Doutor Estranho: O que é Illuminati da Marvel  e quem são seus membros?

Doutor Estranho: O que é Illuminati da Marvel e quem são seus membros?

Conheça a equipe secreta formada por Tony Stark, Reed Richards e o Professor Xavier

Guilherme Jacobs
14 de fevereiro de 2022 - 5 min leitura
Notícias

Depois do bombástico segundo trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, um dos principais rumores em relação ao filme do Marvel Studios ganhou tração. Há meses, é especulado através de possíveis vazamentos e relatos, de que o filme apresentaria o Illuminati para o Universo Cinematográfico da Marvel. Na cena acima, na qual Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) é preso por sua "profanação da realidade", vemos um grupo de personagens em cadeiras o julgando. Um deles é interpretado por Patrick Stewart, o professor Xavier da trilogia original de X-Men. Nos quadrinhos, Xavier é membro fundamental do Illuminati.


O que é o Illuminati?


Tal qual as teorias de conspiração sobre uma sociedade secreta comandando nosso mundo, o Illuminati dos quadrinhos é um grupo composto de personagens dos principais times e equipes da Marvel, como X-Men, Vingadores e Inumanos. Seus membros mudam com o tempo, mas o princípio é o mesmo: moldar o curso da Terra e do mundo de super-heróis à partir das sombras, influenciando na política, economia, acordos e até mesmo realizando missões de natureza questionável, sujando as mãos de maneira que heróis mais públicos não podem, ou não aceitam.


Formado depois da guerra Kree-Skrull, os Illuminati são uma ideia (claro) de Tony Stark. O grupo já se reuniu e dissolveu inúmeras vezes. O cabal, cuja intenção inicial era preparar a Terra para suas maiores ameaças, já encerrou atividades por conta da Guerra Civil, pela ideia de Stark de banir o Hulk para o espaço, e quando o Raio Negro foi secretamente substituído por um Skrull infiltrado. Eventualmente, porém, eles acabam voltando.


Quem está nos Illuminati?


Alguns membros vão e vem. O Capitão América foi parte da equipe por um tempo (seus ideias puros, porém, não combinaram muito bem com a natureza sombria da equipe, e sua memória do time foi apagada), e o Fera representou os X-Men temporariamente. Mas o núcleo principal sempre é o mesmo.


Representando os Vingadores está Tony Stark, pelo Quarteto Fantástico temos Reed Richards, dos Mutantes temos Professor Xavier e dos Inumanos, seu rei, Raio Negro. Há mais realeza envolvida: o rei de Atlântis, Namor, e de Wakanda, T'Challa (que já se opôs ao grupo algumas vezes)- o Pantera Negra - têm assentos na mesa dos Illuminati. Por fim, cuidando dos assuntos de magia, há o Doutor Estranho.


Como será o Illuminati do Multiverso da Loucura?


Talvez o grupo visto no trailer do filme não se chame Illuminati, e sua configuração provavelmente será diferente dos quadrinhos. Por exemplo, com a morte de Chadwick Boseman, não há T'Challa envolvido (mas talvez Killmonger como Pantera?). O Barão Mordo de Chiwetel Ejiofor também parece estar envolvido.


A principal revelação foi o Professor Xavier de Patrick Stewart. Okay, o trailer não diz explicitamente que é o Xavier, mas não há pra onde ir. O líder dos X-Men está de volta. O resto, porém, segue um mistério. Muito se especula sobre Reed Richards, afinal há um filme do Quarteto a caminho, e há o eterno rumor do Homem de Ferro Superior, supostamente vivido por Tom Cruise. Será que é ele? Monica Rambeau e a Capitã Carter de Hayley Atwell também foram especuladas.


Ainda é difícil saber qual exatamente será a formação da equipe, mas já dá pra ter uma ideia de sua função e possíveis membros.


Na década passada, durante seu tempo como roteirista dos quadrinhos de Vingadores e Novos Vingadores (revista que tinha os Illuminati como protagonistas), Jonathan Hickman contou uma história que poderia muito bem servir como próximo grande arco da Marvel nos cinemas. Está muito longe para podermos ter alguma certeza, mas vale manter isso em mente por conta da conexão com o multiverso.


Na história, que eventualmente levou à nova versão da Guerra Secreta, o multiverso entrou em colapso e a Terra era o ponto chave. Quando a barreira entre realidades era quebrava, duas Terras entravam em colisão e ambos universos eram apagados. Um a um, os universos foram destruídos até que os Illuminati da Terra-616 tomaram a polêmica decisão de destruir o planeta que aparecesse nos céus do seu, efetivamente apagando o outro universo, mas protegendo o seu. Sim, os Illuminati destruíram outros universos.


Essa história eventualmente culminou com o confronto entre a Terra-616 e o antigo Universo Ultimate, com a Guerra Secreta - num Battleworld liderado pelo Doutor Destino - vindo logo depois. Com a ênfase em multiverso da atual saga do MCU, essa é uma narrativa para considerar.

doutor-estranho
marvel
x-men
vingadores

Você pode gostar

titleMarvel

Ray Chan, diretor de arte de Vingadores e Deadpool & Wolverine, morre aos 56 anos

Chan participou de outros filmes da Marvel e produções como Filhos da Esperança, A Lenda do Tesouro Perdido e Diamante de Sangue

Alexandre Almeida
26 de abril de 2024 - 1 min leitura
titleMarvel

Irmãos Russo respondem comentário de Robert Downey Jr. sobre volta de Homem de Ferro ao MCU

O ator havia dito que adoraria voltar à Marvel

Bruna Nobrega
26 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Zendaya: 6 melhores atuações da atriz de Duna e Euphoria

A atriz de 27 anos, que acabou de lançar mais um trabalho nos cinemas com Rivais, tem papéis marcantes na sua carreira.

Isabella Russo
25 de abril de 2024 - 9 min leitura
titleMarvel

Rob Liefeld confirma que cena pós-créditos de Deadpool & Wolverine é alucinante

Filme estreia em 25 de julho nos cinemas

Alexandre Almeida
24 de abril de 2024 - 3 min leitura