveu o roteiro ao lado de Zach Baylin (King Richard: Criando Campeãs), enquanto Neill Blomkamp (Distrito 9) dirige o filme. Orlando Bloom (Legolas na trilogia O Senhor dos Anéis), Djimon Hounsou (Shazam!) e David Harbour (Stranger Things, Viúva Negra) completam o elenco da adaptação, que está em cartaz nos cinemas.
gran-turismo
sony-pictures
neill-blomkamp
david-harbour
orlando-bloom
archie-madekwe
Você pode gostar
Homem-Aranha 4 ganha data de estreia para 2026
Filme será novamente estrelado por Tom Holland

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Venom: A Última Rodada fecha a trilogia com um ensaio de comoção
Terceiro filme ainda aposta no escracho mas com exagerada timidez

Stranger Things: David Harbour conta que elenco chorou ao ler roteiro do último episódio: 'Melhor que já fizeram'
Temporada final deve estrear em 2025
