Bebê Rena Final Explicado: Entenda o desfecho de Donny Dunn com Martha e Darrien

Bebê Rena Final Explicado: Entenda o desfecho de Donny Dunn com Martha e Darrien

Saiba como Richard Gadd explica o final de seu personagem

Bruna Nobrega
24 de abril de 2024 - 5 min leitura
Notícias

[Atenção: este post contém spoilers sobre o final da minissérie Bebê Rena, da Netflix]

Bebê Rena definitivamente não é uma produção clássica sobre perseguição. Aqui, Donny Dunn (Richard Gadd) começa a ser perseguido por Martha (Jessica Gunning) após oferecer para ela um chá por conta da casa.

A série da Netflix, no entanto, aborda não só as incontáveis mensagens da stalker, as ameaças e ataques dela, como também os erros do protagonista. Os momentos em que ele correspondeu às investidas dela, mesmo sabendo que não deveria.

Bebê Rena: O que aconteceu com Donny e Martha na história real?

No final, mesmo quando denuncia Martha e ela é sentenciada a nove meses de prisão, Donny ainda continua ouvindo as mensagens de voz que ela enviava e sente saudades da presença da perseguidora.

Especialmente na última cena, o protagonista parece quase se tornar sua stalker quando ele se senta em um pub londrino e pede uma vodka com Coca-Cola (ela sempre pedia uma Coca-Cola diet no bar dele). Pior, ele não tem dinheiro para pagar e, com dó, o bartender decide que é por conta da casa.

Mas o que essa cena significa?



O momento ambíguo pode dar a entender que, agora que está sozinho, Donny vai se tornar um stalker, assim como Martha. No entanto, Richard Gadd, intérprete do protagonista e criador da série baseada em sua própria vida, revelou que esse não era o objetivo.

"Eu não queria que essa fosse uma narrativa de vítima. Eu acho que houve uma versão da série em que eu escondia um pouco dos meus próprios erros, mas eu cometi esses erros. Eu acho que a arte é mais interessante quando você não sabe de qual lado está", explicou ele ao site Tudum, da Netflix.

Gadd ainda revelou que quis manter a ambiguidade do fim, para deixar a interpretação para a audiência. No entanto, Jessica Gunning, intérprete da Martha, explicou como se sentiu.

"É um cara partido, assim como a Martha estava no começo [da série]. E aí ele recebe esse ato de gentileza e finalmente entende o que aquele momento significou [para ela]", refletiu Gunning para o RadioTimes. "Não há um susto. São apenas duas pessoas perdidas e a série captura isso", completou ela.

beberena-martha

O que acontece com Darrien?



Na série, também descobrimos que Donny sofreu um abuso sexual antes de conhecer Martha. O trauma afetou tanto sua vida que, no episódio 6, ele finalmente entende que aceitou a perseguição dela porque ela o elogiava em um momento em que sua autoestima não poderia estar mais baixa.

No capítulo final da série, Donny reencontra um antigo roteiro revisado por Darrien (Tom Goodman-Hill) e decide visitar seu abusador por uma última vez. Lá, Darrien não menciona o abuso, mas fala que viu o vídeo do Donny falando sobre o assunto e diz que ele foi "corajoso".

Em seguida, ele oferece ao protagonista uma proposta de trabalho remunerado em um remake de uma sitcom. Donny diz que "adoraria", mas sai da casa completamente abalado por reviver aquele trauma.

"Acho que essa é a cena mais verdadeira da série inteira. O que o abuso faz é criar um dano psicológico, mas também um dano físico. O abuso deixa uma marca. Especialmente um assim, que é repetido com promessas", explicou Gadd a GQ.

Ele completou: "Há um padrão em que muitas pessoas que foram abusadas sentem que precisam do abusador. Eu não acho que seja um fim cínico. Eu acho que isso é mostrar este elemento que, infelizmente, não é mostrado tanto na televisão e que é esse efeito de apego negativo, psicológico e profundamente enraizado que pode surgir."

beberena-darrien

Por que a série se chama Bebê Rena?

O nome é este porque é o apelido que Martha usa para se referir a Donny. Na mensagem de voz final escutada pelo protagonista na história, ela explica que, quando criança, costumava ter uma pelúcia de rena que era pequena e fofinha, com “lábios grandes, olhos enormes e uma bunda fofa”.

Martha diz que o brinquedo era a única coisa boa de sua infância e que ela o abraçava toda vez que seus pais brigavam, o que acontecia com muita frequência, e ele a dava imenso conforto. Depois, ela diz que Donny a lembra deste bebê rena.

netflix
bebe-rena
richard-gadd
chippu-originals
jessica-gunning

Você pode gostar

titleStar Wars

Star Wars: A Ameaça Fantasmas: 25 anos entre o amor e o ódio

Filme volta aos cinemas neste 4 de maio e abre espaço para refletirmos sobre Star Wars e o próprio Episódio 1

Alexandre Almeida
4 de maio de 2024 - 9 min leitura
titlePrime Video

Uma Ideia de Você: Anne Hathaway e Nicholas Galitzine exalam química em romance nada teen

O belo trabalho do casal principal cativa e faz esquecer a diferença de 20 anos de idade entre eles em uma fanfic bem produzida

Isabella Russo
3 de maio de 2024 - 5 min leitura
titleFilmes e Cinema

Vidas Passadas: Onde assistir um dos melhores filmes de 2023

Filme de Celine Song figurou em todas as listas de premiações do último ano

Alexandre Almeida
3 de maio de 2024 - 2 min leitura
titleStar Wars

Star Wars: Ranking de todos os filmes

Em comemoração ao 4 de maio, listamos os filmes da saga do pior até o melhor

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
3 de maio de 2024 - 7 min leitura