Documentário de Oliver Stone sobre presidente Lula vai estrear no Festival de Cannes

Documentário de Oliver Stone sobre presidente Lula vai estrear no Festival de Cannes

Anúncio foi feito junto com outros nomes que incluem Michel Hazanavicius e Mathieu Amalric

Alexandre Almeida
22 de abril de 2024 - 3 min leitura
Notícias

A organização do Festival de Cannes 2024 anunciou mais uma leva de novos filmes e entre eles está o documentário de Oliver Stone sobre o presidente Luis Inácio Lula da Silva. Stone prepara o filme desde 2018, quando Lula foi preso, e deve abrangir todo o período até as eleições de 2022.

“Ele teve uma história muito dramática, com sua ida para a prisão após seu segundo mandato. Agora ele está de volta – ganhou um terceiro mandato”, disse Stone sobre Lula ao Jacobin. “É uma história e tanto.”

Stone se junta a uma lista e tanto de diretores já anunciados para Cannes esse ano. Entre eles estão Paul Schrader, Francis Ford Coppola, Yorgos Lanthimos, Andrea Arnold, David Cronenberg, Ali Abbasi, Sean Baker, Jia Zhangke e Paolo Sorrentino.

Outros filmes também foram anunciados como a animação de Michel Hazanavicius, A The Most Precious of Cargoes, e The Seed of the Sacred Fig, do cineasta iraniano Mohammad Rasoulof.

Além deles, Maria, filme de Jessica Palud sobre a vida de Maria Schneider, que contracenou com Marlon Brando em O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci e a nova versão de O Conde de Monte-Cristo, de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, estrelado por Pierre Niney, também foram adicionados à lista fora de competição.

Os filmes internacionais que se juntam à programação especial incluem o documentário sem título do cineasta chinês Lou Ye, ambientado no cenário da pandemia e Spectateurs, de Arnaud Desplechin, estrelado por Mathieu Amalric como o alter ego do diretor que gira em torno de sua juventude.

A 77ª edição do Festival de Cannes acontece de 14 a 25 de maio na França. O filme de abertura será The Second Act, do excêntrico diretor francês Quentin Dupieux, e a estrela Léa Seydoux no papel principal.

Em competição estão coisas como o aguardadíssimo Megalopolis de Francis Ford Coppola, o diretor de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, The Shrouds, novo filme de David Cronenberg, Oh, Canada, do diretor Paul Schrader com Jacob Elordi e Richard Gere, e meses após lançar Pobres Criaturas, vencedor de quatro Oscars, Yorgos Lanthimos e Emma Stone terão outro título com Tipos de Gentileza.

O Brasil está novamente representado com Motel Destino, novo filme de Karim Aïnouz (A Vida Invisível) que conta com Fábio Assunção no elenco.

Além disso, Furiosa: Uma Saga Mad Max, de George Miller e Horizon, An American Saga de Kevin Costner farão sua estreia no evento.

lula
luis-inacio-lula-da-silva
oliver-stone
festival-de-cannes

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Megalopolis é um sonho trágico, belo e imperfeito de Coppola

Lançado no Festival de Cannes, filme já nasce divisivo, mas nunca esconde sua verdadeira intenção

Guilherme Jacobs
16 de maio de 2024 - 8 min leitura
titleFilmes e Cinema

ASSISTA: Megalopolis entre vaias e aplausos; primeiras impressões em vídeo

Nova produção de Francis Ford Coppola teve sua estreia mundial no Festival de Cannes

Alexandre Almeida
16 de maio de 2024 - 2 min leitura
titleCríticas

When the Light Breaks: Íntimo drama sobre luto está em constante revelação

Diretor Rúnar Rúnarsson demonstra controle quase absoluto no filme que abriu a mostra Un Certain Regard

Guilherme Jacobs
16 de maio de 2024 - 5 min leitura
titleFilmes e Cinema

Megalopolis: Francis Ford Coppola é acusado de comportamento inadequado, diz publicação

Diretor teria beijado figurantes durante cena. Coprodutor do filme nega

Alexandre Almeida
15 de maio de 2024 - 4 min leitura