Francis Ford Coppola homenageia William Friedkin: 'Perdi um companheiro muito amado'
Diretor de O Poderoso Chefão está em luto pela morte do diretor de O Exorcista
Notícias
O diretor de O Poderoso Chefão e Apocalpyse Now, Francis Ford Coppola, se juntou aos milhares em luto por William Friedkin, lendário cineasta por trás de O Exorcista e Operação França que faleceu esta semana aos 87 anos. No Instagram, Coppola prestou homenagem ao amigo.
"William Friedkin foi meu primeiro amigo entre os cineastas da minha geração e eu estou em luto porque perdi um companheiro muito amado," Coppola disse. "Suas conquistas no cinema são extraordinárias e únicas. Ele é o único colega que conheço cujo trabalho realmente salvou a vida de um homem (com o filme The People vs. Paul Crump)."
Coppola continua: O trabalho de Billy representa verdadeiros marcos do cinema, uma lista que nunca será esquecida; certamente Operação França, O Exorcista e O Comboio do Medo, mas todos os seus filmes estão vivos com sua genialidade. Sorteie qualquer um deles e você ficará apaixonado. Sua personalidade amável e resmungada era uma capa para um homem gigante, lindo, brilhante e simpático. É muito difícil entender que eu nunca mais vou desfrutar de sua companhia, mas pelo menos seu trabalho preencherá o espaço."
Uma das grandes vozes da Nova Hollywood nos anos 1970, Friedkin foi, junto com Francis Ford Coppola, John Frankenheimer, Brian De Palma e outros autores da época, um dos grandes responsáveis por moldar a imagem do cinema norte-americano moderno.
Friedkin foi duas vezes indicado ao Oscar de Melhor Diretor. Primeiro, quando venceu em 1972, pelo suspense policial Operação França, estrelado por Gene Hackman. Em parte por ter dirigido o que é para muitos a melhor perseguição de carros já vista no cinema, Friedkin ajudou o filme a obter um enorme sucesso na época, mas seu grande blockbuster veio logo depois, com O Exorcista, pelo qual também foi indicado ao prêmio, desta vez perdendo.
O Exorcista foi um fenômeno até então sem precedentes, arrecadando mais de US$ 500 milhões mundialmente, se tornando o filme de terror mais influente de todos os tempos, e um dos mais premiados. A adaptação do livro homônimo de William Peter Blatty virou uma grande franquia cujo próximo filme, O Exorcista: O Devoto, chega este ano.
Este ano, Friedkin retornaria à telona com um último filme: The Caine Mutiny Court-Martial. O filme tem Kiefer Sutherland no papel principal e terá sua estreia mundial no Festival de Veneza deste ano, que começa no fim do mês.
William Friedkin foi casado com a âncora Kelly Lange e com as atrizes Lesley-Anne Down e Jeanne Moreau. Ele deixa pra trás sua quarta esposa, Sherry Lansing, e dois filhos.