11 diferenças entre o filme e o livro de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

11 diferenças entre o filme e o livro de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

O novo filme da saga chegou aos cinemas nesta quarta-feira (15)

Bruna Nobrega
15 de novembro de 2023 - 9 min leitura
Notícias

[Atenção: este post contém spoilers de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes; leia por sua conta e risco]

Em uma adaptação cinematográfica de um livro, é natural que algumas cenas sejam cortadas ou alguns personagens sejam transformados para se encaixarem melhor no filme. Com Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes não foi diferente.

Na história, acompanhamos a história da juventude do presidente Snow, quando ele era apenas um jovem da Capital, que foi designado como mentor da tributo feminina do Distrito 12. Assim como o livro, o filme é dividido em três partes, mas algumas questões temporais fazem a diferença na trama.

Confira abaixo 11 diferenças entre o filme e o livro de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes:

1- A morte do pai do Snow e o foco maior nele



Logo no começo do filme, descobrimos que o pai de Coriolanus Snow (Tom Blyth), o General Crassus Snow, foi morto em uma armadilha montada por rebeldes no Distrito 12. Tudo o que acontece em seguida na vida de Snow parece uma forma dele seguir os passos do pai, a quem ele admira muito.

No livro, no entanto, o general morre na guerra e não é especificado em qual Distrito isso acontece. Snow não tem muito afeto pelo pai e, sim pela mãe, de quem sente muita falta.

CRÍTICA - Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes faz jus à saga original mas se desenvolve por conta própria

2- O tempo da colheita até os Jogos



No longa, o tempo entre Lucy Gray Baird (Rachel Zegler) chegar na Capital e entrar nos Jogos Vorazes é de praticamente três dias. Poucos acontecimentos importantes são cortados nesse meio tempo, mas, nos livros, os tributos têm bem mais tempo no zoológico da Capital antes de serem mandados para a arena.

Eles têm mais encontros com seus mentores enquanto isso, e a visita à Arena e a apresentação deles com Lucky Flickerman acontecem em dias diferentes.

3- Toda a situação com Clemensia



A parceira de Snow nos trabalhos de escola acaba caindo em uma armadilha com a Dra Gaul após afirmar que escreveu as sugestões de como atrair mais audiência para os Jogos Vorazes. Por não reconhecerem seu cheiro, as cobras atacam Clemensia, que é levada do escritório da vilã.

No filme, a Dra. Gaul diz que não sabe se ela vai morrer ou ficar bem e pede para Snow não contar nada a ninguém. O assunto nunca mais é abordado e ficamos sem saber o que aconteceu com a personagem.

Já no livro, Clemensia é bem menos incisiva sobre os créditos do trabalho e, após cair na armadilha, ela fica um longo tempo no hospital, sofrendo de alucinações e deformações no corpo inteiro. No final, no entanto, ela se recupera parcialmente e volta a tempo de ajudar seu tributo nos Jogos Vorazes.

jv-mentores

4- A falta do Pluribus Bell



Um personagem importante para Coriolanus foi cortado do filme. No livro, Pluribus Bell é dono de uma antiga boate e acaba se tornando um empresário do mercado negro após a guerra. Ele é um amigo da família Snow e um dos poucos que sabe sobre a pobreza deles, mas não se importa com isso. Pelo contrário, ele ajuda sempre que pode. É ele quem consegue um violão para a apresentação de Lucy Gray antes dos Jogos.

Jogos Vorazes: Ranking de todos os filmes da saga até A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

5- Os Jogos Vorazes



Ao contrário do que vemos no filme, o livro mostra bem pouco do que está acontecendo dentro dos Jogos Vorazes. Além da obra ser contada sob a perspectiva de Snow, a 10ª edição dos Jogos ainda era muito precária. Não havia câmera nos túneis, nem captação de áudio entre os tributos e, por isso, muita coisa precisava ser suposta por Coriolanus.

A questão dos drones, no entanto, é diferente. No livro, eles começam a funcionar corretamente após as primeiras tentativas e entregam água e comida para seus tributos.

jogosvorazes-guia

6- O veneno de rato



Lucy Gray usa a tática do veneno de rato na água tanto no filme, quanto no livro, mas no livro, o trabalho entre Snow e ela é um pouco mais conjunto, já que o veneno de rato fica dentro da jaula do zoológico. Snow entrega o estojo de pó vazio para a garota e Lucy percebe sua intenção na hora.

Também no livro, o estojo de pó tem uma importância muito maior para Coriolanus. Apegado à mãe, ele usava o cheiro de rosas no pó para se acalmar sempre que precisasse.

7- O diploma



Um detalhe pequeno, mas relevante para a história é que, quando Snow é pego trapaceando nos Jogos, ele não só perde a chance de ir para a Universidade, como ainda é impedido de se formar na Academia. Isso deixa o jovem muito abalado, até a chegada de Sejanus (Josh Andrés Rivera), que revela que impôs uma condição quando seu pai deu dinheiro para a Academia construir um novo ginásio: que Coriolanus recebesse seu diploma. Isso é essencial para que ele consiga se formar na Universidade no futuro.

boss-trailer-3-grab-21-hd-r

8- O treinamento de pacificador



Após chegar ao Distrito 12 no livro, Snow passa um longo tempo passando por um treinamento intenso antes de participar de qualquer missão. Ele também não tem ideia do que aconteceu com Lucy Gray até começar a ouvir rumores da volta de uma garota da Capital que vai se apresentar com o Bando. Apenas depois de semanas, ele participa da guarda do enforcamento de um rebelde e, ainda depois, consegue finalmente assistir à apresentação de Lucy Gray no Prego.

9- A composição de Deep in the Meadow



Não é apenas The Hanging Tree que Lucy Gray compõe e, 64 anos depois, vemos Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) cantando. No livro, a jovem também é responsável por escrever Deep in the Meadow, a música de ninar que Katniss canta para Prim em casa e, depois, para Rue no meio dos Jogos Vorazes.


No livro, Snow ouve Lucy Gray cantando para Maude Ivory, a menina mais jovem do Bando. Imagine como ele se sentiu vendo Katniss cantando no meio da arena tantos anos depois…

Lucy Gray tem parentesco com Katniss em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes?

10- A questão do dinheiro



Assim que Snow começa seu trabalho como pacificador, ele recebe um salário, ainda que pequeno, que manda diretamente para Tigris toda semana. O filme dá a entender que ele vai começar a receber um salário apenas quando chegar ao Distrito 2.

Antes de ir, ele também já sabia da possibilidade da família ser despejada do apartamento, e não descobre depois, como no filme.

11- O final com Tigris



Uma mudança bem interessante do filme é a cena final de Snow com Tigris, que nem acontece no livro, mas é essencial para já mostrar como os dois vão acabar se separando no futuro. Na cena, Tigris fala a Coriolanus que ele está igualzinho ao pai dele, o que complementa a fala dela durante os Jogos. Na ocasião, ela havia dito que lembrava de ver apenas ódio nos olhos de Crassus Snow.

boss-unit-221104-00275-r
jogos-vorazes
a-cantiga-dos-passaros-e-das-serpentes
tom-blyth
rachel-zegler
viola-davis
chippu-originals
francis-lawrence
suzanne-collins

Você pode gostar

titlePrime Video

The Boys: Extremismo político, fake news e paternidade marcam primeiros episódios

Temporada começa com ritmo acelerado, novas tramas e personagens interessantes

Alexandre Almeida
13 de junho de 2024 - 16 min leitura
titleDisney

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney

Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Matheus Rodrigues
13 de junho de 2024 - 4 min leitura
titlePrime Video

Resumo The Boys e Gen V: O que você precisa saber antes da 4ª temporada

A 4ª temporada de The Boys estreia nesta quinta-feira, 13, no Prime Video

Bruna Nobrega
12 de junho de 2024 - 11 min leitura
titleCríticas

Divertida Mente 2 repete a sensibilidade emocional do original com uma dose de Ansiedade

Menos criativa mas igualmente perspicaz, continuação traz novas emoções para a mente de Riley

Guilherme Jacobs
12 de junho de 2024 - 8 min leitura