Oscar 2024: Como fica a corrida depois do Globo de Ouro

Oscar 2024: Como fica a corrida depois do Globo de Ouro

Saiba quem são os favoritos, e quem são os preocupados, após a primeira grande premiação do ano

Guilherme Jacobs
8 de janeiro de 2024 - 5 min leitura
Notícias

O Globo de Ouro está de volta! Depois de uma noite de vitórias para Barbie, Oppenheimer e Pobres Criaturas e mais, a temporada de premiações está a todo vapor. Até a realização doOscar em março deste ano, teremos prêmios praticamente toda semana, e vamos formar uma boa ideia de quem são os favoritos para o principal evento do cinema hollywoodiano.

As previsões de indicados e vencedores, claro, já existiam, mas começam a ficar mais claras conforme as premiações chamadas de "precursores do Oscar" acontecem, e para muitos o Globo de Ouro é a primeira. Historicamente, essa ideia nem sempre se provou correta; a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), grupo que geria o Globo, tinha poucos membros e nenhuma conexão com a Academia. Agora, o evento está na mão da Penske Media, e com outros votantes em ação.

A julgar pela noite do último domingo (7), onde os vencedores seguiram o esperado e as surpresas (Anatomia de uma Queda, O Menino e a Garça) foram recebidas de forma positiva. Os novos votantes parecem operar mais dentro do óbvio do que o grupo antigo, que sempre nos oferecia alguma decisão estranha.

Só saberemos isso de maneira retroativa. Se, por exemplo, Anatomia de uma Queda garantir uma vaga entre os 10 indicados a Melhor Filme no Oscar, olharemos para o Globo de Ouro como uma prévia. Agora, só é possível especular. Tendo dito isso, eis quem está preocupado, e quem está confiante, depois da premiação:


Confiante: Oppenheimer

oppenheimer

O épico drama histórico de Christopher Nolan já era considerado um favorito, e agora parece inevitável. Após varrer o chão com cinco vitórias, incluindo Melhor Filme de Drama, Direção (Nolan), Ator de Drama (Cillian Murphy) e Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), o líder na casa de apostas disparou. Oppenheimer cada vez mais parece destinado a ter múltiplas vitórias no Oscar. Não se surpreenda se esses quatro prêmios se repetirem no evento da Academia.


Preocupado: Barbie

barbie-cry

Sim, Barbie saiu do Globo de Ouro com duas vitórias, mas uma diz muito mais sobre o talento musical de Billie Eilish e Finneas (Melhor Canção Original) e a outra não dá pra levar a sério. O prêmio inaugural de Conquista Cinematográfica em Bilheteria não significa muito além do óbvio, e de fato Barbie possui a maior bilheteria de 2023. Este momento pareceu desenhado para colocar Margot Robbie e Ryan Gosling no palco, por que a dupla saiu de mãos vazias. Tirando a música, não há garantias de Oscar para a boneca.


Confiante: Anatomia de uma Queda

anatomia

Uma das razões pela qual Barbie está preocupado é porque a Academia decidiu que o filme vai competir na duríssima Melhor Roteiro Adaptado, e não Roteiro Original. Quem vem forte para esta é Anatomia de uma Queda. O francês surpreendeu com a vitória em Melhor Roteiro no Globo de Ouro, e também levou Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. Ele não competirá em Melhor Filme Internacional no Oscar (a França escolheu outro representante), mas tem grandes chances de entrar nos 10 indicados de Melhor Filme, e até de levar outras estatuetas.


Confiante: Pobres Criaturas e Emma Stone

pobres-criaturas-yorgos

Vencedor do Leão de Ouro em Veneza e agora do Globo de Melhor Filme de Comédia, Pobres Criaturas está se materializando como um dos principais filmes da temporada. Ainda é cedo para imaginar alguém tirando os Oscars de Filme e Direção de Oppenheimer, mas claramente há muito apreço pelo filme de Yorgos Lanthimos, e pela melhor atriz de sua geração; Emma Stone. Vencedora de Melhor Atriz de Comédia, Stone só não é franca-favorita para o Oscar por que Lily Gladstone, que levou Melhor Atriz de Drama por Assassinos da Lua das Flores, ainda está no páreo.


Preocupado: Maestro e Bradley Cooper

maestro

Não só a grande aposta da Netflix para o Oscar saiu de mãos abanando, como Bradley Cooper pareceu nem existir no Globo de Ouro. Talvez o produtor, astro e diretor de Maestro tenha mesmo exagerado em suas participações midiáticas. Cooper é a pessoa mais esforçada na campanha pelo Oscar, mas na noite do Globo de Ouro, ele ficou escanteado.

oscar
globo-de-ouro
barbie
oppenheimer
pobres-criaturas
anatomia-de-uma-queda
maestro
artigo
chippu-originais

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Robert Downey Jr: 7 melhores filmes do ator de Homem de ferro

História do ator ficou marcada pelas polêmicas, mas grandes filmes fizeram parte de antes, da sua volta e do ápice da carreira.

Alexandre Almeida
17 de abril de 2024 - 8 min leitura
titleMarvel

X-Men 97 faz revelação importante no episódio 6; entenda

Após devastação do quinto capítulo, série traz mais surpresas para os fãs

Guilherme Jacobs
17 de abril de 2024 - 6 min leitura
titleFilmes e Cinema

Guerra Civil Explicado: Por que os EUA estão em guerra no filme?

Entenda o que causou a nova guerra civil americana no filme da A24 com Wagner Moura

Alexandre Almeida
15 de abril de 2024 - 9 min leitura
titlePrime Video

Fallout Explicado: Como o final da 1ª temporada conecta a série com os jogos

Entenda por que a 2ª temporada da série deve ter ligação com um dos games da franquia

Guilherme Jacobs
15 de abril de 2024 - 6 min leitura