Festival de Veneza seleciona filme brasileiro Sem Coração para edição 2023

Festival de Veneza seleciona filme brasileiro Sem Coração para edição 2023

Nara Normande e Tião dirigiram o longa-metragem, que é produzido por Kleber Mendonça Filho

Guilherme Jacobs
25 de julho de 2023 - 3 min leitura
Notícias

O filme brasileiro Sem Coração, dirigido e escrito por Nara Normande e Tião, foi selecionado para a mostra Horizontes, parte do Festival de Veneza, e fará sua estreia mundial no evento, que começa em agosto na ilha do Lido. Uma coprodução entre Brasil, França e Itália, o filme conta como um de seus produtores o diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, responsável por Bacurau e mais recentemente Retratos Fantasmas.

A historia se passa no verão de 1996, no litoral do Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de se mudar para Brasília, onde irá estudar. Então, ela descobre a história de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" (Eduarda Samara) por conta da cicatriz em seu peito, e começa a sentir uma atração por essa misteriosa garota.

“A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos," disse Normande. "Alagoas é um estado pouco retratado no cinema brasileiro, um estado com muitas camadas, onde a beleza contrasta com as complexidades políticas e sociais. Foi muito especial ter voltado aos lugares da minha infância para filmar essa história com uma equipe extremamente talentosa."

"Fico muito feliz com a seleção de Sem Coração em Veneza," adicionou Tião. "Fico feliz também com o trabalho que foi desenvolvido durante esses anos por uma equipe muito aguerrida e talentosa que deu tanto ao filme. Pessoas do Recife, de Maceió e de várias cidades do Brasil, da França, Itália. Poder apresentar esse trabalho em um lugar que foi a origem de todos os festivais é especial. O filme tem temas universais e elementos bem locais que falam sobre a complexidade do nosso país, de lugares muito bonitos e ao mesmo tempo violentos, enquanto acompanhamos as jornadas de alguns adolescentes e suas transformações em um verão que vai ficar pra sempre em suas vidas."

Além de Maya de Vizq e Eduarda Samara, completam o elenco do filme: Alaylson Emanuel, Maeve Jinkings, Kaique Brito, Eules Assis, Erom Cordeiro, Ian Boechat, Lucas da Silva e Elany Santos.

Sem Coração faz parte de uma badalada seleção para o Festival de Veneza deste ano, que também conta com novos filmes de David Fincher, Michael Mann, Wes Anderson, Sofia Coppola, Bradley Cooper e Ryûsuke Hamaguchi, entre outros.

O 80º Festival de Veneza acontece entre 30 de agosto e 9 de setembro na ilha do Lido, em Veneza. O diretor Damien Chazelle (La La Land) vai presidir o júri da edição 2023. Veja a seleção completa clicando aqui.

sem-coracao
nara-normande
tiao
festival-de-veneza
keleber-mendonca-filho
maya-de-vicq
eduarda-samara

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

O Brutalista: Mostra SP exibirá filme vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza

Longa terá apenas duas exibições durante a Mostra

Pedro Sobreiro
2 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleProduções Nacionais

Ainda Estou Aqui: Premiado em Veneza, filme de Walter Salles ganha cartaz nacional

Longa será exibido na Mostra SP

Pedro Sobreiro
13 de setembro de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

O Quarto ao Lado: Novo filme de Pedro Almodóvar ganha pôster e será exibido no Festival do Rio

Festival acontece de 3 a 13 de outubro, no Rio de Janeiro

Pedro Sobreiro
9 de setembro de 2024 - 2 min leitura
titleProduções Nacionais

Ainda Estou Aqui: Filme de Walter Salles é o favorito da crítica em Veneza

Filme concorre ao Leão de Ouro

Pedro Sobreiro
6 de setembro de 2024 - 3 min leitura