
Brasil terá três filmes no Festival de Cannes 2023, incluindo novo longa de Kleber Mendonça Filho
O cearense Karim Aïnouz vai competir pela Palma de Ouro e a dupla formada pelo português João Salaviza e pela paulista Renée Nader, vai participar da mostra Un Certain Regard.

Notícias
O cinema brasileiro voltou com tudo para a Croisette. A seleção do Festival de Cannes deste ano foi divulgada nesta quinta-feira (13), e três filmes brasileiros foram confirmados como parte do maior evento do cinema internacional. Estes são os novos filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), do cearense Karim Aïnouz (A Vida Invisível) e da dupla formada pelo português João Salaviza e pela paulista Renée Nader.
Para o recifense Kleber Mendonça Filho, essa é a quarta ida para Cannes. Seu novo filme é o documentário Retratos Fantasmas, que estará fora de competição. O "filme se passa no centro do Recife, no passado e agora, entre o Cinema Veneza, em duas pontes e o Cine São Luiz," disse o cineasta brasileiro, que esteve em Cannes no festival paralelo Quinzena dos Realizadores de 2005 com Vinil Verde, e em competição pela Palma e Ouro com ambos Aquarius e Bacurau. "Uma honra e uma alegria," ele concluiu.
Mendonça Filho não vai disputar a Palma de Ouro dessa vez, mas o Brasil também está na competição pelo prêmio com Firebrand, de Aïnouz. Um drama histórico e sue primeiro trabalho em inglês, Firebrand acompanha o curtíssimo casamento entre o notório rei inglês Henry VIII e sua sexta e última noiva, Catherine Parr. Jude Law e Alicia Vikander vão, respectivamente, interpretar os monarcas, e Sam Riley (Maligno) e Eddie Marsan (Ray Donovan) também estão no elenco. Aïnouz já foi múltiplas vezes para a Croisette, mais recentemente em 2019 com A Vida Invisível, que venceu o prêmio Un Certain Regard.
Falando na mostra Un Certain Regard, é lá que está o terceiro filme brasileiro, A Flor de Buriti. Dirigido pelo casal Salaviza e Nader, que venceu essa mesma categoria em 2018 com Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, ele foi feito na terra indígena da Kraholândia, onde vivem os Krahô. Foi lá que a dupla gravou seu último filme. A proposta do longa metragem é acompanhar os últimos 80 anos deste povo, incluindo o massacre de 1940 cometido por dois fazendeiros locais e o tempo durante a Ditadura Militar.
O Festival de Cannes 2023 acontece entre 16 e 27 de maio na Riviera Francesa. O diretor sueco Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro, vai presidir o júri da competição.
Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese om Jesse Plemons, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, assim como Indiana Jones e a Relíquia do Destino, com o retorno de Harrison Ford, estarão no evento fora de competição, diferente do aguardado Asteroid City, novo filme dirigido por Wes Anderson com Tom Hanks, Scarlett Johansson e Tilda Swinton no elenco que vai competir pela Palma de Ouro.
festival-de-cannes
karim-ainouz
joao-salaviza
renee-nader
retratos-fantasmas
firebrand
jude-law
alicia-vikander
a-flor-de-buriti
kleber-mendonca-filho
Você pode gostar
Skeleton Crew | Jude Law fala sobre diferença entre Star Wars e Harry Potter
Nova série do universo criado por George Lucas estreia hoje no Disney+

Animais Fantásticos | Jude Law Quer Voltar a Interpretar Dumbledore no Cinema
Ator revela desejo de estar em um quarto filme da franquia

The Last Day: Wagner Moura fará filme com Alicia Vikander e Victoria Pedretti
Longa marca a estreia de Rachel Rose na direção

The Order: Jude Law caça supremacistas no trailer do novo filme de Justin Kurzel
Elenco tem Nicholas Hoult e Tye Sheridan
