Barbie: Todos os segredos e referências que você pode ter perdido durante o filme

Barbie: Todos os segredos e referências que você pode ter perdido durante o filme

O filme da boneca, dirigido por Greta Gerwig, traz vários easter eggs de outros clássicos do cinema e do próprio universo da Mattel

Bruna Nobrega
22 de julho de 2023 - 8 min leitura
Notícias

[Atenção: este post contém spoilers de Barbie, continue lendo por sua conta e risco]

Em uma entrevista ao Letterboxd, a diretora Greta Gerwig listou 33 filmes que inspiraram o visual e o roteiro de Barbie. Alguns títulos, de forma mais aparente, outros, de maneira sutil.

Além disso, o filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, que acabou de chegar aos cinemas, ainda traz referências à cultura pop e à própria história da boneca. É tanta coisa que você pode até perder um detalhe ou outro.

Por isso, o Chippu reuniu aqui 15 segredos, referências e easter eggs que estão escondidos em Barbie.

1- 2001: Uma Odisseia no Espaço


Desde o primeiro teaser, Greta Gerwig já mostrou como

Stanley Kubrick

inspirou o filme. Na cena inicial de Barbie, várias meninas destroem suas bonecas após a aparição da Barbie original assim como os primatas faziam após o surgimento do misterioso monólito no longa de 1968. Em ambos os casos, a aparição serve como um marco de evolução na sociedade.


2- As próprias Barbies



O modo como Margot Robbie aparece caracterizada na cena inicial faz referência à primeira Barbie, criada em 1959. Várias roupas que a personagem usa durante o filme são peças que realmente são vendidas para as bonecas, incluindo o macacão dourado que ela usa na hora da festa.

Todas as Barbies que aparecem no filme também existem enquanto bonecas e, assim como o filme ressalta, algumas saíram de linha, como a Midge (a Barbie grávida), a Skipper que cresce (que aumenta o peito quando mexe o braço) e a Barbie Vídeo (que tem uma câmera e uma tela instaladas nela).


Assim como as Barbies, vários Kens apresentados no filme também são bonecos lançados pela Mattel. Entre as aparições especiais estão o Ken do Brinco Mágico, que ficou conhecido pelo tamanho do colar que usa no pescoço, o Ken Sugar Daddy, que é dono de uma cachorrinha chamada Sugar, e, claro, o Allan (Michael Cera), conhecido como o amigo do Ken.

4- A saia voando


Em um breve, mas significativo momento, Greta Gerwig faz Barbie segurar sua saia que quase levanta quando ela sai do andar mais alto de sua casa e vai até o carro, assim como Marilyn Monroe faz na icônica cena do metrô no filme O Pecado Mora ao Lado, de 1955.


Mais um filme na lista de Gerwig tem uma clara referência no filme. O grande número musical ao som de Dance The Night Away, da Dua Lipa, com todas as Barbies e Kens fazendo uma apresentação coreografada é uma homenagem ao clássico da era disco estrelado por John Travolta.


A grande aventura da Barbie parte da seguinte decisão proposta pela Barbie Esquisita: ela pode escolher o salto alto rosa e continuar a viver a vida normalmente, ou pode escolher a rasteirinha, que vai mostrar ‘a verdade’. Troque os sapatos pelas pílulas azul e vermelha e você tem Matrix.

7- O Mágico de Oz



Quando Barbie passa pelas ruas de Barbielândia cumprimentando as outras moradoras, é possível ver pôsteres dos diferentes personagens de O Mágico de Oz pendurados no cinema da cidade. A jornada da protagonista até o Mundo Real também pode ser uma metáfora da caminhada de Dorothy pelo caminho de tijolos amarerlos.

8- Troca de gerações



No Mundo Real, Barbie tem uma cena fofa com uma senhorinha sentada no ponto de ônibus. Barbie diz que ela é linda e a mulher responde que sabe. Apesar de muitas especulações apontarem que esta seria Barbara Handler, filha da criadora da boneca, Ruth Handler, ela é, na verdade, Ann Roth, figurinista de 91 anos e vencedora do Oscar, que é amiga de Greta Gerwig.


A escalação de Will Ferrell como o CEO da Mattel pode ser ainda mais significativa se a gente se lembrar de um dos papéis mais marcantes de sua carreira como o Elfo em Um Duende em Nova York. No filme, ele é um ser mágico, que sai de uma terra perfeita para uma cidade grande onde não se encaixa muito bem. Parece familiar?

10- Warner Bros. Discovery


A Warner escondeu algumas referência a si mesma durante o filme. Enquanto observamos os executivos em reunião no último andar da Mattel, podemos ver ao fundo um prédio que simboliza o estúdio. Em outro momento, um funcionário comenta que a Warner Bros. já está escalando atores para um filme sobre o Ken.


Desde Jurassic Park, cada cineasta que foca em um espelho retrovisor com a mensagem de aviso “Objetos no espelho estão mais próximos do que parecem” sabe exatamente o que está fazendo. E foi isso que Gerwig fez durante a perseguição de carro da Mattel atrás da Barbie, no carro da Gloria (America Ferrera).

12- O Iluminado


Essa referência é até mencionada por Sasha (Ariana Greenblatt) após Barbie e Gloria perceberem ao mesmo tempo que ela era a boneca com quem a mulher estava brincando. As duas falam juntas e têm um momento de conexão assim como Danny Torrance e Dick Halloran.


Em uma das piadas mais engraçadas do filme, a Barbie Escritora –após sair do transe que a deixou com a mente presa no Reino do Ken– diz: “Eu não conseguia entender porque estava tão obcecada pela Liga da Justiça do Zack Snyder.”

14- O Poderoso Chefão


Seguindo a mesma referência, O Poderoso Chefão também é um dos filmes usados para fazer referência à mentalidade dos Kens. Durante o plano das Barbies para retomar o controle da Barbielândia, uma delas pede a um dos Ken para assistir ao filme e ouve um longo discurso sobre a importância da obra de Francis Ford Coppola.


A cena musical da guerra dos Kens na praia não só é icônica, como traz várias referências aos musicais da Era de Ouro de Hollywood, especificamente ao número Broadway Melody, de Cantando na Chuva.

barbie
greta-gerwig
margot-robbie
ryan-gosling
chippu-originals
barbenheimer
america-ferrera
cantando-na-chuva

Você pode gostar

titleOscar

Fim do Cinema: Em defesa do final de Babilônia

Com uma montagem passeando pelas eras do cinema, Damien Chazellle celebra seus feitos e prediz sua morte

Guilherme Jacobs
15 de julho de 2024 - 10 min leitura
titleHBO

A Casa do Dragão: Qual é o plano de Rhaenyra? Entenda a Semeadura

Saiba como Rhaenyra e Jacaerys pretendem encontrar mais domadores de dragões

Guilherme Jacobs
15 de julho de 2024 - 3 min leitura
titleHBO

A Casa do Dragão: Destino de Aegon, tirania de Daemon e novo plano de Rhaenyra marcam quinto episódio

Capítulo foi marcado pelas consequências da batalha dos dragões em Pouso das Gralhas e prepara terreno para a segunda metade da temporada

Alexandre Almeida
14 de julho de 2024 - 11 min leitura
titleFilmes e Cinema

25 Filmes Imperdíveis Para Ver Ainda em 2024

Longlegs, Coringa: Delírio a Dois, Deadpool & Wolverine, Megalopolis e muito mais ainda em 2024

Matheus Rodrigues
12 de julho de 2024 - 20 min leitura