Cannes 2024: Filme chinês Black Dog vence a mostra Un Certain Regard
Festival termina neste sábado com premiação da Palma de Ouro
Notícias
O drama do diretor chinês Hu Guan, Black Dog, ganhou o prêmio principal da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, na noite desta sexta-feira (24). O Prêmio do Júri da mostra foi para The Story Of Souleymane, de Boris Lojkine.
Black Dog é situado na orla do deserto de Gobi, no noroeste da China, e gira em torno de um homem que retorna à sua cidade natal após ser libertado da prisão. Enquanto trabalhava para a equipe local de patrulha canina para eliminar cães vira-lata da cidade antes dos Jogos Olímpicos, ele estabelece uma conexão improvável com um cachorro. Os dois solitários então embarcam numa nova jornada juntos.
O Brasil teve quatro projetos presentes na edição de Cannes deste ano: Motel Destino, de Karim Aïnouz, na competição principal de longas-metragens em busca da Palma de Ouro, A Queda do Céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, e Baby, de Marcelo Caetano, que foram selecionados para a Quinzena de Cineastas e Semana da Crítica, respectivamente e o curta Amarela, terceira parte de uma trilogia dirigida por André Hayato Saito, veterano do mundo de comerciais.
A 77ª edição do Festival de Cannes aconteceu desde o dia 14 de maio e termina no dia 25 com a entrega da Palma de Ouro. O filme de abertura foi The Second Act, do excêntrico diretor francês Quentin Dupieux, e a estrela Léa Seydoux no papel principal.
Em competição estiveram filmes aguardadíssimos como Megalopolis de Francis Ford Coppola, o diretor de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, The Shrouds, novo filme de David Cronenberg, Oh, Canada, do diretor Paul Schrader com Jacob Elordi e Richard Gere, e meses após lançar Pobres Criaturas, vencedor de quatro Oscars, Yorgos Lanthimos e Emma Stone apresentaram Tipos de Gentileza.
Além disso, Furiosa: Uma Saga Mad Max, de George Miller e Horizon, An American Saga de Kevin Costner também marcaram presença.