Falcão e o Soldado Invernal - Episódio 3: Crítica do Chippu

Falcão e o Soldado Invernal - Episódio 3: Crítica do Chippu

Qual o custo de super-heróis?

Guilherme Jacobs
2 de abril de 2021 - 8 min leitura
Notícias

O texto a seguir contém spoilers para "Mercador do Poder", o terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal


Qual o custo de super-heróis? Sabemos que no mundo real, onde eu e você existimos, há um preço a pagar para se te poder e normalmente quem o paga não é a mesma pessoa comprando. Seja através das nações conquistando mais territórios indígenas na era do colonialismo ou dos fundamentos norte-americanos estabelecidos nas costas de escravos negros, a humanidade não desassocia o progresso da exploração.


Então, por que seria diferente com superpoder? "Mercador do Poder", o terceiro episódio de Falcão e o Soldado Invernal mostra isso. Ele levanta o tapete para mostrar toda a poeira por trás da construção de um novo supersoldado. Quando Dr. Dr. Abraham Erskine (Stanley Tucci) criou a fórmula em O Primeiro Vingador, ele escolheu Steve Rogers (Chris Evans) como seu recipiente usando a seguinte frase: "Um homem forte que sempre conheceu o poder, pode perder o respeito por esse poder. Mas um homem fraco conhece o valor da força e conhece o valor da compaixão." O Capitão América do Marvel Studios era interessante por seu posicionamento contra o governo e seus sistemas. Ele não foi seduzido pela ultravigilância da SHIELD em O Soldado Invernal e sabia o que General Ross (William Hurt) queria com os acordos de Sokovia em Guerra Civil.


Não a toa, em Guerra Civil também conhecemos o Barão Zemo (Daniel Brühl). Seus caminhos são tortos, mas ele acredita no que defende e entende o risco de ter seres com habilidades sobrehumanas andando por aí, especialmente quando elas se tornam símbolos. Ele é, nesse episódio, o responsável por guiar Sam (Anthony Mackie) e Bucky (Sebastian Stan) pelos bastidores dos superpoderes, pelo mercado negro por trás de fórmulas para aumentar a força, velocidade e estamina das pessoas, e pelo tipo de pessoa capaz de acumular dinheiro, status e influência com isso.


O trio, após uma sequência de absurda engraçada e divertida na qual Zemo escapa da prisão, vai para a nação fictícia de Madripoor, uma ilha no sudeste da Ásia onde não há leis e pessoas como o misterioso Mercador do Poder que dá nome ao episódio se tornam reis. Lá encontramos Sharon Carter (Emily VanCamp), agora uma vendedora de peças de arte raras e caríssimas, mas distante de sua família e nação por ter roubado o escudo do Capitão América em Guerra Civil. Ela, também, pagou o preço.


Esse episódio é o melhor argumento para o posicionamento anti-heróis de Zemo. O Barão aproveita cada oportunidade possível para mostrar como símbolos supostamente puros tais quais o escudo que Steve carregava deixam por trás uma trilha de sangue e corpos. Cientistas da Hydra cujos pecados são desconsiderados pela CIA na hora de obter a fórmula de Erskine, supersoldados negros que, como seus antecessores escravos, foram pisoteados pelos EUA no nome do avanço bélico e político.


Sam entende esse custo. Seus antecessores são os mesmos de Isaiah (Carl Lumbly). Em um certo momento do episódio, Zemo veste o Falcão com uma roupa extravagante para passá-lo como um mafioso africano, o Vingador diz esstar vestido como um cafetão e o Barão responde que apenas nos EUA um homem negro com um senso de moda seria considerado algo assim. Cada vez mais o personagem de Mackie está percebendo que o que tornava o escudo bom não eram as cores da bandeira presentes em seu metal, mas o homem o segurando.


Agora, o escudo está nas mãos de um homem ordenando seus soldados a não darem aos alvos tempo para respirar, alguém que acredita em "os fins justificam os meios" e pronto para resolver as coisas na violência. Qual o custo disso?


Karli (Erin Kellyman, que entrevistamos exclusivamente!) também está na busca por poder e ganhando cada vez mais audácia. Com a morte do cientista de Madripoor responsável pela nova fórmula do supersoldado, ela sabe que os Apátridas agora tem mais influência, afinal se o Mercador do Poder quiser recuperar aquilo no qual ele gastou tanto recurso, não pode simplesmente matar Morgenthau e seus aliados. O poder, entretanto, está subindo à cabeça dela, que nesse capítulo mata pela primeira vez pessoas inocentes (bom, não inocentes nos olhos dela, com certeza).


Os filmes da Marvel nos mostram apenas o topo do iceberg. Assim como ver uma história de ação de soldados americanos defendendo seu país contra terroristas numa guerra, eles, em sua maioria, tem lados bem definidos e claros (Pantera Negra serve como exceção comprovando a regra), mas Falcão e o Soldado Invernal está mostrando o que há por trás disso tudo. Assim por trás dos corajosos soldados dos EUA há um governo procurando oportunidades de explorar o Oriente Médio, por trás da existência dos Vingadores há sistemas e pessoas se beneficiando de um mundo no qual é possível segurar helicópteros.


Não menciono Pantera Negra por nada. "O Mercador do Poder" termina com a aparição de uma Dora Milaje confrontando Bucky Barnes. Sam estava certo ao dizer que Wakanda não esqueceria o homem responsável pela morte do Rei T'Chaka em Guerra Civil, e Zemo foi liberto da prisão pelo Lobo Branco. A presença da nação africana na história pode reforçar ainda mais os temas de racismo já plantados por Isaiah. Vai ser interessante ver se como a série aborda o país. Será o primeiro produto da Marvel ao fazê-lo depois da triste morte de Chadwick Boseman.


Steve Rogers via o peso e responsabilidade em suas mãos. Ele foi, antes de tudo, um homem fraco com compaixão. Sabia o quão facilmente é possível tornar um símbolo em uma arma e se rebelou contra isso até o fim, mantendo-se fiel a um grupo de valores. Sam Wilson e Bucky Barnes, através de seus diferentes passados e histórias, também sabem. Talvez seja por isso que amavam tanto o antigo Capitão. Agora, eles estão vendo que se não assumirem o escudo e seu legado, isso cairá na mão de gente como John Walker (Wyatt Russell). É o custo do poder.

guilherme-jacobs
marvel
marvel-studios
review
crítica
disney
disney+
disney-plus

Você pode gostar

titleMarvel

Quantumania: Michael Douglas pediu para Marvel matar Hank Pym

Ator já havia dito que voltaria para um quarto filme na condição de seu personagem ter um fim

Alexandre Almeida
16 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleDisney

Divertida Mente 2 teria nove emoções ao todo, diz diretor

Nova animação terá a protagonista Riley lidando com Ansiedade, Tédio e novos sentimentos

Alexandre Almeida
16 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleDisney

The Beatles: Let It Be, filme perdido há quatro décadas, será lançado no Disney+

Equipe de Peter Jackson responsável pelo documentário Get Back restaurou o longa

Guilherme Jacobs
16 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleDisney

Disney+ pretende criar 'canais de TV' dentro da plataforma

Essa seria uma estratégia da empresa para manter os assinantes no streaming

Bruna Nobrega
16 de abril de 2024 - 2 min leitura