Brasil terá três filmes no Festival de Cannes 2023, incluindo novo longa de Kleber Mendonça Filho

Brasil terá três filmes no Festival de Cannes 2023, incluindo novo longa de Kleber Mendonça Filho

O cearense Karim Aïnouz vai competir pela Palma de Ouro e a dupla formada pelo português João Salaviza e pela paulista Renée Nader, vai participar da mostra Un Certain Regard.

Guilherme Jacobs
13 de abril de 2023 - 3 min leitura
Notícias

O cinema brasileiro voltou com tudo para a Croisette. A seleção do Festival de Cannes deste ano foi divulgada nesta quinta-feira (13), e três filmes brasileiros foram confirmados como parte do maior evento do cinema internacional. Estes são os novos filme de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), do cearense Karim Aïnouz (A Vida Invisível) e da dupla formada pelo português João Salaviza e pela paulista Renée Nader.

Para o recifense Kleber Mendonça Filho, essa é a quarta ida para Cannes. Seu novo filme é o documentário Retratos Fantasmas, que estará fora de competição. O "filme se passa no centro do Recife, no passado e agora, entre o Cinema Veneza, em duas pontes e o Cine São Luiz," disse o cineasta brasileiro, que esteve em Cannes no festival paralelo Quinzena dos Realizadores de 2005 com Vinil Verde, e em competição pela Palma e Ouro com ambos Aquarius e Bacurau. "Uma honra e uma alegria," ele concluiu.

Mendonça Filho não vai disputar a Palma de Ouro dessa vez, mas o Brasil também está na competição pelo prêmio com Firebrand, de Aïnouz. Um drama histórico e sue primeiro trabalho em inglês, Firebrand acompanha o curtíssimo casamento entre o notório rei inglês Henry VIII e sua sexta e última noiva, Catherine Parr. Jude Law e Alicia Vikander vão, respectivamente, interpretar os monarcas, e Sam Riley (Maligno) e Eddie Marsan (Ray Donovan) também estão no elenco. Aïnouz já foi múltiplas vezes para a Croisette, mais recentemente em 2019 com A Vida Invisível, que venceu o prêmio Un Certain Regard.

Falando na mostra Un Certain Regard, é lá que está o terceiro filme brasileiro, A Flor de Buriti. Dirigido pelo casal Salaviza e Nader, que venceu essa mesma categoria em 2018 com Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, ele foi feito na terra indígena da Kraholândia, onde vivem os Krahô. Foi lá que a dupla gravou seu último filme. A proposta do longa metragem é acompanhar os últimos 80 anos deste povo, incluindo o massacre de 1940 cometido por dois fazendeiros locais e o tempo durante a Ditadura Militar.

O Festival de Cannes 2023 acontece entre 16 e 27 de maio na Riviera Francesa. O diretor sueco Ruben Östlund, vencedor de duas Palmas de Ouro, vai presidir o júri da competição.

Killers of the Flower Moon, de Martin Scorsese om Jesse Plemons, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, assim como Indiana Jones e a Relíquia do Destino, com o retorno de Harrison Ford, estarão no evento fora de competição, diferente do aguardado Asteroid City, novo filme dirigido por Wes Anderson com Tom Hanks, Scarlett Johansson e Tilda Swinton no elenco que vai competir pela Palma de Ouro.

festival-de-cannes
karim-ainouz
joao-salaviza
renee-nader
retratos-fantasmas
firebrand
jude-law
alicia-vikander
a-flor-de-buriti
kleber-mendonca-filho

Você pode gostar

titleStar Wars

Skeleton Crew | Jude Law fala sobre diferença entre Star Wars e Harry Potter

Nova série do universo criado por George Lucas estreia hoje no Disney+

Matheus Fiore e Matheus Ramos
2 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleHarry Potter

Animais Fantásticos | Jude Law Quer Voltar a Interpretar Dumbledore no Cinema

Ator revela desejo de estar em um quarto filme da franquia

Matheus Fiore e Leo Bahia
14 de novembro de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

The Last Day: Wagner Moura fará filme com Alicia Vikander e Victoria Pedretti

Longa marca a estreia de Rachel Rose na direção

André Zuliani
25 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

The Order: Jude Law caça supremacistas no trailer do novo filme de Justin Kurzel

Elenco tem Nicholas Hoult e Tye Sheridan

Alexandre Almeida
10 de outubro de 2024 - 1 min leitura