Christopher Nolan: Ranking de Todos os Filmes do Diretor, do Pior ao Melhor

Christopher Nolan: Ranking de Todos os Filmes do Diretor, do Pior ao Melhor

O ranking definitivo de um dos maiores nomes do cinema no século XXI

Bruno Silva
22 de julho de 2023 - 7 min leitura
Notícias

Poucos nomes do cinema se destacaram mais a partir dos anos 2000 do que Christopher Nolan. Depois de despontar no cinema independente e ser lançado ao estrelato com suas adaptações do Batman para as telonas, Nolan se tornou um dos autores mais celebrados dos últimos anos, e agora se lança às cinebiografias com Oppenheimer, que chegou aos cinemas na última quinta-feira (20).

Oppenheimer coloca Christopher Nolan entre grandes explosões e grandes silêncios - Crítica do Chippu

Em sua carreira, Nolan transitou entre os mais diferentes escopos de produção e temas, mas algo permaneceu constante: seu estilo de direção focado em surpreender pelo visual, explicar demais os seus filmes e confiar (às vezes em excesso) no talento de seus atores para dar vida aos personagens.

Bomba Atômica: 5 Filmes Para Ver Depois de Oppenheimer

Para celebrar a chegada de Oppenheimer, reunimos os filmes de Nolan, do melhor ao pior. Levando em conta, acima de tudo, o calibre de sua participação em cada filme, e também a qualidade dos filmes. Clique em cada título para saber onde os longas estão disponíveis para assistir. Veja o ranking abaixo:

12. Insônia

O filme que inaugurou a longa parceria entre Nolan e a Warner Bros. mostra como o cineasta ainda estava encontrando um rumo entre seu estilo diretorial e as necessidades dos grandes estúdios. Apesar dos esforços de um elenco com nomes como Al Pacino e Robin Williams, este remake de um suspense norueguês de 1997 viu boa parte de seus mistérios serem diluídos pelo estilo super-explicativo do cineasta.

Onde assistir: Oldflix

nolan-insomnia


11. Following

A estreia de Christopher Nolan como diretor ressalta algumas de suas qualidades que são importantes em Oppenheimer: sua capacidade de construir tensão. No longa, feito com orçamento reduzidíssimo, um jovem escritor persegue pessoas em Londres em busca de material para seu próximo livro, até se ver envolvido no mundo do crime.

Onde assistir: YouTube

Depois da apoteose de Cavaleiro das Trevas, o final da trilogia de Batman mostra os sinais de desgaste do cineasta com sua própria fórmula de sucesso. O terceiro filme se perde nas cenas de ação, nas interpretações cartunescas de vilões como o Bane de Tom Hardy ou a Talia al Ghul de Marion Cotillard, ou simplesmente pela trama excessivamente alongada.

Onde assistir: HBO Max

9. TENET

O fato de uma das frases mais associadas a este filme seja “não tente entender, só sentir” diz muito sobre como Christopher Nolan exerce suas maiores idiossincrasias: um espetáculo visual aliado a uma rasa profundidade debaixo do quebra-cabeças de seu roteiro.

Onde assistir: HBO Max, Prime Video


O primeiro longa da trilogia do Batman sob o comando de Nolan é mais conhecido por inaugurar uma era de filmes de herói “pé-no-chão” ou do “sombrio e realista” que viria a definir mais de uma década de DC nos cinemas. No entanto, essa alcunha acaba mascarando a principal qualidade desta história de origem: uma análise precisa e meticulosa de como um mundo de crime produz uma figura trágica — e passa a ser consumido por ela.

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

Nolan começa a afiar sua capacidade de construir narrativas em cima de narrativas neste duelo entre ilusionistas do século XIX, ao passo que a disputa entre ambos aumenta a tensão. É aqui também que o cineasta começa a desfrutar de uma abundância de talento que consegue carregar a história quando o roteiro e a direção do cineasta não são suficientes.

Onde assistir: HBO Max

Um filme de exploração espacial se provou ser o campo ideal para Nolan aliar grandiloquência visual às explicações às vezes excessivamente detalhadas de seu roteiro. Na epopeia de um pequeno grupo de astronautas para encontrar um novo lar para a humanidade, acaba sobrando espaço também para emoções familiares como poucas vezes os trabalhos de Nolan demonstraram no cinema.

Onde assistir: HBO Max, Prime Video

5. Dunkirk

Em seu primeiro exercício de produzir filmes baseados em fatos históricos, Nolan faz um trabalho extremamente preciso e empolgante da operação que salvou centenas de milhares de tropas aliadas encurraladas pelo exército nazista em uma pequena praia no norte da França.

Onde assistir: HBO Max

nolan-dunkirk

O filme que catapultou Nolan para a primeira prateleira de cineastas é, até hoje, seu melhor trabalho no que diz respeito à narrativas fragmentadas. O cineasta usa sua habilidade de encaixar as peças de sua narrativa em um dos melhores trabalhos de personagem já feitos sob seu comando, com um Guy Ritchie no papel de um homem completamente sem memória.

Onde assistir: Looke

Extenso, estrondoso e por muitas vezes confuso, o trabalho que inaugura Nolan como autor de cinebiografias se debruça sobre a enigmática figura por trás da criação da bomba atômica em três fases distintas, alternando-se entre a percepção física dos átomos e um empolgante drama de tribunal que lida com as consequências das explosões de Hiroshima e Nagasaki.

Onde assistir: Nos cinemas

O trabalho autoral mais famoso da carreira de Nolan é uma obra-prima narrativa, na qual a narrativa funciona como um dominó em que as peças são derrubadas à medida que Leonardo DiCaprio e seus ladrões de ideias se aprofundam nas camadas de sonhos em uma das ideias mais originais de sua carreira, do ponto de vista textual e visual.

É verdade que Heath Ledger toma de assalto este segundo filme da trilogia do Batman com a sua memorável interpretação do Coringa, mas cabe a Christopher Nolan direcionar essa força da natureza em um jogo de gato e rato que deixa de cabelos em pé qualquer pessoa que esteja assistindo.

Onde assistir: HBO Max

christopher-nolan
ranking
tenet
batman
oppenheimer
lista
dunkirk
barbenheimer
chippu-originals

Você pode gostar

titleHBO

A Casa do Dragão: Destino de Aegon, tirania de Daemon e novo plano de Rhaenyra marcam sexto episódio

Capítulo foi marcado pelas consequências da batalha dos dragões em Pouso das Gralhas e prepara terreno para a segunda metade da temporada

Alexandre Almeida
14 de julho de 2024 - 11 min leitura
titleDC Studios

Batman: Cruzado Encapuzado apresenta Batmóvel em teaser trailer

A animação estreia em 1 de agosto na Prime Video

Camila Ferreira
12 de julho de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

25 Filmes Imperdíveis Para Ver Ainda em 2024

Longlegs, Coringa: Delírio a Dois, Deadpool & Wolverine, Megalopolis e muito mais ainda em 2024

Matheus Rodrigues
12 de julho de 2024 - 20 min leitura
titleMarvel

Capitão América 4: Quem é o Hulk Vermelho visto no trailer?

Conheça o vilão que deve ser interpretado por ninguém menos que Harrison Ford

Guilherme Jacobs
12 de julho de 2024 - 6 min leitura