Cannes é o Carnaval de Olinda para cinéfilos

Cannes é o Carnaval de Olinda para cinéfilos

Sede do principal Festival do cinema internacional, cidade respira cinema

Guilherme Jacobs
16 de maio de 2022 - 3 min leitura
Notícias

No meu voo para chegar em Nice, cidade francesa que é vizinha de Cannes, sentei do lado de uma brasileira. Claro, brasileiros estão em todo lugar. Onde você estiver no mundo, vai esbarrar com gente falando nosso português e sorrindo como nenhum outro povo é capaz. Ela perguntou se eu era de Recife pelo meu sotaque. Confirmei. "Cannes durante o Festival é tipo o Carnaval de Olinda," ela disse. "Fecham as ruas. Gente pra todo lado." É o Carnaval olindense para cinéfilos.


Agora, 24 horas depois de minha chegada na cidade, eu entendo perfeitamente o que ela quis dizer. Ande por aqui, e você verá pôsteres não só do Festival Internacional de Cannes, como da Director's Fortnight e até da Cannes Critics Weeks, programações e festivais que acontecem paralelamente ao evento principal. Há, também, destaques para os próprios filmes. Coupe Z, longa de abertura, estampa uma parada de ônibus na rua onde estou hospedado, e no centro da Croisette, a principal boulevard da cidade, tem isso aqui.


Cannes respira cinema. A sétima arte está em todos os lugares por aqui. É impossível caminhar sem encontrar produtores, críticos e atendentes do festival usando a credencial facilmente reconhecível, há cada esquina o pôster oficial (no topo deste artigo) é visto nas vitrines de lojas, portas de cafeterias, postes de luz e painéis publicitários. Mas mesmo além do marketing do evento, a paixão está clara.


Olhe ao seu redor enquanto você caminha por Cannes e você vai esbarrar em Charles Chaplin, verá Harold Lloyd pendurado num relógio e até pode encontrar a lua para onde Georges Méliès fez o cinema viajar em 1902. Isso pouco depende de campanhas comerciais do festival para existir. É arte, dando cor e textura à cidade. Arraste as fotos no fim deste texto e veja por si mesmo.


Talvez essas sejam as palavras de um apaixonado. De alguém que ama cinema e, do nada, se deu de cara com uma atmosfera que parece refletir esse gosto. Mas o que é uma viagem se não nos deixarmos levar? Amanhã (17), começa o Festival de Cinema de Cannes. O Chippu estará lá. Vamos ter críticas, listas e artigos aqui. Fotos e stories no Instagram (para comidas, siga o meu perfil), vídeos, e mais. Allons-y!

cannes
artigo
festival-de-cannes

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Megalopolis: Por que Hollywood tem medo de lançar o filme mais importante do ano?

Projeto dos sonhos do diretor Francis Ford Coppola enfrenta resistência em Hollywood

Guilherme Jacobs
24 de abril de 2024 - 8 min leitura
titleFilmes e Cinema

Anora, novo filme de Sean Baker, ganha primeira imagem; veja

Diretor de Projeto Flórida e Tangerine prepara lançamento do filme no Festival de Cannes 2024

Alexandre Almeida
22 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Documentário de Oliver Stone sobre presidente Lula vai estrear no Festival de Cannes

Anúncio foi feito junto com outros nomes que incluem Michel Hazanavicius e Mathieu Amalric

Alexandre Almeida
22 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleFilmes e Cinema

Studio Ghibli receberá Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

É a primeira vez que o evento reconhece um grupo, e não um indivíduo com o prêmio

Guilherme Jacobs
17 de abril de 2024 - 3 min leitura