Cavaleiro da Lua: Deuses e Monstros - Crítica do Chippu

Cavaleiro da Lua: Deuses e Monstros - Crítica do Chippu

Finale desequilibrado reforça o pior e melhor da série

Guilherme Jacobs
4 de maio de 2022 - 7 min leitura
Notícias

O texto abaixo contém spoilers para "Deuses e Monstros", último episódio de Cavaleiro da Lua


Com o que você se importou em Cavaleiro da Lua? A série da Marvel no Disney+, que chegou ao fim após seis episódios, foi um animal interessante. Em lados opostos, quase contrastando um ao outro, estavam o lado focado em personagens, saúde mental e conflitos internos, e o lado de mitologia, consequências apocalípticas e poderes sobrenaturais. Apesar de ser uma produção da principal casa de super heróis no entretenimento atual, uma que tende a exceder no segundo quesito destes dois, o sucesso, aqui, veio por razões diferentes.


Por isso, apesar de ser uma conclusão, o episódio final de Cavaleiro da Lua, "Deuses e Monstros", mais pareceu um epílogo para toda a série. Pelo menos a maior parte dele.


Iniciamos com Layla (May Calamawy) tentando assassinar Harrow (Ethan Hawke, que faz um ótimo trabalho misturando emoções de temor e adoração ao encarar sua deusa) sozinha, enquanto o vilão finalmente consegue libertar Ammit (Sofia Danu) e mata - com profunda facilidade - os avatares dos outros deuses egípcios. Todas essas sequências reforçam o quão ruim - Tuéris (Antonia Salib) à parte - foi o trabalho de Cavaleiro da Lua em estabelecer o lado mitológico do enredo, com as outras divindades parecendo no mínimo irrelevantes e até mesmo incompetentes. O que, exatamente, eles fazem? Nunca saberemos, mas suspeito que ninguém vai se importar. A cena na câmara destes seres, porém, serve para usar Layla como voz de toda a audiência quando ela detona completamente Khonshu (F. Murray Abraham) e mostra o quão patética sua admiração por si mesmo e sua missão é.


Depois, voltamos para o além, onde Marc (Oscar Isaac) se recusa a deixar Steven (Isaac, também) para trás. O paraíso não será o mesmo sem sua melhor metade. Ele, então, volta para o Duat e num momento bem "o poder da amizade", ambas personalidades são salvas e retornam à vida, agora completamente em sincronia, capazes de trocar o controle do corpo quando quiserem e convivendo, pelo visto, em paz. Aí, neste momento, se encerrou o arco mais cativante e interessante de Cavaleiro da Lua. A melhor parte desta série, desde o começo, foi ver o drama interno do protagonista, interpretado com grande qualidade por Isaac, e dramatizado com melhor efeito no episódio anterior com o hospício. Primeiro Steven e, depois, Marc. Esta foi a área de maior sucesso da história desenvolvida por Jeremy Slater.


Então, ver os dois se reunindo e encontrando equilíbrio foi satisfatório. O retorno rápido de Steven após sua aparente morte tira um pouco do impacto do final do quinto episódio, mas ele é um personagem tão divertido e trágico, que eu não me importo muito. É bom tê-lo de volta para mais uma hora de televisão. Simultaneamente, o restante deste finale, mais focado nas grandes cenas de ação e efeitos especiais explosivos, foi muito menos eficaz. Ver o Cavaleiro da Lua de volta à ação, Layla ganhando poderes ao virar o avatar de Tuéris, e Khonshu e Ammit lutando entre as pirâmides pode ter toda a aparência de Marvel, mas nunca houve um pingo do drama, tensão e qualidade da luta interna de Steven e Marc contra sua própria mente. Nunca duvidamos da vitória dos heróis sobre Harrow e Ammit.


É preciso reconhecer que as cenas de ação finais foram mais bem executadas do que as dos primeiros episódios, mas o uso de tanta CG tira parte do peso dos embates e deixa tudo artificial demais, exceto nos raros momentos onde o Cavaleiro da Lua (particularmente como Sr. Knight) está realmente em combate corpo-a-corpo, quando os socos e chutes não parecem ter vindo de um computador e sim de um punho ou perna. O Cavaleiro da Lua é, nos quadrinhos, apelidado de "Batman da Marvel" de forma recorrente, e uma das razões é sua capacidade de resolver a situação, literalmente, com as próprias mãos. Por isso, os breves vislumbres de cenas de ação mais pé-no-chão são tão superiores aos raios lasers e golpes iluminados.


O melhor momento do clímax, porém, vem quando Marc e Steven apagam e acordam com toda a gangue de Harrow, e o próprio inimigo, derrotas e ensanguentados. A cena confirma a existência de uma terceira personalidade (mais sobre ela já já), a que estava presa no sarcófago do hospício, e deixa claro o quão violenta ela é. Harrow, por exemplo, está à beira da morte quando Marc volta à consciência. No pós-créditos, Khonshu apresenta o terceiro homem dentro deste corpo: Jake Lockley. Falando o bom espanhol de Isaac, ele é o favorito da divindade, que o uso para assassinar Harrow e garantir o fim da ameaça de Ammit.


Mais uma vez, fica o gostinho de quero mais para as questões psicológicas tratadas por Cavaleiro da Lua com, eu diria, uma boa quantidade de sucesso e cuidado. Em grande parte pela fenomenal atuação de Isaac, que neste finale praticamente se exibe trocando de personalidade de fala em fala como se estivesse apenas piscando, Steven e Marc foram o grande golaço destes seis episódios. É uma pena Jake ter sido guardado para a surpresa final e não utilizado como um terceiro fator na briga pela mente de Marc Spector. Na verdade, é uma pena Cavaleiro da Lua não ter focado ainda mais nisso tudo. Quando o fez, a série foi tão boa quanto qualquer coisa da Marvel, mas quando isso foi deixado de lado pela ação, pelos deuses e pela missão de salvar o mundo, ela pareceu mais um produto genérico do estúdio.

guilherme-jacobs
cavaleiro-da-lua
oscar-isaac
marvel
disney+
review
recap
crítica

Você pode gostar

titleMarvel

Quantumania: Michael Douglas pediu para Marvel matar Hank Pym

Ator já havia dito que voltaria para um quarto filme na condição de seu personagem ter um fim

Alexandre Almeida
16 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleCríticas

Guerra Civil testa sua audiência com espetáculo visceral e propositalmente raso

Produção da A24 com Kirsten Dunst e Wagner Moura dispensa as explicações e parte para a intensidade de horrores

Guilherme Jacobs
15 de abril de 2024 - 8 min leitura
titleMarvel

Capitão América 4 revela Harrison Ford como Presidente Ross em primeiras imagens

Anthony Mackie também ressurge com o escudo clássico

Guilherme Jacobs
12 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleMarvel

Deadpool & Wolverine: Assistimos 9 minutos do filme, saiba o que acontece

Deadpool 3 estrelado por Ryan Reynolds e Hugh Jackman ganha cena inédita na CinemaCon 2024

Isabella Russo
11 de abril de 2024 - 2 min leitura