Batman: Ranking dos 9 filmes live-action do herói

Batman: Ranking dos 9 filmes live-action do herói

De Michael Keaton a Robert Pattinson

Equipe do Chippu
1 de março de 2022 - 6 min leitura
Notícias

Com o lançamento de The Batman, entramos na quinta década seguida com um filme do Homem-Morcego da DC Comics estreando nos cinemas e se tornando o centro das atenções da cultura pop. Agora interpretado por Robert Pattinson, o cavaleiro de Gotham City retorna com uma interpretação realista, pé no chão e mais voltada para o psique do próprio personagem.


Mas não faltam interpretações diferentes. Seja a pegada grandiosa de Christopher Nolan e Christian Bale ou na fisicalidade de Zack Snyder e Ben Affleck, há Batman para todos os gostos. Rankear os nove filmes live-action protagonizados pelo herói (essa lista não levará em conta o filme de Adam West, já que ele é mais um fechamento para a série) significa entender os méritos de cada versão, compreender onde cada uma acerta mais, e por fim concluir quais delas alcançaram com mais êxito o seu objetivo. Vamos lá?


9º - Batman & Robin - Quando a principal memória do seu filme são mamilos e um bat-cartão de crédito, é difícil encontrar algo bom para falar. Joel Schumacher tentou algo diferente, George Clooney tinha o charme ideal para o papel, masº Batman & Robin simplesmente não funciona. Talvez como algo cômico, mas dentro desse contexto maior, ele é o maior tropeço da franquia.


8º - Batman Eternamente - Apesar de ter colocado diversos atores excelentes nos papéis do vilão e ter, sem dúvida, uma identidade visual marcante, o Batman de Schumacher e Val Kilmer acaba parecendo uma paródia de si mesmo hoje, com sua história e atuações envelhecendo mal em diversos sentidos.


7º - Batman vs. Superman: A Origem da Justiça - Falando em coisas que não envelheceram bem, a pegada ultra sombria, séria e perturbada de Zack Snyder merece essa descrição. Visualmente, ele e Ben Affleck trouxeram elementos inéditos dos quadrinhos, homenageando Frank Miller em particular, e finalmente nos deram o prazer de vê-lo lutando contra o Superman. Mas os problemas de roteiro e direção são grandes demais para ignorar. Esse é um Batman armado com metralhadoras. Esse, então, quase não é o Batman.


6º - Batman Begins - Quando Christopher Nolan trouxe Batman Begins para o mundo, tudo mudou. O diretor inseriu uma abordagem séria e realista para o personagem, mas também elevou o patamar da produção desses filmes para transformá-los nos maiores blockbusters do mundo. Begins não tem as melhores cenas de ação, mas seu reconhecimento do Batman como símbolo, combinado com a grandiosidade de Nolan, merecem muito crédito.


5º - O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Falando em coisas grandes, Nolan encerrou sua trilogia com, literalmente, uma explosão atômica. Ressurge não tem o mesmo cuidado e precisão calculada dos outros filmes de Batman do diretor britânico, mas além de contar com um inesquecível Tom Hardy como Bane, celebra o mito do herói, sua lenda, seu significado, e não tem medo de sacrificar o realismo em troca do arrepio.


4º - Batman (1989) - Assistir ao primeiro filme de Batman de Tim Burton hoje pode gerar um efeito curioso, mas não tenha dúvidas, esse filme revolucionou a maneira com a qual o personagem era visto, imediatamente apagando da mente das pessoas a imagem de Adam West e firmando Michael Keaton como o Batman para toda uma geração. Junto com o Coringa de Jack Nicholson, esse filme abriu os olhos das pessoas para o potencial de Gotham City.


3º - Batman: O Retorno - Três anos depois, Burton e Keaton alcançaram esse potencial com O Retorno, o mais sem vergonha dos filmes do Batman. Com Michelle Pfeiffer e Danny DeVito entregando interpretações exageradamente perfeitas para a Mulher-Gato e Pinguim de Burton, este filme desenvolve Gotham como um personagem, encontra o lugar do Batman no meio dela, e não teme os riscos do absurdo na hora de construir um espetáculo.


1ª (Empate) - The Batman - Nos chame de emocionados, não ligamos. É difícil sair de The Batman sem colocá-lo em primeiro lugar. Nenhum filme do herói, até hoje, explorou tão bem seu protagonista, sua cidade e seus coadjuvantes. Normalmente, celebramos quando um longa-metragem acerta uma dessas facetas, mas Matt Reeves e Robert Pattinson conseguiram todas com um suspense intenso de crime e assassino em série, enfatizando não só a capacidade de luta do Morcego como também seu lado detetive.


1º (Empate) - O Cavaleiro das Trevas- Mas não vamos tomar conclusões precipitadas. O que Christiopher Nolan conquistou em seu épico de 2008 é, até hoje, digno de louvor e admiração. A atuação impecável de Heath Ledger como Coringa construiu um personagem capaz de desafiar a integridade dos homens, assim dando a Nolan a chance de explorar o que faz do Batman um herói - sua disposição de sacrificar tudo em nome do bem maior, incluindo sua reputação.

batman
the-batman
dc-comics
ranking

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Marvel, DC e mais: Calendário de filmes e séries de heróis em 2024

Muitos filmes, séries e animações de heróis e vilões vão estrear em 2024. Confira todas!

Alexandre Almeida
24 de abril de 2024 - 3 min leitura
titleFilmes e Cinema

24 Melhores Filmes da A24

Neste ranking, listamos os 24 melhores filmes do estúdio de A Bruxa, Joias Brutas e Moonlight

Caio Coletti, Guilherme Jacobs e Marcelo Hessel
24 de abril de 2024 - 6 min leitura
titleDC Studios

Coringa 2: Primeiro trailer do filme é lançado; assista aqui

Joaquin Phoenix e Lady Gaga interpretam os personagens principais da continuação

Guilherme Jacobs
9 de abril de 2024 - 2 min leitura
titleDC Studios

Coringa Delírio a Dois: 5 musicais para assistir antes do filme

Continuação do filme com Joaquin Phoenix será um musical que bebe da história do cinema

Guilherme Jacobs
3 de abril de 2024 - 5 min leitura